A edição do evento traz diversas novidades, além de explorar marcos históricos da capital francesa
Paris será a anfitriã das Olimpíadas 2024, que serão realizadas do dia 24 de julho a 11 de agosto. A cerimônia de abertura, em 26 de julho, acontecerá sobre o Rio Sena e, segundo o presidente francês, Emmanuel Macron, será aberta ao público.
É a terceira vez que a capital francesa sedia o evento, sendo a primeira em 1900 e a segunda há exatos 100 anos, em 1924. Na última vez, a cidade recebeu 3.089 atletas de 44 países, que disputaram 19 modalidades diferentes. Já nesta edição, serão 10.500 atletas de cerca de 206 países que disputarão 48 esportes olímpicos diferentes.
Os Jogos Olímpicos de Paris terão 32 esportes e 48 modalidades, duas a mais do que nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Confira:
Quais esportes estarão nas Olimpíadas de 2024?
- Aquáticos (natação competitiva, artística, maratona aquática, saltos ornamentais e polo aquático);
- Tiro com arco;
- Atletismo;
- Badminton;
- Basquete e basquete 3×3;
- Boxe;
- Breaking;
- Canoagem de velocidade e slalom;
- Ciclismo (BMX freestyle, BMX Racing, de estrada e de pista);
- Hipismo (adestramento, salto e concurso completo);
- Esgrima;
- Futebol;
- Golfe;
- Ginástica artística, rítmica e de trampolim;
- Handebol;
- Hóquei;
- Judô;
- Pentatlo moderno;
- Remo;
- Rugby e rugby sevens;
- Vela;
- Tiro esportivo;
- Skate;
- Escalada esportiva;
- Surfe;
- Tênis;
- Tênis de mesa;
- Taekwondo;
- Triatlo;
- Vôlei de quadra e de praia;
- Levantamento de peso;
- Luta greco-romana e estilo livre.
Quais são as principais mudanças nas Olimpíadas de 2024?
Novidades em relação às modalidades
Os Jogos Olímpicos de Paris trazem duas novas modalidades, o Breaking, que vem do Breaking Dance; e a Canoagem Slalom: caiaque extremo.
O Breaking terá competições solo de 16 dançarinos, os B-Boys e B-Girls. Já nas provas de Slalom Extremo, as corridas acontecem em um curso de água artificial, onde as embarcações descem por um percurso com balizas e aquele que concluir o trajeto no menor tempo, vence. Ambas as modalidades serão divididas em feminino e masculino.
Além disso, as Olimpíadas de 2024 também vão trazer duas novas categorias na vela, o Windsurf e o Kitesurf, e mudanças na escalada esportiva, que, diferentemente do que foi feito em Tóquio, terá medalhas para os gêneros boulder & lead e velocidade.
Novidades na abertura dos Jogos Olímpicos
A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris terá muitos ineditismos e será a maior da história dos Jogos. Começando por ter entrada gratuita para grande parte dos espectadores, que não precisarão de ingressos para acessarem o cais superior. Somado a isso, oitenta telões e alto-falantes estarão estrategicamente posicionados para que todos possam assistir.
A edição também tem a clara intenção de fazer da cidade um palco para os Jogos. Pela primeira vez na história das Olimpíadas de Verão, a Cerimônia de Abertura não será em um estádio, mas sim ao longo do rio Sena.
Paris 2024 está inovando ao trazer o esporte para a cidade e o mesmo acontecerá com a Cerimônia de Abertura, que será realizada ao longo do rio Sena. Confira por onde mais os Jogos levarão seus espectadores:
Onde acontecerão os jogos das Olimpíadas de 2024?
Os locais das competições nos Jogos Olímpicos de Paris serão divididos entre o centro da cidade e a região metropolitana. Entre as comunas onde os jogos acontecerão estão:
- Colombes, que foi o local dos Jogos Olímpicos de Verão no ano de 1924;
- Saint-Denis;
- Le Bourget;
- Vaires-sur-Marne;
- Versailles;
- Marselha;
- Lyon;
- Toulouse;
- Lille;
- Bordeaux;
- Nantes.
Além disso, as competições terão como cenário marcos históricos da cidade. Confira alguns:
Torre Eiffel
Aos pés do maior ponto turístico de Paris, os espectadores podem esperar partidas de vôlei de praia e de futebol paralímpico masculino para cegos, que acontecerão em um estádio temporário ao ar livre no Parc du Champ de Mars.
Champs de Mars
Uma das maiores áreas verdes de Paris sediará lutas de judô olímpico, luta livre (estilo livre e greco-romano), rugby paralímpico em cadeira de rodas e para-judô.
Grand Palais
O edifício próximo à Avenida Champs-Élysées será responsável por anfitriar as competições de esgrima olímpica, taekwondo e esgrima paraolímpica em cadeiras de rodas. Os espectadores poderão aproveitar a oportunidade para admirar a parte inferior da nave hercúlea do Grande Palácio – sustentada por 6.000 toneladas de aço pintado de verde mignonette.
Trocadéro
Às margens do Rio Sena e oposto à Torre Eiffel, o espaço sediará as corridas de ciclismo de estrada masculino (273 km) e feminino (154 km), que começarão e terminarão nos dias 3 e 4 de agosto. Os jardins icônicos contam com fontes ornamentais, museus palacianos e uma vista espetacular do nascer e do pôr do sol incomparáveis.
O Trocadéro também acolherá o Champions Park (diariamente das 16h00 às 23h30, de 29 de julho a 10 de agosto), onde os atletas campeões desfilarão todas as tardes e as finais do dia serão transmitidas em um telão todas as noites a partir das 19h.
Les Invalides
O Palácio Nacional Les Invalides, teve sua construção ordenada por Luís XIV e hoje é um dos mais importantes monumentos de Paris. Seu cenário majestoso será palco para uma parte gratuita dos Jogos: o final da maratona olímpica masculina e da maratona noturna para todos, estrelada por corredores amadores em 10 de agosto, e a maratona feminina que fecha as Olimpíadas 2024 em 11 de agosto.
Pont Alexandre III
A ponte abrirá a cortina para os atletas da maratona olímpica de natação, que começarão e terminarão a corrida de 10 km em águas abertas rio acima, a partir de um pontoon sob a ponte. O marco também sediará as provas olímpicas de ciclismo de estrada e de triatlo – todas com participação gratuita.
Place de la Concorde
Esta praça histórica aos pés da Champs Elisé vai ser o foco dos fãs de modalidades esportivas mais contemporâneas, como o BMX estilo livre, basquete 3×3 e skate. O Breaking também fará sua estreia olímpica no local.
Château de Versailles
Os eventos equestres olímpicos e paralímpicos – cross-country, adestramento e saltos de obstáculos – serão realizados em arenas temporárias ao ar livre no parque do palácio, que, assim como os jardins, permanecerão abertos aos visitantes durante os Jogos. As maratonas olímpicas também passam por Versalhes, garantindo um cenário francês chique aos torcedores na estrada.
Como assistir aos jogos de casa?
No Brasil, os detentores dos direitos de mídia de Paris 2024 são o Grupo Globo e a plataforma Live Mode.
Leia também:
Hoteis de luxo: as maiores novidades de 2023