< Voltar

Geração Z: a influência no mercado imobiliário

Nativos digitais têm forte atuação nas ofertas de imóveis

 

A Geração Z, como se sabe, é composta por jovens adultos e adolescentes com forte atuação na construção do País. Dentre suas influências diversas, destaca-se a forma como esse grupo se relaciona com o mercado imobiliário e, consequentemente, mobiliza incorporadoras, empresas e outros atores do setor.

De acordo com o Estadão, especialistas indicam que essa geração é formada por nativos digitais que buscam trabalhos mais flexíveis e com menos obrigação de ir aos escritórios todos os dias.

Características da geração

Além dos temas de primeira importância para os nascidos entre 1995 e 2010, sustentabilidade e direitos humanos para a diversidade, um levantamento feito em 2022 demonstra que clientes nascidos entre 1998 e 2004, na hora de pesquisar um imóvel, pensam na infraestrutura da região, priorizando a proximidade às redes de transportes, comércios e serviços com faculdades, hospitais, estações de metrô ou de trem, shoppings centers e demais facilidades.

Ainda com o levantamento, entre os maiores atrativos que esse público busca em um empreendimento estão as áreas de lazer, estas compostas por ambientes diversos e áreas comuns como pet place, bicicletário, coworking – uma vez que o trabalho remoto se configura como forte tendência entre o grupo -, piscinas, academias e demais espaços.

Aliando as características dessa geração, como a interação social, aos ambientes de convivência, visando não somente os momentos de distração, mas também de desenvolvimento pessoal e profissional, chegamos a um cenário cada vez mais comum no mercado: a forte inclinação em ofertas de imóveis mais compactos, bem localizados e com ótima infraestrutura de lazer.

Tecnologia e sustentabilidade

Se pensarmos que este grupo nasceu, cresceu e vive dentro de um contexto extremamente tecnológico, é natural que o mesmo tenha uma inclinação pela busca por elementos condizentes à sua realidade. Em relação à segurança, a biometria e o reconhecimento facial são dois exemplos de grande procura na hora de buscar por um imóvel.

Sobre a sustentabilidade, considerando a pauta ESG cada vez mais vigente, há uma atenção voltada para fatores como energia solar, reuso de água e áreas verdes, por exemplo. Além das questões de valores pessoais e éticos, esses pontos têm, também, um impacto financeiro direto na economia individual.

Localização

Para além da atenção à infraestrutura de serviços e de comércios da região, há uma tendência em imóveis localizados em regiões mais centrais. Esse aspecto, dentre muitos outros, tem um efeito direto na valorização dos centros urbanos.

Versatilidade

A versatilidade, para a geração Z, é vista de forma aliada à praticidade. Espaços multiusos são grandes exemplos de atrativos para o público, como um ambiente que pode ser configurado como sala com espaço para home office, mas também uma varanda gourmet com espaço lazer.

Quer conhecer um imóvel que traduz muito sobre a geração Z? Conheça este apartamento bem localizado em Pinheiros com lazer completo!

Apartamento decorado com concierge

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Uma dúvida bastante comum entre aqueles que estão buscando um novo imóvel: é melhor e mais benéfico investir em um imóvel pronto ou em um imóvel em construção? A resposta depende de uma série de fatores e entender as diferenças entre essas duas possibilidades, é o primeiro passo para fazer…

Imóveis em locais elevados, com vista aberta ou de frente para parques, têm se tornado uma ótima opção de investimento   Uma vista aberta, fugindo do concreto dos prédios e cercada por muito verde, é o sonho da maioria das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Mas você sabia…

Dados do Data ZAP nos ajudam a entender os interesses e o perfil dos compradores Pesquisa realizada recentemente pelo Data ZAP  conta com as entrevistas de 800 pessoas diferentes para extrair dados sobre o perfil do público que pretende comprar um imóvel e o que ele busca nos quesitos tipo…

Trouxemos o ranking das cidades com o maior valor por metro quadrado, para exemplificar as diversas razões da valorização de certos imóveis, desde a demanda e a localização até o projeto arquitetônico   Você já se perguntou onde fica o metro quadrado mais caro do mundo? E do Brasil? Esse…

Região de alta concentração de renda, com empreendimentos comerciais e residenciais, o Itaim Bibi tem atraído jovens profissionais e investidores   Inspirados nos Yuppies (abreviação para Young Urban Professional, jovens executivos do mercado financeiro e corporativo norte-americano, em especial da cidade de Nova York), os paulistanos criaram sua própria denominação:…

Após o carnaval, a economia permanece aquecida, com otimismo no segmento por conta da queda na taxa de juros e previsão de crescimento do mercado imobiliário entre 10 e 15%   A hora de comprar um imóvel é agora. O setor imobiliário é um dos que mais tem crescido desde…

Pesquisa da plataforma QuintoAndar mostra que 37% dos imóveis para aluguel e 54% daqueles à venda extrapolam o valor recomendado Buscando mais margem de negociação com inquilinos e compradores, não é incomum que proprietários de imóveis coloquem preços de aluguel e venda acima do ideal. Causando o efeito rebote, de…

Conheça os impactos no mercado imobiliário desses mecanismos públicos de gestão e desenvolvimento urbano   As Operações Urbanas são instrumentos de intervenção pública que podem ajudar a modificar a paisagem e a ocupação das cidades, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo. Elas estabelecem regras e incentivos para o adensamento…