< Voltar

O sentido da Páscoa cristã

Uma das festas mais importantes para os cristãos, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo é comemorada entre março e abril, no primeiro domingo depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. O sentido maior desse dia é o triunfo sobre a morte.

Para os cristãos, a vida eterna é garantida àqueles que creem em Jesus, por meio de sua ressurreição. O fato de ele ter sido crucificado e, no terceiro dia, ressuscitado dos mortos, seria uma prova de que era o salvador enviado por Deus. Por isso, a festa celebra a pedra fundamental da religião cristã.

O domingo de Páscoa é comemorado depois da quaresma, um período de quarenta dias no qual é comum fazer jejuns e penitências para relembrar o sacrifício de Jesus e se arrepender dos pecados. A quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas (no Brasil, logo após o carnaval) e termina na sexta-feira santa, que simboliza o dia da crucificação de Jesus.

A Páscoa cristã tem suas origens no judaísmo, com o Pessach. De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, Jesus (um judeu) celebrou sua última ceia com os apóstolos e foi crucificado justamente nos dias em que era comemorado o feriado judaico em Jerusalém. No entanto, no século IV, o imperador Constantino declarou que o fator que determinaria a data da Páscoa para os cristãos seria o equinócio de primavera, não a celebração judaica.

Nos dias de hoje, alguns símbolos se tornaram comuns na época de Páscoa, como o coelho ou os ovos. Mas como foi que um coelho distribuindo ovos se tornou uma referência desse feriado cristão? As origens estão nas celebrações pagãs e remetem à fertilidade. Afinal, a Páscoa acontece na primavera do hemisfério norte e celebra a renovação da vida.

A tradição dos ovos (que também são considerados símbolos de vida) veio de costumes europeus. As crianças faziam ninhos para os coelhos e os escondiam, para depois encontrá-los cheios de ovos coloridos. Com o tempo, os ovos foram substituídos por doces, particularmente chocolates.

Assim como o Pessach judaico, a Páscoa cristã traz um sentido de superação, renovação e libertação. Depois de um período de sacrifícios, vem a celebração da vida nova. Neste momento conturbado pelo qual temos passado, é válido observar a mensagem mais importante desse feriado: que, mesmo após o sofrimento, é possível encontrar redenção.

 

Dica:

A Paixão de Cristo (2004)

Dirigido por Mel Gibson e protagonizado por Jim Caviezel, o filme é inspirado nos quatro Evangelhos da Bíblia e relata a condenação, tortura, crucificação e morte de Jesus Cristo. Embora tenha sido considerada uma versão bastante violenta desses eventos, o longa se destaca pelo realismo e sensibilidade, com todos os diálogos em aramaico, latim e hebraico. Foi um grande sucesso de bilheterias e recebeu três indicações ao Oscar (melhor fotografia, melhor maquiagem e melhor trilha sonora original).

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

6 dicas para manter a criatividade em um mundo que prioriza produtividade e resultados   A criatividade é algo que todo ser humano possui, mas que precisamos desenvolver e aprender a manter, principalmente naqueles dias menos inspiradores. Ela não se limita às carreiras consideradas artísticas; afinal, qualquer profissão pode se…

A história do golfe no Brasil começou no final do século XIX, quando engenheiros ingleses e escoceses construíam a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Os profissionais convenceram os monges a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento e realizaram a construção do primeiro campo de golfe do país: o…

Desenvolvimento da capital mais rica e populosa do Brasil   Desde 1960, São Paulo ocupa a posição de capital mais rica e populosa do Brasil. Embora gere sozinha nada menos que 10% da riqueza nacional, nada indicava, até a metade do século XIX, que o município ostentaria tais postos. Em…

Descubra como o golfe se tornou um esporte em ascensão, com presença crescente em condomínios de campo de São Paulo   O golfe, considerado por muitos como um esporte de elite, tem ganhado cada vez mais adeptos em São Paulo, especialmente entre os que buscam um estilo de vida mais…

Falamos com a cientista comportamental Flávia Lippi sobre os desafios da quarentena, as consequências do isolamento social e a importância do autocuidado   Entre as transformações no mundo todo, provocadas pela pandemia do Covid-19, as mudanças no comportamento humano talvez tenham sido as mais evidentes. Hábitos de higiene precisaram ser…

Entenda a importância da colaboração e do compartilhamento de ideias para criar um excelente ambiente de trabalho   Alcançar bons resultados em uma empresa não depende apenas da qualidade de seus produtos ou das tecnologias utilizadas em seus processos. Na verdade, o principal fator que gera alta performance é uma…

Com quatro livros e uma série, a especialista em organização pessoal Marie Kondo se tornou uma verdadeira celebridade, com suas dicas para manter a casa sempre organizada e promessas de resultados imediatos. Não à toa, seu método ganhou enorme popularidade: o livro mais recente de Marie vendeu mais de 2…

Entenda o que mudou na demanda por coberturas e confira as dicas da corretora Paula Biagi para quem busca morar nas alturas   Nos dias de hoje, quem não gostaria de morar em uma cobertura, com acesso a uma área externa agradável, com plantas e opções de lazer, além de…