< Voltar

Quotidiano – Dia 65

Oi, diário!

Continuamos em isolamento e, para muitos de nós, a companhia dos pets tem sido fundamental para manter os ânimos lá em cima. Afinal, o carinho de um gato, cachorro, hamster, tartaruga, peixe, passarinho… qualquer animalzinho é capaz de tornar nossos dias um pouco melhores, não é mesmo?

Por isso, hoje vamos deixar algumas dicas práticas para donos de pets (principalmente gatos e cachorros) em “tempos de pandemia” – puxa… essa expressão já está virando clichê!

 

 

Uma coisa é certa, diário: nossos bichinhos de estimação definitivamente devem estar amando ter companhia 24 horas por dia. Mas isso também afeta suas rotinas, o que pode causar alguns comportamentos incomuns. Então, vamos às dicas:

Tente manter seu pet ocupado – Se você tiver um quintal ou área aberta, estimule seu bichinho a brincar ali. Se ele gosta de buscar uma bolinha quando você joga ou fazer “cabo de guerra” com um brinquedo, tente reservar um tempo para essa atividade. Assim como você, os animais também podem ficar estressados e precisam se movimentar. Ossos, mordedores e petiscos ajudam a manter os pets ocupados.

Cuidado ao sair para passear – Muitos cachorros estão acostumados a fazer suas necessidades na rua. No caso de prédios, há condomínios que liberaram áreas abertas, como pátios ou estacionamentos, para que os bichos circulem e brinquem um pouco. Se for preciso sair à rua, opte por horários de menor movimento e não esqueça da máscara.

 

 

Redobre os cuidados com a higiene – Embora existam casos de animais contaminados com o Covid-19, não há provas de que eles desenvolvam sintomas ou sejam transmissores do vírus para humanos. Mesmo assim, em caso de saída com seu bichinho de estimação à rua, faça a higienização das patas com água corrente e sabão, se possível limpando também o focinho do pet – mas nunca com álcool em gel, pois esse produto não é adequado para animais.

Ensine novos truques e comandos – A quarentena pode ser um período muito bacana para reforçar os laços com seu pet e ensinar novas coisas a ele. Sentar, deitar, dar a pata, buscar um brinquedo… tudo isso pode ser ensinado, seguindo tutoriais da internet. Isso vai manter você e seu animalzinho conectados e também estimular a cognição dele.

 

 

Não altere suas rotinas – Mudanças muito drásticas podem ser prejudiciais para os pets. Assim como você, eles sentem quando algo não está bem e podem ser afetados de forma negativa se o dia a dia a que estão acostumados for alterado de forma muito súbita. Tente manter os horários de comer, passear, brincar e dormir. E tenha paciência se ele agir de maneira que pareça fora do normal ou demonstrar ansiedade e inquietude… Afinal, o isolamento tem afetado a todos, de algum modo ou de outro.

Lembre-se: você não tem como tomar conta de seu amigo se não estiver saudável; então, tente se cuidar e ficar em casa. #previnase

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Querido diário, A palavra “medo” tem sido uma das que mais aparecem nas redes sociais de todo o mundo, desde o início da pandemia do coronavírus. Ao lado de “tristeza” e “esperança”, essa palavra indica o quanto vivemos em uma “cultura do medo”. De acordo com o sociólogo Frank Furedi,…

Querido diário, Esses dias de quarentena parecem se arrastar, não é mesmo? Ainda mais para aqueles que aguardam ansiosamente o relaxamento das medidas de isolamento social. Mas há também os que têm aproveitado esse “respiro” na rotina de compromissos incessantes e horas perdidas no trânsito para pensar, criar, inovar, aprender,…

Olá, diário. “A vida não fica mais fácil ou compreensiva; nós é que ficamos mais fortes e mais resistentes.” A frase do autor norte-americano Steve Maraboli é perfeita para ilustrar como a nossa mudança parte de dentro. Mais uma semana chega ao fim. Caminhamos em frente, tropeçamos algumas vezes e…

Puxa, diário. A cada novo dia, percebemos o quanto o convívio com os amigos e colegas de trabalho é importante nas nossas vidas. São das pequenas coisas que sentimos falta: a troca de ideias que enriquece tanto o trabalho, as brincadeiras que deixam o clima descontraído durante o expediente, as…

Querido diário… Mais uma semana chega ao fim e fazemos um balanço do que ficou para trás, nos preparando para a próxima. A palavra que fica, para nós da Esquema, é GRATIDÃO. Mesmo reclusos em nossas casas, continuamos trabalhando duro e tendo novas ideias diariamente. Não nos deixamos cair na…

Oi, diário… Antes de entrarmos nesta quarentena, sábado era dia de curtir um filminho ou série, pra descansar a cabeça do agito (trabalho, trânsito, compromissos…) da semana. Bem, essa continua sendo uma ótima pedida pra passar o tempo no final de semana!   Para quem não tem muito tempo, nem…

Oi, diário. Hoje, tendo recém-completado nossos 50 anos, estamos um pouco reflexivos. “Qual é o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo notável?” A frase de John Green, escritor norte-americano, compartilhada recentemente pela @Forbes, traz à tona uma série de questões importantes. De que maneira…

As coisas não param, diário. Mesmo parecendo que a vida passa em um ritmo diferente, agora que estamos em casa durante a quarentena, tentamos manter nossas rotinas e trabalhar todos os dias para superar esta fase da melhor forma possível. Hoje, com um número impressionante de participantes (65 colaboradores, tanto…