< Voltar

O que esperar para 2024: o que mudará e o que irá se manter?

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área de decoração.

Minimalismo x exuberância

A constância do minimalismo no leque de tendências é inegável. Embora esteja sempre em alta na moda, em 2024 haverá uma revitalização em termos de designs mais acolhedores com texturas suaves e tons terrosos, além dos móveis com linhas limpas. Em busca de um cenário mais sóbrio e calmo, está o foco em proporcionar um ambiente que fuja da agitação cotidiana.

Àqueles que estiverem de olho em uma composição mais ousada e afastada do minimalismo, a paleta de cores para o próximo ano conta também com tons vivos e saturados, passando por azuis profundos, vermelhos quentes até amarelos vivos e verdes chamativos. Diferentemente de épocas passadas, a tendência não alcança somente leves detalhes, mas espaços e objetos com maior força no ambiente, como móveis e paredes.

Sustentabilidade e materiais artesanais

Fonte: ArchDaily

Em termos de sustentabilidade, é evidente que tal aspecto já não mais se configura como um potencial, mas sim como uma demanda. Nesse sentido, à medida em que a consciência ambiental cresce de forma significativa, cresce, naturalmente, a demanda por espaços mais sustentáveis e a tendência central dos profissionais da área em entregar projetos que adotem materiais sustentáveis e que promovam espaços ecologicamente corretos.

Aqui, aliando a preocupação com o meio ambiente à busca pela qualidade de vida e ambientes sofisticados, temos como resultado padrões inspirados na conexão dos espaços com a natureza e a sensação de tranquilidade sem se perder do luxo.

Outras fortes tendências são os materiais artesanais e orgânicos, como móveis feitos à mão e têxteis naturais. Isso porque há uma constante e crescente procura pela criação de ambientes autênticos e personalizados com elementos que transmitam personalidade e caráter.

Estilo e nostalgia

Fonte: ArchDaily

Nesse sentido, estará também em alta a sensação nostálgica presente nos estilos retro e vintage inspirados nas décadas dos anos 60, 70 e 80. Essa sensação refletir-se-á em móveis com designs clássicos, estampas diversas e cores das respectivas épocas. Há, ainda, a possibilidade de criar um cenário que una tal aspecto a outros que se enquadram também como tendências.

Espaços e tecnologia

Fonte: ArchDaily

Para além dos estilos, cores, texturas e demais particularidades, temos os espaços multifuncionais e a tecnologia integrada melhor desenvolvida. Este último, por sua vez, continuará a desempenhar um papel importante e funcional nos interiores; como a automação residencial que seguirá permitindo o controle da iluminação, segurança e temperatura, por exemplo, sem, no entanto, comprometer a estética da casa.

Quanto aos espaços multifuncionais, foi a partir das crescentes demandas e das novas necessidades das pessoas que tal aspecto passou a se configurar como uma das mais fortes tendências nos novos projetos. Para alcançar soluções mais versáteis, os designers estão criando ambientes diversos que podem se adaptar a diferentes usos.

O que se pode esperar, para 2024, de forma geral, é um leque de possibilidades que atendem os gostos diversos, bem como o desenvolvimento de tendências que já mostraram que vieram para ficar.

Conheça este imóvel que acompanha algumas tendências para o próximo ano!

Casa recém-reformada com projeto sustentável

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Descubra alguns dos imóveis com as melhores vistas da capital paulista, em bairros como Jardim Europa, Pinheiros e Cidade Jardim   Ter uma vista privilegiada está entre os elementos essenciais para a escolha de um imóvel, especialmente no segmento de alto padrão. Além de contribuir para a valorização de uma…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

A Semana de Design de Milão destaca a importância da sustentabilidade no design de móveis     A Milan Design Week 2024 aconteceu entre os dias 15 e 21 de abril, apresentando as principais inovações do mundo de design de móveis e decoração através de dois importantes eventos, o Salone del…

7 tendências sustentáveis em 2023   A sustentabilidade vem se mostrando cada vez mais uma preocupação genuína das pessoas, como demonstra o dado de que 74% dos brasileiros afirmam se considerarem consumidores ambientalmente conscientes. Na construção civil, os green buildings, edifícios verdes, mostram-se forte tendência principalmente pela diminuição significativa de…

Em São Paulo, imóveis com projeto assinado deixaram de ser exceção para se tornar referência entre compradores que valorizam mais do que metragem e localização. Assinaturas reconhecidas da arquitetura brasileira agregam identidade, coerência estética e soluções espaciais que atravessam o tempo, fatores que impactam diretamente na valorização do patrimônio e…

Conheça esse estilo moderno e funcional, inspirado em apartamentos nova-iorquinos, que já se tornou tendência no mercado imobiliário   No Brasil, os lofts em estilo nova-iorquino têm se tornado itens cada vez mais desejados, principalmente por sua funcionalidade e possibilidades de personalização. Com planta aberta e pé-direito alto, eles transmitem…

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família   Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e…

Com a chegada do frio, confira nossas dicas de lareiras para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo   Quem descobre o prazer de ter uma lareira em casa geralmente não quer abrir mão disso nunca mais. Com as temperaturas caindo e o inverno se aproximando, este é o momento…