Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos
Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos, tanto de casas quando de apartamentos, nas grandes cidades.
O isolamento acústico absorve vibrações e sons, formando uma barreira física entre a fonte do barulho e os espaços internos. Normalmente, esse tipo de proteção é feito de fibra de vidro com alta densidade ou materiais como espuma de poliuretano. O isolamento pode ser instalado no interior ou exterior de paredes, entre os pisos ou no teto. O ideal é que ele já seja contemplado no projeto, de modo que sua instalação no imóvel não cause transtorno aos moradores.
O poder do silêncio
Ambientes barulhentos afetam a saúde de forma negativa porque provocam sensações de ansiedade, distraem a atenção e reduzem a produtividade, muitas vezes provocando também insônia. Quando as pessoas idealizam um lugar para morar, elas tendem a buscar uma localização tranquila, silenciosa, onde possam relaxar da correria diária, recuperar as energias e encontrar um pouco de paz.
Não é apenas no bem-estar, na qualidade de vida e no conforto acústico que os proprietários de imóveis ganham, ao investir no isolamento dos ambientes. Os benefícios desse tipo de proteção são muitos:
-
Privacidade
Uma das maiores vantagens do isolamento acústico é o fato de que os sons não se espalham para além do ambiente onde se encontram – ou seja, não podem ser ouvidos nem por vizinhos, nem por outros moradores da mesma residência. Isso permite maior privacidade e evita problemas, como reclamações por conta de barulho (principalmente em condomínios). Os sons de fora também são barrados, o que é ótimo em ruas onde que há grande circulação de veículos.
-
Conveniência
Outra vantagem do isolamento acústico está no fato de que você pode escolher quais ambientes da casa ou do apartamento deseja isolar. Por exemplo, um quarto com a janela voltada para a rua provavelmente irá precisar desse tipo de infraestrutura, assim como uma sala de televisão ou home theater, porém não é necessário isolar áreas como a cozinha ou lavanderia.
-
Valorização
Um imóvel com isolamento acústico tende a ser mais atrativo para potenciais compradores. Esse é um aspecto que deve ser ressaltado durante a venda, já que o investimento em infraestrutura pode inclusive aumentar o valor da casa ou do apartamento no mercado imobiliário, especialmente em cidades barulhentas como São Paulo.
-
Versatilidade
O isolamento não apenas isola a parte acústica, como também pode ajudar a manter o conforto térmico dos ambientes. Isso ajuda a reduzir gastos com sistemas de aquecimento e refrigeração, além de tornar a casa ou apartamento agradável em qualquer estação do ano.
Investir em isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos, não é somente uma questão de comodidade, mas de saúde. Diversas doenças cardiovasculares, hipertensão e estresse, estão diretamente associados à exposição prolongada a ruídos. Por isso, quanto antes esse aspecto for pensado e inserido no projeto arquitetônico, mais fácil será para criar ambientes realmente “à prova de som”.
Nesse sentido, é importante que exista a possibilidade de fechar os espaços abertos para o exterior, levando em consideração também elementos internos, como pisos e dutos de ventilação – tudo para evitar a entrada de sons indesejados. Afinal, a função do isolamento é absorver ruídos de maneira eficaz, mas seu principal resultado é melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores.