< Voltar

Como montar uma academia em casa

Em busca de uma vida mais saudável? Confira nossas dicas para montar sua própria academia e se exercitar em casa

 

Criar uma academia de ginástica dentro de sua própria casa pode ser uma forma de melhorar a saúde de toda a família. Além da conveniência e da praticidade de poder malhar sem precisar se deslocar até outro local, o ambiente da academia pode se tornar uma extensão da área de lazer – afinal, se exercitar não precisa ser um sacrifício, mas uma diversão.

A boa notícia é que não é necessário um espaço muito amplo, ou uma enorme quantidade de equipamentos. O importante é que a academia tenha os itens que você mais utiliza em seus exercícios, ou seja, aqueles que são essenciais para seu treino.

 

 

Vontade de treinar

Um dos aspectos que fazem a diferença, em uma academia dentro de casa, é tornar o espaço o mais atraente e convidativo possível. A ideia é que ele inspire e motive toda a família a praticar atividades físicas.

Confira nossas dicas para criar o ambiente perfeito e começar a se exercitar:

 

  1. Escolha o espaço certo

A área escolhida para montar sua academia deve ser adequada para os equipamentos que você deseja colocar. Por exemplo, aparelhos de musculação ocupam mais espaço do que os de exercícios cardiovasculares, como esteira ou bicicleta ergométrica. Obviamente, ambientes mais amplos são melhores, mas isso não inviabiliza o uso de cômodos compactos para essa finalidade. O importante é que exista uma distância confortável entre os equipamentos. Também é interessante reservar um local para estender um tapete, para alongamento ou yoga. Fica a dica: espelhos e janelas ajudam a dar uma sensação de maior amplitude.

 

 

  1. Equipamentos e acessórios básicos

A seleção dos equipamentos que irão compor a academia é um detalhe que precisa ser considerado cuidadosamente. Mas existem alguns itens que não podem faltar, para quem busca um treino completo. É sempre interessante ter uma corda, pesinhos para os braços e tornozelos, bandas elásticas para exercícios de resistência, bola de pilates, tapete de yoga, anilhas, halteres e supinos. Quanto aos aparelhos, vale investir em esteira, bicicleta ergométrica, elíptico, barra guiada, leg press, puxador, banco com regulagens e cadeira extensora.

 

 

  1. Organização e armazenamento

Para que sua academia não acabe se tornando um depósito em casa, é preciso investir na organização do ambiente, com locais adequados para armazenamentos dos acessórios (como estantes ou nichos), além de sempre tentar manter tudo o mais higienizado e organizado possível.

 

 

  1. Conforto e segurança

Para garantir que a prática de exercícios seja segura e o treino promova sensações agradáveis, vale a pena investir em um ar-condicionado, circulador de ar ou ventilador. O conforto térmico é muito importante, no momento da atividade física, para que o esforço intenso não acabe provocando um desmaio ou mal-estar. Comprar um bom equipamento de som (para treinar com música ou acompanhar aulas on-line) e montar uma iluminação bacana também são pontos interessantes. Vale ressaltar que o acompanhamento de um profissional (personal trainer) pode ser necessário, para práticas mais saudáveis e seguras.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Projetos de restauração como o Cidade Matarazzo ajudam a manter viva a nossa história, cultura e arquitetura   Instalado na região da Avenida Paulista, no início do século passado, o complexo do Hospital Umberto I (mais conhecido como Hospital Matarazzo) poderia ser mais um patrimônio histórico de São Paulo destinado…

Conheça as vantagens de ter uma sauna em casa e os principais cuidados necessários para manter esse espaço   Em condomínios com lazer, clubes e spas, a sauna é praticamente um item indispensável. Muito se fala sobre as propriedades relaxantes de permanecer em um ambiente com vapores em alta temperatura,…

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico   Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já…

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

Conheça um conceito arquitetônico que prioriza os sentidos e vai além dos aspectos estéticos, para estimular também a audição, o tato e o olfato   A prática arquitetônica tem como sentido fundamental a visão. Afinal, um projeto precisa, primeiramente, agradar aos olhos. No entanto, tem se tornado mais difundida uma…

Conheça alguns dos mais reconhecidos paisagistas atuando no país, capazes de transformar o trabalho com plantas em verdadeiras obras de arte   Trabalhar a paisagem de modo a atrair olhares, despertar sensações e destacar a arquitetura — essa é função do paisagista. Mais do que criar belos jardins para a…

Viva Magenta, metalizado, tons terrosos, madeira…conheça as principais apostas de cores e na decoração para 2023   Com o início de um novo ano, surgem novas tendências de cores e design de interiores que ditarão o estilo e a decoração de muitos ambientes nos próximos meses.    Para 2023, existem…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…