Formado em arquitetura pela Faculdade Mackenzie, o paulistano Isay Weinfeld (1952) é um dos mais renomados arquitetos brasileiros da atualidade. Famoso por prezar pela inovação, seu estilo é marcado por linhas retas, contemporâneas e minimalistas, e seus projetos inspiram tranquilidade visual, como um momento de silêncio após uma grande cacofonia.
“Eu não quero ficar parado no tempo. E não estou preocupado em seguir tendências; Isso é absurdo. Posso tropeçar no caminho, o que é natural, mas prefiro falhar tentando algo novo do que ficar preso a uma fórmula única que já conheço e uso o tempo todo” – Isay Weinfeld
Mestre em arquitetura residencial, comercial e institucional, Isay possui uma forte veia criativa, buscando sua inspiração nas sete artes e sendo reconhecido também por sua atuação neste universo: é cineasta, cenógrafo e designer de mobiliário. Como cineasta, Weinfeld é responsável por 14 curtas-metragens, um deles, o “Idos com o Vento” (1983), vencedor do prêmio de melhor filme do Festival de Gramado e do Festival de Huelva, na Espanha.
Com um portfólio rico em produções, da arquitetura e design de interiores ao cinema, desde de 1973 Isay está à frente do seu escritório, tendo reconhecimento nacional e internacional. Ao longo de sua carreira assinou diversos projetos renomados, confira alguns deles abaixo:
Espaço Havaianas
Jardins, São Paulo
O maior desafio do arquiteto foi traduzir o frescor, a informalidade, o conforto, a tranquilidade, o bem-estar e a brasilidade da marca. O resultado foi um espaço totalmente aberto para a rua, como uma continuação da calçada, sem portas ou vitrines, com muita vegetação e intensa iluminação natural.
No plano da rua, está apenas uma pequena área de estar, um mezanino de onde se avista toda a loja, que se encontra um nível abaixo. Em um grande vão-livre de pé-direito duplo, elementos caracterizam esta obra de Weinfeld: uma barraca de feira lembra a origem das sandálias; um contêiner abriga os modelos “tipo exportação”; um cilindro transparente expõe produtos; e um cubo tecnológico conta a história da Havaianas.
Livraria da Vila
Cidade Jardim, São Paulo
O projeto da Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim valoriza o produto e o conforto do cliente. Ocupa 2.300 m² e possui dois andares. O projeto permite que o cliente se recolha em ambientes de teto rebaixado e leia tranquilamente em sofás ou poltronas. Ele também pode , porém, transitar por espaços amplos e panorâmicos. Ligados por pequenas pontes a partir do mezanino, três volumes avançam sobre o grande vazio central que abriga o auditório, a seção de CDs clássicos e jazz, e o espaço para eventos de lançamento de livros.
Casa Cubo
Jardins, São Paulo
A Casa Cubo é uma iniciativa de um casal de colecionadores de arte. Concebida como casa de hospedagem e apoio a artistas, dispõe de todas as instalações necessárias para uma residência convencional.
No piso térreo está localizado o núcleo de serviços: uma cozinha, um lavabo e uma sala de refeições. Além disso, há um pequeno hall que dá acesso a um amplo salão de pé-direito duplo, destinado à realização de eventos e exposições, mas que também pode servir como um ambiente de estar, aberto para o jardim dos fundos. O mezanino do salão, apoiado sobre a laje do núcleo de serviços do térreo, acolhe a biblioteca. Uma escada helicoidal revestida em madeira conduz ao pavimento superior, com três suítes de hóspedes e uma sala de estar íntima.
Fasano Las Piedras
Punta del Este, Uruguai
O Hotel Fasano Las Piedras está em Punta del Este, Uruguay. Isay projetou suas casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades.
O cenário de natureza bruta inspirou o antigo proprietário a erguer uma construção com as pedras do próprio local. Quando o arquiteto e sua equipe chegaram ao local, decidiram-se por preservar essas estruturas rústicas e artesanais. As unidades que compõem o complexo são como módulos isolados, “pousados naturalmente” sobre o terreno, evitando a construção de grandes prédios que interfiram na paisagem.
Casa Yucatan
Jardim América, São Paulo
A casa Yucatan foi construída para um jovem casal e seus três filhos. Amantes e colecionadores de arte contemporânea, o objetivo foi construir uma casa espaçosa, luminosa e ventilada. O espaço deveria ser ideal para criar os filhos em contato com a natureza e expor as peças de sua coleção. Todas as escolhas buscam refletir o espírito casual do jeito de viver da família. Com um amplo jardim, possui fluidez e “desordenadados”, deixando entre os volumes generosos espaços. Há uma piscina natural, que se estende desde a sala de jantar até o fundo do terreno, e beneficia-se de um sistema de uso, reuso e tratamento de água que combina plantas aquáticas e peixes variados.
Confira clicando aqui imóveis em nosso catálogo com projetos assinados por Isay Weinfeld.