Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações
O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano entre os dias 18 e 23 de abril e trouxe destaques incríveis em suas diversas criações.
Com uma nova abordagem para o design interno dos pavilhões, o Salone del Mobile conseguiu preservar o seu prestígio e tradição sem deixar de oferecer aos expositores e aos visitantes uma experiência com mais acessibilidade. A exposição foi organizada em um único nível com o objetivo de facilitar o fluxo de pessoas, permitindo, também, uma vivência mais dinâmica com instalações interativas ao longo do percurso.
Considerado o maior evento de design de mobiliário e produto do mundo, o Salão do Móvel, em Milão, concentrou 1.962 expositores e contou com mais visitantes do que a edição anterior do evento. Ao unir produções fantásticas, tanto do passado quanto do contemporâneo, chega-se à conclusão inevitável de que as três principais tendências das criações permeiam a sustentabilidade, cores e acabamentos metalizados.
- Sustentabilidade
Sem abandonar o compromisso, iniciado em 2022, em manter a sustentabilidade como sua prioridade, o Salão recebeu, recentemente, a certificação ISO 20121 de organização sustentável de eventos, reiterando a importância do tema tanto em sua estrutura como na utilização de materiais oriundos da reciclagem em diversas peças expostas.
Aava 02: criação de destaque em sustentabilidade
A criação oferece um modelo responsável e um minimalismo clássico com novos materiais sustentáveis. Feito a partir do plástico polipropileno pós-consumo durável misturado com material virgem, a nova edição, assinada por Antti Kotilainen, em 2013, destaca-se por suas variáveis espessuras que demarcam seu perfil sinuoso. Além de contar com 30% de sua matéria-prima de origem reciclada, foi introduzida uma nova versão totalmente estofada sem o uso de cola, uma almofada de assento removível e uma capa removível. A coleção é certificada pelo FSC.
- CORES
Quanto às cores, percebe-se forte imponência e maior atratividade dos visitantes nas cores vibrantes das mesas, armários, estofados e buffet, embora os tons neutros ainda componham a experiência.
Linea: criação de destaque em cores
A nova linha, assinada por Alessandro Mendini, designer reconhecido pelo uso das cores, foi um dos principais lançamentos do Salão do Móvel de Milão. As peças são arrojadas e de design radical e trazem a importância da decoração na vida cotidiana, afastando-se de um minimalismo tout-court. A coleção conta com três desenhos, sendo dois aparadores e uma escrivaninha, e limita-se em uma série numerada.
- Acabamentos metalizados
O acabamento metalizado configura-se como uma espécie de resposta à tecnologia e à modernidade dos tempos atuais, aparecendo em grande parte das criações e dando a elas toques de glamour e sofisticação.
Oltralpe: criação de destaque em acabamentos metalizados
Nas mãos de Inga Sempé, a modernidade ganhou força no buffet Oltralpe, da Glas Italia, que conta com um acabamento metálico e uma estrutura em vidro laminado totalmente espelhada. As portas da peça são em vidro espelhado de dupla face curvo e temperado com um fecho macio e são abertas com cabos cilíndricos também de vidro. Suas particularidades, como as reflexões distorcidas e indefinidas, dão ao material um caráter elusivo e opticamente fluido.
Não há dúvidas de que o Salão do Móvel de Milão é o evento âncora da Semana de Design da cidade. Neste ano, estima-se uma movimentação rumo ao evento de cerca de 350 mil pessoas do mundo inteiro, sendo 5 mil brasileiros. É também de destaque o número excepcional de participantes, além do assunto que veio para ficar e mostra-se cada vez mais primordial a toda a sociedade: a sustentabilidade.
Gostou de saber sobre a incrível feira italiana? Saiba mais sobre o assunto em nossa matéria Tendências de cores e design para 2023.