< Voltar

Um mergulho no relaxamento

Conheça as vantagens de ter um ofurô em sua casa ou apartamento e aprenda a cuidar bem desse espaço tão relaxante

 

A cultura oriental é valorizada por seus conhecimentos milenares no que diz respeito ao cuidado com a saúde e o bem-estar. Vem do japonês a palavra ofurô, um tipo de banheira para imersão em altas temperaturas (entre 36oC e 40oC), que já ganhou muitos adeptos em terras brasileiras por suas características extremamente relaxantes.

Geralmente em formato circular, feito em madeira e com uma profundidade maior do que as banheiras comuns, o ofurô tende a ser instalado em decks, tanto em varandas ou terraços de apartamentos e coberturas como em rooftops ou áreas externas de casas.

 

 

O local de instalação depende muito das necessidades do usuário e também do espaço disponível. Em geral, o ofurô precisa estar ligado à tubulação hidráulica e elétrica, já que é utilizado para banhos quentes. A estrutura deve ser instalada em uma laje que suporte o peso concentrado da água e também dos ocupantes. Normalmente, ele já vem pronto para uso, sem necessariamente precisar de complementos, mas há quem prefira inseri-lo em um deck ou cercá-lo por muretas, incorporando esse elemento à decoração ou ao paisagismo.

 

 

A ideia é de que o ocupante fique sentado no ofurô, com as pernas dobradas, tendo seu corpo imerso até aproximadamente a altura dos ombros. Nesse sentido, ele se difere de uma banheira tradicional, mais rasa, na qual normalmente a pessoa fica em uma posição deitada. Por isso, os ofurôs costumam ser mais utilizados em áreas externas, enquanto as banheiras são as favoritas em espaços internos.

 

 

O ofurô pode ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo (em geral, comporta de dois a quatro ocupantes), permitindo ainda o uso de essências e óleos aromáticos, espumas ou sais de banho. Também é possível instalar acessórios, como hidromassagem, embora isso seja menos comum. Vale ainda investir na iluminação, com feixes mais suaves e preferencialmente indiretos, para ampliar a sensação de relaxamento que o local irá proporcionar.

No que diz respeito à limpeza e manutenção, o ofurô deve ser higienizado com uma esponja, sempre com produtos neutros, quando a superfície estiver escorregadia ou forem percebidas impurezas na madeira, que também precisa ser lixada periodicamente. Para que o material mantenha seu brilho, recomenda-se passar cera líquida na parte externa.

 

Ofurô, spa, hidro ou jacuzzi?

Para quem ainda está na dúvida sobre o que instalar em sua casa para garantir banhos relaxantes, vamos entender as diferenças entre os tipos de banheiras:

A banheira propriamente dita, de hidromassagem ou não, tem em média 40 a 50 cm de profundidade e tende a comportar apenas uma pessoa por vez. Feita de materiais como aço esmaltado, acrílico ou fibra de vidro, ela pode ser independente ou embutida. No caso da hidro, conta com jatos de água que massageiam o corpo. Vale observar que “jacuzzi” também é um tipo de banheira, referindo-se a uma marca específica, a italiana Jacuzzi Inc., fundada em 1915.

Já o spa é uma banheira para compartilhar com a família ou amigos, comportando um grupo de no mínimo 4 ocupantes, sendo que alguns modelos têm capacidade para até 8 pessoas. Geralmente com hidromassagem, pode ter funções ainda mais avançadas, como a cromoterapia (luzes coloridas). É um tipo de banheira ideal para quem tem muito espaço e está disposto a investir um pouco mais.

Por fim, o ofurô não requer muito espaço, pode ter hidro ou não, e conta com uma profundidade maior que as demais opções de banheiras. Além disso, sua instalação e manutenção são relativamente simples. Para quem gosta de algo mais rústico ou planeja criar um espaço zen em casa, certamente é a escolha ideal.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conversamos com Luiz Alexandre Souza Ventura, do Blog Vencer Limites, sobre a importância de uma arquitetura acessível   A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais recorrentes. Por isso, refletir sobre a acessibilidade na arquitetura e no urbanismo não é apenas uma exigência das legislações, para…

Donos de estilos únicos e talentos imensuráveis, estes profissionais marcam o mercado brasileiro de design de interiores Um ambiente personalizado e exclusivo; estéticamente interessante e funcional; harmonizado e inteligente; e que seja uma inovadora obra de arte. Este é o objetivo de um designer de interiores; dar vida a um…

Aprenda a criar um design de interiores com tons vibrantes, dando um toque moderno aos ambientes, mas mantendo a sofisticação   Sabe aquele toque de cor que parece tornar tudo melhor? Um arrojado design de interiores pode transformar qualquer ambiente. Nesse sentido, o uso de cores fortes e vibrantes ajuda…

A arquiteta e designer de interiores Sabrina Salles dá dicas sobre como criar equilíbrio na decoração de sua casa   O equilíbrio é algo que, em geral, tentamos buscar em diversos aspectos de nossa vida. Mas o que ele significa, no design de interiores? Trata-se da ideia de que, quando…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…