Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área de decoração.
Minimalismo x exuberância
A constância do minimalismo no leque de tendências é inegável. Embora esteja sempre em alta na moda, em 2024 haverá uma revitalização em termos de designs mais acolhedores com texturas suaves e tons terrosos, além dos móveis com linhas limpas. Em busca de um cenário mais sóbrio e calmo, está o foco em proporcionar um ambiente que fuja da agitação cotidiana.
Àqueles que estiverem de olho em uma composição mais ousada e afastada do minimalismo, a paleta de cores para o próximo ano conta também com tons vivos e saturados, passando por azuis profundos, vermelhos quentes até amarelos vivos e verdes chamativos. Diferentemente de épocas passadas, a tendência não alcança somente leves detalhes, mas espaços e objetos com maior força no ambiente, como móveis e paredes.
Sustentabilidade e materiais artesanais
Em termos de sustentabilidade, é evidente que tal aspecto já não mais se configura como um potencial, mas sim como uma demanda. Nesse sentido, à medida em que a consciência ambiental cresce de forma significativa, cresce, naturalmente, a demanda por espaços mais sustentáveis e a tendência central dos profissionais da área em entregar projetos que adotem materiais sustentáveis e que promovam espaços ecologicamente corretos.
Aqui, aliando a preocupação com o meio ambiente à busca pela qualidade de vida e ambientes sofisticados, temos como resultado padrões inspirados na conexão dos espaços com a natureza e a sensação de tranquilidade sem se perder do luxo.
Outras fortes tendências são os materiais artesanais e orgânicos, como móveis feitos à mão e têxteis naturais. Isso porque há uma constante e crescente procura pela criação de ambientes autênticos e personalizados com elementos que transmitam personalidade e caráter.
Estilo e nostalgia
Nesse sentido, estará também em alta a sensação nostálgica presente nos estilos retro e vintage inspirados nas décadas dos anos 60, 70 e 80. Essa sensação refletir-se-á em móveis com designs clássicos, estampas diversas e cores das respectivas épocas. Há, ainda, a possibilidade de criar um cenário que una tal aspecto a outros que se enquadram também como tendências.
Espaços e tecnologia
Para além dos estilos, cores, texturas e demais particularidades, temos os espaços multifuncionais e a tecnologia integrada melhor desenvolvida. Este último, por sua vez, continuará a desempenhar um papel importante e funcional nos interiores; como a automação residencial que seguirá permitindo o controle da iluminação, segurança e temperatura, por exemplo, sem, no entanto, comprometer a estética da casa.
Quanto aos espaços multifuncionais, foi a partir das crescentes demandas e das novas necessidades das pessoas que tal aspecto passou a se configurar como uma das mais fortes tendências nos novos projetos. Para alcançar soluções mais versáteis, os designers estão criando ambientes diversos que podem se adaptar a diferentes usos.
O que se pode esperar, para 2024, de forma geral, é um leque de possibilidades que atendem os gostos diversos, bem como o desenvolvimento de tendências que já mostraram que vieram para ficar.
Conheça este imóvel que acompanha algumas tendências para o próximo ano!