Conheça o legado de grandes nomes da arquitetura mundial que passaram o amor pela profissão para seus filhos
Nosso pai tende a ser um dos primeiros exemplos que seguimos na vida. Por isso, é normal que um filho ou filha tenha vontade de seguir os passos paternos em sua profissão.
A história da arquitetura mundial é repleta de famílias extremamente talentosas, cuja paixão e criatividade passaram de geração para geração. Por isso, selecionamos algumas duplas de pais e filhos arquitetos, que conceberam e construíram juntos obras icônicas.
Paulo e Bernardo Jacobsen
A dupla de arquitetos cariocas atua em conjunto há mais de uma década, tendo como destaque em seus trabalhos a transparência e a leveza. Desde 2010, eles comandam o escritório Jacobsen Arquitetura, com sede em São Paulo. Com projetos em cidades como Angra dos Reis, Paraty e até mesmo em Melbourne, na Austrália, pai e filho idealizam suas obras em harmonia com o entorno, o que eles chamam de “construções de inserção”. O curioso é que Bernardo, a princípio, não tinha intenção de abraçar a profissão do pai: ele queria ser músico, mas o chamado da arquitetura acabou sendo mais forte.
Thiago, Claudio e Sergio Bernardes
A trajetória da família Bernardes na arquitetura já completa três gerações: tudo começou com Sergio Bernardes, considerado um dos maiores arquitetos e urbanistas brasileiros das décadas de 1950 e 60. Claudio Bernardes, filho de Sergio, atuou como arquiteto nos anos 1980, tendo voltado seu foco para projetos de interiores. Já Thiago Bernardes, neto de Sergio, que desde os 3 anos de idade acompanhava o pai nas obras, hoje tem o próprio escritório e se destaca como um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea brasileira, atuando entre São Paulo e Rio de Janeiro e também no exterior.
Frank e John Lloyd Wright
Autor de diversos projetos nos Estados Unidos, Frank Lloyd Wright é considerado um dos maiores arquitetos do século 20, tendo como uma das características mais marcantes de suas obras a simplicidade. Embora seu filho, John Lloyd Wright, também seja um renomado arquiteto, ele acabou se tornando mais conhecido por inventar o brinquedo de inspiração arquitetônica Lincoln Logs, que permite montar casinhas e edifícios com pequenas toras de madeira.
César e Rafael Pelli
Nascido na Argentina, o arquiteto César Pelli é conhecido por alguns dos mais arrojados edifícios do mundo, incluindo o Petronas Towers, em Kuala Lumpur, e o World Financial Center, em Nova York. Seu filho Rafael, fruto da união com a paisagista Diana Balmori, também seguiu a carreira do pai, sendo responsável pela reconstrução do World Financial Center. Ele é sócio do escritório de César nos Estados Unidos, Pelli Clarke & Partners.
M., Chieng Chun e Li Chung Pei
Considerado um dos arquitetos modernistas mais importantes do mundo, I. M. Pei era conhecido por projetos sofisticados, com inspirações cubistas, incluindo a pirâmide do Louvre, em Paris, e a torre do Banco da China, em Hong Kong. Seus filhos, Chieng Chun e Li Chung, continuam a manter as tradições da família na arquitetura, tendo atuado durante mais de 20 anos na empresa do pai, até fundarem seu próprio escritório, em Nova York: Pei Partnership Architects.
Eliel e Eero Saarinen
Além de compartilharem a data de aniversário (20 de agosto) e a paixão pela arquitetura, tanto Eliel quanto seu filho Eero receberam medalhas de ouro do American Institute of Architects, por suas contribuições à arquitetura norte-americana. Nascido na Finlândia, Eliel se destacou por construções em estilo art nouveau, tendo como destaques a Estação Central de Helsinki, o Museu Nacional da Finlândia, a sede do antigo Credit Bank e o Cranbrook Educational Community. Já os projetos de seu filho incluem o St. Louis Gateway Arch, o Aeroporto Internacional JFK e uma icônica linha de mobiliário para a Knoll.
Lewis e Steven Davis
Conhecido por suas torres de apartamentos em estilo brutalista, além de diversos marcos da paisagem urbana em Nova York, o arquiteto Lewis Davis foi cofundador do conceituado escritório Davis Brody Bond, onde manteve seu legado com o filho Steven, que atualmente é sócio da empresa. Entre os principais projetos do amplo portfólio de Steven está o National September 11 Memorial Museum, no local onde se encontrava o World Trade Center.
Se você gostou desse artigo sobre o talento em família dos grandes nomes da arquitetura, também gostará desse artigo: https://noticias.esquemaimoveis.com.br/o-valor-da-arquitetura/