A importância do conceito para as imobiliárias
Entender o perfil do público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No caso do consumidor 4.0, a tecnologia é vista como a maior aliada na busca de informações para garantir mais ferramentas na decisão de compra. Aqui, falamos sobre um cliente com nível de exigência mais alto.
Nesse sentido, é necessário que as empresas busquem conhecer as possíveis formas de se aproximarem dessa audiência, promovendo ações para se adequar às demandas e expectativas e oferecendo serviços e produtos distintos. No segmento imobiliário, essa realidade não é diferente.
Evolução do consumidor
No início, logo quando as estratégias de marketing ganharam visibilidade, não havia ainda o entendimento dos clientes sobre o que de fato era uma marca. Isso porque, naquele contexto, o que interessava era a solução do produto, o que criava um cenário em que o cliente focava diretamente nas especificações do item. Nessa fase, as marcas não precisavam pensar na segmentação do público.
Em seguida, com o consumidor 2.0, notou-se uma fase de maior concorrência entre as corporações, o que promoveu ao público maior opção de escolha. Esse aspecto de competitividade criou uma realidade em que as marcas precisavam apresentar os seus diferenciais no mercado para atrair seus clientes.
O consumidor 3.0, por sua vez, já com um perfil mais próximo ao do cliente atual, buscava mais personalização. Tal aspecto criou o movimento da sensação de pertencimento, levando as marcas à criação de uma relação mais íntima e humanizada com o público.
Ainda com essa demanda de personalização, o consumidor 4.0 é resultado de toda a transformação digital dos últimos tempos. Com o mais rápido e fácil acesso às informações, as redes sociais seguem mostrando as suas importâncias, seus impactos e suas influências nas decisões de consumo.
Características do consumidor 4.0
Aliando o aspecto tecnológico à sensação de pertencimento, conseguimos traçar um perfil mais atual dos consumidores. O uso diário e constante da internet, o contato com as empresas em diversos canais, os feedbacks das marcas, a resolução eficiente de problemas, o alinhamento de valores pessoais com a organização e a priorização do atendimento humanizado e personalizado são fortes características do consumidor 4.0.
Consumidor 4.0 no mercado imobiliário
No mercado imobiliário, esse novo modelo de acesso às informações torna o cliente mais exigente. É por isso que é extremamente importante oferecer um serviço personalizado e alinhado às necessidades do público, desde as estratégias que garantem maior engajamento até a comunicação eficiente e a interação que promove o famoso relacionamento de qualidade.
De acordo com pesquisa sobre a influência da pandemia no Mercado Imobiliário Brasileiro, compradores e locatários afirmaram que as medidas mais utilizadas para encontrar um novo imóvel eram a visualização de fotos profissionais e o uso de filtros específicos.
No entanto, os dados revelaram que, mesmo naquele contexto em que as pessoas não saíam de casa, 57% dos respondentes disseram ter visitado presencialmente um imóvel. Aqui, percebe-se como conhecer uma casa ou um apartamento “ao vivo” é uma parte muito importante dos processos de compra, aspecto que se confirma até nos dias de hoje.
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