< Voltar

Consumidor 4.0: novo público com novo perfil

A importância do conceito para as imobiliárias

 

Entender o perfil do público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No caso do consumidor 4.0, a tecnologia é vista como a maior aliada na busca de informações para garantir mais ferramentas na decisão de compra. Aqui, falamos sobre um cliente com nível de exigência mais alto.

Nesse sentido, é necessário que as empresas busquem conhecer as possíveis formas de se aproximarem dessa audiência, promovendo ações para se adequar às demandas e expectativas e oferecendo serviços e produtos distintos. No segmento imobiliário, essa realidade não é diferente.

Casa moderna com elementos que unem conforto, tecnologia e sustentabilidade

Evolução do consumidor

No início, logo quando as estratégias de marketing ganharam visibilidade, não havia ainda o entendimento dos clientes sobre o que de fato era uma marca. Isso porque, naquele contexto, o que interessava era a solução do produto, o que criava um cenário em que o cliente focava diretamente nas especificações do item. Nessa fase, as marcas não precisavam pensar na segmentação do público.

Em seguida, com o consumidor 2.0, notou-se uma fase de maior concorrência entre as corporações, o que promoveu ao público maior opção de escolha. Esse aspecto de competitividade criou uma realidade em que as marcas precisavam apresentar os seus diferenciais no mercado para atrair seus clientes.

O consumidor 3.0, por sua vez, já com um perfil mais próximo ao do cliente atual, buscava mais personalização. Tal aspecto criou o movimento da sensação de pertencimento, levando as marcas à criação de uma relação mais íntima e humanizada com o público.

Ainda com essa demanda de personalização, o consumidor 4.0 é resultado de toda a transformação digital dos últimos tempos. Com o mais rápido e fácil acesso às informações, as redes sociais seguem mostrando as suas importâncias, seus impactos e suas influências nas decisões de consumo.

Características do consumidor 4.0

Aliando o aspecto tecnológico à sensação de pertencimento, conseguimos traçar um perfil mais atual dos consumidores. O uso diário e constante da internet, o contato com as empresas em diversos canais, os feedbacks das marcas, a resolução eficiente de problemas, o alinhamento de valores pessoais com a organização e a priorização do atendimento humanizado e personalizado são fortes características do consumidor 4.0.

Consumidor 4.0 no mercado imobiliário

No mercado imobiliário, esse novo modelo de acesso às informações torna o cliente mais exigente. É por isso que é extremamente importante oferecer um serviço personalizado e alinhado às necessidades do público, desde as estratégias que garantem maior engajamento até a comunicação eficiente e a interação que promove o famoso relacionamento de qualidade.

De acordo com pesquisa sobre a influência da pandemia no Mercado Imobiliário Brasileiro, compradores e locatários afirmaram que as medidas mais utilizadas para encontrar um novo imóvel eram a visualização de fotos profissionais e o uso de filtros específicos.

No entanto, os dados revelaram que, mesmo naquele contexto em que as pessoas não saíam de casa, 57% dos respondentes disseram ter visitado presencialmente um imóvel. Aqui, percebe-se como conhecer uma casa ou um apartamento “ao vivo” é uma parte muito importante dos processos de compra, aspecto que se confirma até nos dias de hoje.

Saiba mais sobre os nossos diferentes projetos e como atendemos os nossos clientes!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Conversamos com dois de nossos consultores especializados na região sobre sua tradição, renome e tendências imobiliárias O nobre Jardim Europa foi criado pela Companhia City em 1922. Pensado sob a proposta de “bairro-jardim”, foi construído com a elite paulistana em mente. Áreas residenciais tranquilas e ruas arborizadas, com espécies como…

  Descubra as características e benefícios desses apartamentos que oferecem um espaço externo privativo e acolhedor para quem quer se sentir morando em uma casa   Os apartamentos garden estão se tornando cada vez mais populares no mercado imobiliário, por oferecerem espaços mais amplos, já que a área externa pode…

Em apresentação exclusiva para a Esquema Imóveis, a Fraiha Incorporadora apresentou seus mais recentes projetos do mercado de alto padrão no bairro do Alto de Pinheiros   A incorporadora Fraiha, referência no mercado imobiliário de alto padrão em São Paulo, possui mais de 49 anos de experiência e é reconhecida…

David Farah e Vinicius Nageishi, da Esquema Imóveis, falam sobre os fatores que determinam a vocação de um terreno para incorporação   A escolha de um terreno para incorporar e construir um novo empreendimento, na cidade de São Paulo, precisa levar em conta diversos fatores. O principal aspecto a ser…

Entenda o impacto positivo que a variação da taxa Selic deve provocar no mercado imobiliário em 2024   Ficar de olho no cenário econômico é sempre interessante para quem quer fazer bons investimentos. Nesse sentido, o início de um novo ano sempre traz algumas variáveis, sendo a taxa Selic uma…

Saiba mais sobre o passo a passo desse trabalho que prepara o imóvel e acelera a venda no mercado   Ferramenta de marketing que transforma imóveis em verdadeiros cenários de revista, o home staging está conquistando o mercado imobiliário e tem tudo para se tornar uma tendência no Brasil. Trata-se…

Em São Paulo, o tempo de venda de uma casa ou apartamento de alto padrão varia de acordo com a localização, a precificação correta e o estado de conservação   Quando um proprietário coloca uma casa ou apartamento à venda, uma das primeiras questões diz respeito a quanto tempo esse…