< Voltar

O valor da arquitetura

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária

 

O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e a segurança de uma casa ou edifício, assim como o bem-estar de seus usuários.

“A importância de um bom projeto arquitetônico é total”, explica Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis. Isso porque, principalmente quando se trata de um imóvel residencial, é preciso que ele esteja em condições de receber os moradores e proporcionar a essas pessoas a melhor qualidade de vida.

Túlio observa que, ao comprar um imóvel com um projeto ruim, o morador ou investidor precisará reformar, modernizar e, muitas vezes, até mesmo reformular a casa ou apartamento, o que acaba impactando o valor e a liquidez desse bem. “A questão de ser bom ou ruim depende um pouco de tendências, ou seja, do estilo arquitetônico que está na moda em determinado momento”, ressalta.

 

Apartamento com projeto de Isay Weinfeld na Vila Nova Conceição

 

Um exemplo de como os estilos arquitetônicos mais desejados vão mudando, de acordo com o passar do tempo, são os projetos típicos dos anos 1980. “Naquela época, era comum ver salas com vários níveis, com pequenos degraus, e isso já não é mais aplicado atualmente”, comenta Túlio. “Alguns estilos acabam caindo em desuso; por exemplo, ambientes compartimentalizados. Hoje, prefere-se espaços muito mais abertos.”

O CEO da Esquema Imóveis acrescenta que, hoje em dia, os estilos mais buscados são aqueles que apresentam design moderno, com ambientes amplos, linhas retas e minimalistas. “Existem alguns arquitetos que são muito requisitados, no alto padrão, como Márcio Kogan, Thiago Bernardes, Isay Weinfeld, Arthur Casas, Felipe Hess, Paulo e Bernardo Jacobsen”, afirma.

Segundo Túlio, o estilo arquitetônico contemporâneo, praticado por esses profissionais, tende a misturar elementos em madeira e vidro, contemplando as necessidades da vida atual. “Isso não é apenas uma tendência como uma realidade, tanto em projetos de casas como de apartamentos.”

 

Projeto de Arthur Casas no Jardim América

 

Primeira torre residencial desenhada pelo escritório Jacobsen Arquitetura, no Jardim Europa

 

“No que diz respeito à arquitetura, principalmente na parte externa, da fachada, alguns clássicos nunca saem de moda”, acrescenta Túlio. Para esses projetos mais atemporais, que podem ser facilmente adaptados, muitas vezes um retrofit é suficiente. Já em casos extremos, em que o estilo já não se adequa às demandas modernas, em especial quando se trata de casas, acaba sendo mais fácil reconstruir.

Mas como o estilo arquitetônico impacta na valorização de um imóvel? Túlio acredita que, por se tratarem de profissionais renomados, que realizam projetos exclusivos, esses arquitetos agregam valor aos produtos. “Por isso, seus trabalhos são mais encontrados em regiões onde há maior poder aquisitivo, com clientes que podem abarcar esse tipo de projeto”, salienta o CEO da Esquema Imóveis.

“É difícil estimar o percentual que um imóvel com arquitetura assinada pode ganhar, no momento da venda, mas o que percebemos claramente é que esse fator aumenta a liquidez – e, consequentemente, o potencial de valorização”, completa Túlio. “Os arquitetos do momento se tornam verdadeiras grifes, com projetos muito exclusivos e difíceis de encontrar no mercado. Nesse sentido, a arquitetura é um argumento de venda e de divulgação dos imóveis. Ela certamente torna um produto mais atrativo para o comprador.”

 

Cobertura com projeto de Isay Weinfeld e reforma de Marina Linhares

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico   Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já…

Estar atualizado com as tendências de arquitetura e decoração é essencial para quem deseja manter espaços modernos, funcionais e visualmente atrativos. Acompanhar novidades também permite que soluções e tecnologias sejam incorporadas, para tornar ambientes mais eficazes e sustentáveis. Fora que todas essas iniciativas não só valorizam o imóvel, como elevam…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

O Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para a capital paulista o que há de mais avançado em design e tecnologia, já é uma realidade   O antigo Hospital Matarazzo, em um terreno que ocupa mais de 30 mil metros quadrados, nas proximidades da principal avenida de São Paulo, tem passado…