O último trimestre de 2024 chegou e, por mais que ainda não seja o momento de fechar as malas para as viagens de final de ano, é a hora de “bater o martelo” acerca do destino. Caso você ainda não saiba para onde ir nessas férias, pode ficar tranquilo pois trazemos até você 8 possíveis destinos de viagem, quatro para quem quer curtir o calor e quatro para quem busca o charme do inverno europeu.
Nossa curadoria é baseada na lista anual da American Express Travel, que compartilha as tendências de destinos de viagem; e na análise da operadora de balsas europeia DFDS, que revelou os destinos mais promissores para 2024/25 no continente europeu.
Paros, Grécia
A ilha de Paros é o cenário que nos vem à mente quando pensamos em uma típica ilha grega. Descrita como descontraída, possui uma cena cultural vibrante e as belas praias com as águas azuis do mar Egeu. A apenas 40 minutos de voo de Atenas – ou três horas de ferry – um dos destaques turísticos é a milenar Estrada Bizantina, pavimentada com o famoso mármore da ilha.
Frutos do mar, momentos relaxantes, paisagens de tirar o fôlego, boutiques elegantes e tavernas movimentadas é o que os turistas podem esperar de Paros.
Brisbane, Austrália
A Austrália está em alta na lista de destinos mais buscados há um tempo. Mas a preferência por Sydney e Melbourne está começando a ser desafiada por Brisbane, capital de Queensland. Sua arquitetura moderna, os excelentes museus, restaurantes e opções de vida noturna fazem da cidade um efervescente polo cultural.
Koh Samui, Tailândia
Para os amantes da natureza, Koh Samui é a opção ideal. A ilha tailandesa é uma combinação de verde exuberante, praias de areia branca e águas azul-turquesa. Tranquila e sofisticada, o destino tropical oferece de tudo. São festas; atividades de bem-estar, como yoga, massagens e terapias holísticas; caminhadas nas cachoeiras; e esportes aquáticos, como o mergulho e o surfe, por exemplo.
Franschhoek, África do Sul
Na região de Cape Winelands, este destino rodeado de montanhas oferece safáris, cerca de 50 vinícolas – que oferecem passeios e degustações das variedades Pinotage e Chenin Blanc, exclusivas da região -, opções de culinária exímias e paisagens naturais únicas, cercadas pelas características montanhas.
Viena, Áustria
A capital austriaca carrega um inigualável charme durante os meses frios. A arquitetura imperial, as ruas históricas, os museus, os tradicionais cafés, as atividades natalinas – como os famosos Christmas Markets e os concertos de música clássica – , o famoso Concerto de Ano Novo e a valsa vienense, fazem de Viena um dos destinos invernais mais buscados.
Salzburgo, Áustria
Mais uma cidade austríaca teve seu lugar na lista e, segundo pesquisa da DFDS, as pesquisas por férias de inverno em Salzburgo aumentaram 135% este ano. A cidade natal de Mozart se destaca pelos alpes cobertos de neve ao fundo, pela grande presença de história por onde quer que se vá e por suas atividades culturais, como apresentações e concertos realizados em locais históricos. Na época do Natal, Salzburgo se transforma em um cartão postal, com mercados natalinos e cafés acolhedores.
Tromsø, Noruega
Aos amantes da Aurora Boreal, trazemos Tromsø. Conhecida por seus cenários nevados, céus noturnos claros, tradicionais fiordes e atividades invernais típicas, como ski, dog sledding, observação de baleias e passeios com renas; a maior cidade do norte da Noruega é uma mescla das tradições indígenas Sami com o estilo de vida escandinavo.
Cracóvia, Polônia
Casa de um dos mercados natalinos mais famosos da Europa, a cidade polonesa é conhecida por sua arquitetura histórica, seus eventos festivos e uma vida urbana singular. Os turistas podem visitar o Castelo de Wawel e a Basílica de Santa Maria, além de passear pela Praça Principal para desfrutar da culinária local durante o Natal, quando a cidade fica coberta por neve.