< Voltar

Dicas para quartos infantis

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças

 

Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao mesmo tempo bonito e funcional, e para que a criança se sinta confortável dentro dele, no decorrer de seu crescimento.

A primeira coisa, na hora de escolher a decoração para o quarto dos pequenos, é identificar o que seu filho ou filha quer, ou seja, quais são as coisas de que eles mais gostam, mas também identificar suas necessidades mais urgentes. O equilíbrio entre beleza e praticidade é fundamental.

Por isso, selecionamos 5 dicas que podem ajudar a criar esse ambiente na sua casa ou apartamento, ou mesmo servir de inspiração para decorar o quarto de seu filho.

 

 

  1. Simplicidade é tudo

Quando se trata de quartos infantis, geralmente vale a regra do “menos é mais”. Se você mantiver uma decoração simples e colocar poucos móveis, proporcionará mais espaço para a criança brincar e ainda terá a possibilidade de ir atualizando o quarto, conforme ela crescer.

 

 

  1. Foco na brincadeira

Algo que não tem erro é focar naquilo que as crianças, em geral, mais amam: brincar. Claro que tudo depende do espaço disponível, mas não há limites para a imaginação, quando se trata de brincadeiras. Vale desde um balanço pendurado no teto até uma piscina de bolinhas, uma moldura divertida para a cama, uma parede que pode ser usada como quadro, ou até mesmo uma parede de escalada. O quarto também pode ser temático, trazendo personagens ou brinquedos de que a criança mais gosta.

 

 

  1. Aproveite o espaço

Utilizar da melhor forma possível o espaço, aproveitando ao máximo o quarto da criança, é outra dica que pode fazer a diferença. Bicamas ou beliches podem ajudar nesse sentido, assim como prateleiras e armários embutidos, que liberam a área útil do quarto para o pequeno brincar, dando a sensação de maior amplitude. O que não pode faltar são lugares para armazenar os brinquedos, jogos e livros, já que as crianças tendem a fazer bastante bagunça com seus pertences. Uma área dedicada aos estudos também é importante, com uma boa mesa e cadeira.

 

 

  1. Moderno e multicolorido

Foi-se o tempo em que os quartos infantis só poderiam ser azuis ou cor-de-rosa. Lembre-se de que essa pode até ser a cor favorita de seu filho hoje, mas talvez não seja daqui a alguns anos. Em geral, as crianças adoram misturar diversas cores, por isso pode ser interessante apostar em um design multicolorido, mais neutro e que seja funcional por um longo período de tempo.

 

 

  1. Incorpore padrões e texturas

Não há nada mais “instagramável” do que padrões e texturas. Por isso, o papel de parede pode ser uma ferramenta decorativa maravilhosa, acrescentando personalidade e dando um toque mais divertido, criativo e dinâmico ao ambiente. Mas, se quiser abusar das texturas, tente manter as cores dentro de uma paleta mais neutra.

 

 

 

Para que os pequenos se sintam confortáveis em seu espaço, é essencial que ele seja projetado como um ambiente agradável e acolhedor. Afinal, é no quarto que a criança passa boa parte de seu tempo, nos anos mais formativos de sua vida. Esse cômodo tão especial da casa deve ser pensado para proporcionar momentos ao mesmo tempo relaxantes e estimulantes, tanto para os filhos quando para os pais.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor   Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações   O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano…

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?   Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já…