< Voltar

Sucessos cinematográficos: imóveis de filmes que já estiveram à venda

Casas de cinema procuradas por compradores

 

Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo – e os ambientes, por exemplo.

Quem nunca se esqueceu do nome de um filme e tentou resgatá-lo em outras de suas particularidades? Alguns pensam na trilha sonora, outros em frases de impacto, muitos nas casas ou demais espaços presentes na obra.

A comédia romântica norte-americana O Amor Não Tira Férias é um desses casos. Em cenário natalino, as protagonistas passam por mudanças de vidas devido ao intercâmbio de suas casas. É a partir dessa troca que a trama se desenvolve, sendo quase que natural associar seu enredo às características de cada imóvel, bem como às de cada personagem.

Mansão do “Curtindo a Vida Adoidado”

A casa de um dos maiores clássicos dos anos 80, em Highland Park, na cidade de Chicago, Illinois, EUA, foi vendida após 5 anos no mercado. Planejada pelo arquiteto James Speyer, em 1953, o imóvel de vidro conta com estrutura moderna e foi vendido pela metade do valor de quando foi colocada à venda.

Casa de “Feitiço da Lua”

Em uma zona residencial do bairro Brooklyn Heights, em Nova Iorque, com vista para Manhattan, a casa da família da protagonista foi vendida após dois anos no mercado, em 2008. Com 386 m² e quatro andares, o imóvel foi vendido pelo arquiteto Edward Rullman e por sua esposa. A casa foi adquirida em 1959 e colocada à venda em 2006.

Casa de “Esqueceram de Mim”

Com três andares que serviram de cenário para um dos filmes mais lembrados no Natal, a casa de “Esqueceram de Mim” foi vendida em 2012, depois de quase um ano de negociações. A residência dos McCallister, após 30 anos com a mesma decoração, passou por uma reforma geral, mas manteve a maior parte de sua arquitetura preservada.

 

De acordo com a Interiors, revista online dedicada ao cinema e à arquitetura, os espaços interiores presentes no filme eram compostos por cores quentes que remetiam à sensação natalina, além de enfatizar o tema central da obra: a ausência da família do protagonista. Esses fatores deram mais força a aspectos do filme referentes à casa e à sua relação com o personagem.

Mansão de “O Poderoso Chefão”

Localizada no bairro nobre de Los Angeles, Beverly Hills, na Califórnia, a residência de quase 30 mil m² foi novamente colocada à venda no setor imobiliário norte-americano. A propriedade de 24 quartos foi usada, também, em outro longa clássico do cinema: “O Guarda-Costas” (1999).

A casa foi projetada pelo renomado arquiteto Gordon Kaufmann, responsável por projetos marcantes como o prédio do Los Angeles Times e o Honner Damn. Com sua conclusão na década de 1920, apresenta tetos esculpidos e abobadados, paredes detalhadas e repletas de painéis, além de um design com escadarias, varandas amplas e espelhos d’água.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a nossa matéria “Casas de cinema”!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

A evolução do mercado imobiliário oferece uma nova perspectiva para a apresentação das propriedades de alto padrão em São Paulo. Com a evolução da era digital, os clientes desenvolveram novos hábitos ao buscar imóveis e, para atender este público, a Esquema Imóveis investe em uma equipe focada em captação de…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

João Armentano é um dos nomes mais reconhecidos da arquitetura brasileira contemporânea. Paulistano, formou-se arquiteto na Faculdade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, no final da década de 1980. Ao longo de mais de 30 anos de atividade, atuou tanto no campo da arquitetura como do design de interiores e…

Conversamos com Luiz Alexandre Souza Ventura, do Blog Vencer Limites, sobre a importância de uma arquitetura acessível   A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais recorrentes. Por isso, refletir sobre a acessibilidade na arquitetura e no urbanismo não é apenas uma exigência das legislações, para…