< Voltar

Quotidiano – Dia 65

Oi, diário!

Continuamos em isolamento e, para muitos de nós, a companhia dos pets tem sido fundamental para manter os ânimos lá em cima. Afinal, o carinho de um gato, cachorro, hamster, tartaruga, peixe, passarinho… qualquer animalzinho é capaz de tornar nossos dias um pouco melhores, não é mesmo?

Por isso, hoje vamos deixar algumas dicas práticas para donos de pets (principalmente gatos e cachorros) em “tempos de pandemia” – puxa… essa expressão já está virando clichê!

 

 

Uma coisa é certa, diário: nossos bichinhos de estimação definitivamente devem estar amando ter companhia 24 horas por dia. Mas isso também afeta suas rotinas, o que pode causar alguns comportamentos incomuns. Então, vamos às dicas:

Tente manter seu pet ocupado – Se você tiver um quintal ou área aberta, estimule seu bichinho a brincar ali. Se ele gosta de buscar uma bolinha quando você joga ou fazer “cabo de guerra” com um brinquedo, tente reservar um tempo para essa atividade. Assim como você, os animais também podem ficar estressados e precisam se movimentar. Ossos, mordedores e petiscos ajudam a manter os pets ocupados.

Cuidado ao sair para passear – Muitos cachorros estão acostumados a fazer suas necessidades na rua. No caso de prédios, há condomínios que liberaram áreas abertas, como pátios ou estacionamentos, para que os bichos circulem e brinquem um pouco. Se for preciso sair à rua, opte por horários de menor movimento e não esqueça da máscara.

 

 

Redobre os cuidados com a higiene – Embora existam casos de animais contaminados com o Covid-19, não há provas de que eles desenvolvam sintomas ou sejam transmissores do vírus para humanos. Mesmo assim, em caso de saída com seu bichinho de estimação à rua, faça a higienização das patas com água corrente e sabão, se possível limpando também o focinho do pet – mas nunca com álcool em gel, pois esse produto não é adequado para animais.

Ensine novos truques e comandos – A quarentena pode ser um período muito bacana para reforçar os laços com seu pet e ensinar novas coisas a ele. Sentar, deitar, dar a pata, buscar um brinquedo… tudo isso pode ser ensinado, seguindo tutoriais da internet. Isso vai manter você e seu animalzinho conectados e também estimular a cognição dele.

 

 

Não altere suas rotinas – Mudanças muito drásticas podem ser prejudiciais para os pets. Assim como você, eles sentem quando algo não está bem e podem ser afetados de forma negativa se o dia a dia a que estão acostumados for alterado de forma muito súbita. Tente manter os horários de comer, passear, brincar e dormir. E tenha paciência se ele agir de maneira que pareça fora do normal ou demonstrar ansiedade e inquietude… Afinal, o isolamento tem afetado a todos, de algum modo ou de outro.

Lembre-se: você não tem como tomar conta de seu amigo se não estiver saudável; então, tente se cuidar e ficar em casa. #previnase

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Feliz Páscoa, diário!!! Hoje, publicamos uma matéria super interessante sobre as origens e o sentido da Páscoa cristã (assim como já havíamos publicado outro texto no início do Pessach judaico). Afinal, acreditamos que a espiritualidade – independentemente da religião – pode ser uma forma de lidar melhor com as dificuldades…

Respire, repense, reajuste, recomece… Quantas vezes for preciso. É isso que temos tentado, diário, a cada manhã. Hoje, tivemos nossa segunda reunião de vendas digital, pela plataforma de videoconferências Zoom. Foram 57 participantes, unindo mais uma vez a equipe que se encontra fisicamente distante. Quem iniciou a conversa foi Marco…

É, diário… Lá vamos nós novamente. Hoje, com o pronunciamento do governador de São Paulo, João Doria, estendendo a quarentena no estado até o dia 22 de abril, sem flexibilização. Olha, a gente confessa que não está sendo nada fácil, mas o jeito é continuar trabalhando com todo o nosso…

Bom dia, diário! Domingo sempre foi aquele dia da semana em que podíamos dormir um pouquinho a mais, ficar na cama de preguiça, sem pressa ou compromissos… Oras, continua sendo assim na quarentena! Para quem migrou pro home office e tem seguido uma rotina bem disciplinada durante a semana, acordando…

As coisas não param, diário. Mesmo parecendo que a vida passa em um ritmo diferente, agora que estamos em casa durante a quarentena, tentamos manter nossas rotinas e trabalhar todos os dias para superar esta fase da melhor forma possível. Hoje, com um número impressionante de participantes (65 colaboradores, tanto…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

Nossa, diário… com essa história de home office, às vezes parece que perdemos um pouco a noção do tempo. Já faz uma semana que estamos aqui, contando nosso quotidiano, mas temos a impressão de que faz muito mais do que isso! Os dias em isolamento têm sido produtivos, com certeza,…

Querido diário, A palavra “medo” tem sido uma das que mais aparecem nas redes sociais de todo o mundo, desde o início da pandemia do coronavírus. Ao lado de “tristeza” e “esperança”, essa palavra indica o quanto vivemos em uma “cultura do medo”. De acordo com o sociólogo Frank Furedi,…