< Voltar

CASACOR 2022: os ambientes mais desejados

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’

 

Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que apresenta alguns dos melhores profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo da atualidade, tem como inspiração o tema Infinito Particular.

Depois de um período de 14 anos no Jockey Club, a CASACOR voltou a ser itinerante a partir de 2020. No ano passado, o local escolhido foi um prédio anexo ao Allianz Parque. “Começamos a entender que a mostra deveria estar em um endereço que representasse uma nova fronteira da cidade. A região da Água Branca se tornou um eixo importante, porque houve ali uma revitalização, com grandes empreendimentos imobiliários”, conta Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo.

De acordo com a curadora, o sucesso do evento e os números expressivos de visitação, mesmo com as restrições sanitárias relativas à pandemia, foram até surpreendentes para os organizadores. “Isso nos encheu de coragem, para que pudéssemos nos aventurar por endereços inusitados – como foi o caso do Conjunto Nacional. Encontramos essa pérola, essa verdadeira joia, no coração pulsante da cidade, com uma área de 10 mil metros quadrados que estava há algum tempo sem uso, e vislumbramos a possibilidade de realizar nela o nosso evento”, explica Livia.

 

Catê Poli e João Jadão – Praça Paulista Augusta (foto: Renato Navarro/CASACOR)

 

Nildo José Arquitetos – Sertão Portinari (foto: Denilson Machado/CASACOR)

 

São 59 ambientes, assinados por profissionais reconhecidos, como Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Rosa May Sampaio, Marina Linhares, Consuelo Jorge, Roberto Migotto e Nildo José, entre outros. “Alguns desses profissionais começaram suas carreiras em CASACOR e hoje têm projeção internacional. Também temos jovens talentos, como Lucas Takaoka, Marcelo Salum (que fez um espaço magnífico para a Coral) e Murilo Lomas. É uma mostra muito rica”, observa a curadora.

 

Um ano especial

Em comemoração aos 35 anos do evento, a CASACOR 2022 preparou uma exposição retrospectiva, instalada nas rampas do Conjunto Nacional. “São momentos emblemáticos, ano a ano, mostrando o crescimento da marca e as sucessivas aberturas de franquias, com uma homenagem aos quase 7 mil profissionais que já fizeram a mostra”, ressalta Livia.

 

Conjunto Nacional, onde acontece a CASACOR 2022 São Paulo

 

Segundo a curadora, o tema deste ano, Infinito Particular, é fruto de várias pesquisas realizadas sobre tendências na arquitetura e decoração, abordando questões como o comportamento e o estilo de vida das pessoas, além de novos modos de morar. “Durante esse período de pandemia, tivemos a oportunidade de fazer um mergulho em nossa casa. Acredito que isso uniu todos os povos do planeta. Trouxemos, então, um convite aos profissionais: que eles refletissem sobre como deve ser pensada essa casa, que realmente passou a ter múltiplas funções”, observa Livia. “Antes, a questão dos múltiplos espaços da casa era mais discursiva, mas passamos a vivê-la na prática. A mesa de jantar, que era usada apenas nas refeições, passou a ser compartilhada para atividades de toda a família: aulas à distância, trabalho e reuniões online.”

 

Karol Suguikawa – Lounge I’mpress Impress (foto: Renato Navarro/CASACOR)

 

Para Livia, os últimos anos nos forçaram a pensar sobre as reais necessidades de cada um de nós. Algumas pessoas desabrocharam para a espiritualidade, outras se voltaram para os trabalhos manuais, experiências culinárias, exercícios, etc. “Muitas dessas coisas acabam permanecendo em nossa vida, porque adotamos novos hábitos, que nos reconectaram com memórias e trouxeram uma sensação de bem-estar em casa”, afirma.

A curadora acredita que esse movimento pelo bem-estar também teve (ou deveria ter) desdobramentos no mercado imobiliário – por exemplo, adotando projetos que passem a contemplar essas necessidades. “Na CASACOR 2022, temos alguns ambientes que representam muito claramente isso. São espaços que mostram que certas áreas de convívio, em novos empreendimentos, começam a se tornar obsoletas, porque muitas pessoas preferem receber em casa. Elas gostam de preparar o pão para seus amigos dentro da própria casa. E os ambientes mais desejados são os que proporcionam maior bem-estar, ou a sensação de que aquilo poderia estar na sua casa. São uma inspiração.”

Nesse sentido, Livia também aponta o impacto do mobiliário. “Ele terá que ser mais camaleônico, para atender a essas demandas. Por exemplo, vemos na CASACOR móveis com plugues, para carregar o computador ou celular. As pessoas também querem espaços de convívio mais aconchegantes. O próprio banheiro virou um templo de meditação na casa, um espaço onde você consegue estar tranquilo, principalmente quem tem família grande”, descreve. “A mostra deste ano expressa essa pluralidade de infinitos; porque, na verdade, cada um de nós traz seu infinito particular. Cada um tem suas necessidades particulares, dentro desse espaço da casa.”

 

Roberto Migotto – Senses Hall Deca (foto: Denilson Machado/CASACOR)

 

Datas: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2.073

Horários: terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h

Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

Conversamos com o arquiteto Sergio Athié sobre as tendências e as novas funções dos espaços nos escritórios, com o retorno gradual das atividades presenciais   A flexibilização da quarentena e o início da retomada das atividades presenciais por alguns setores trouxeram uma questão que merece cuidado: a adequação dos ambientes…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…