< Voltar

Salão do Móvel de Milão: as 3 principais tendências

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações

 

O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano entre os dias 18 e 23 de abril e trouxe destaques incríveis em suas diversas criações.

Com uma nova abordagem para o design interno dos pavilhões, o Salone del Mobile conseguiu preservar o seu prestígio e tradição sem deixar de oferecer aos expositores e aos visitantes uma experiência com mais acessibilidade. A exposição foi organizada em um único nível com o objetivo de facilitar o fluxo de pessoas, permitindo, também, uma vivência mais dinâmica com instalações interativas ao longo do percurso.

Considerado o maior evento de design de mobiliário e produto do mundo, o Salão do Móvel, em Milão, concentrou 1.962 expositores e contou com mais visitantes do que a edição anterior do evento. Ao unir produções fantásticas, tanto do passado quanto do contemporâneo, chega-se à conclusão inevitável de que as três principais tendências das criações permeiam a sustentabilidade, cores e acabamentos metalizados. 

  1. Sustentabilidade

Sem abandonar o compromisso, iniciado em 2022, em manter a sustentabilidade como sua prioridade, o Salão recebeu, recentemente, a certificação ISO 20121 de organização sustentável de eventos, reiterando a importância do tema tanto em sua estrutura como na utilização de materiais oriundos da reciclagem em diversas peças expostas.

AAVA02_sustentabilidadeAava 02: criação de destaque em sustentabilidade

A criação oferece um modelo responsável e um minimalismo clássico com novos materiais sustentáveis. Feito a partir do plástico polipropileno pós-consumo durável misturado com material virgem, a nova edição, assinada por Antti Kotilainen, em 2013, destaca-se por suas variáveis espessuras que demarcam seu perfil sinuoso. Além de contar com 30% de sua matéria-prima de origem reciclada, foi introduzida uma nova versão totalmente estofada sem o uso de cola, uma almofada de assento removível e uma capa removível. A coleção é certificada pelo FSC.

 

  1. CORES

Quanto às cores, percebe-se forte imponência e maior atratividade dos visitantes nas cores vibrantes das mesas, armários, estofados e buffet, embora os tons neutros ainda componham a experiência.

Linea_rack_coresLinea: criação de destaque em cores

A nova linha, assinada por Alessandro Mendini, designer reconhecido pelo uso das cores, foi um dos principais lançamentos do Salão do Móvel de Milão. As peças são arrojadas e de design radical e trazem a importância da decoração na vida cotidiana, afastando-se de um minimalismo tout-court. A coleção conta com três desenhos, sendo dois aparadores e uma escrivaninha, e limita-se em uma série numerada.

 

  1. Acabamentos metalizados

O acabamento metalizado configura-se como uma espécie de resposta à tecnologia e à modernidade dos tempos atuais, aparecendo em grande parte das criações e dando a elas toques de glamour e sofisticação.

Acabamentos metalizadosOltralpe: criação de destaque em acabamentos metalizados

Nas mãos de Inga Sempé, a modernidade ganhou força no buffet Oltralpe, da Glas Italia, que conta com um acabamento metálico e uma estrutura em vidro laminado totalmente espelhada. As portas da peça são em vidro espelhado de dupla face curvo e temperado com um fecho macio e são abertas com cabos cilíndricos também de vidro. Suas particularidades, como as reflexões distorcidas e indefinidas, dão ao material um caráter elusivo e opticamente fluido.

 

 

 

 

Não há dúvidas de que o Salão do Móvel de Milão é o evento âncora da Semana de Design da cidade. Neste ano, estima-se uma movimentação rumo ao evento de cerca de 350 mil pessoas do mundo inteiro, sendo 5 mil brasileiros. É também de destaque o número excepcional de participantes, além do assunto que veio para ficar e mostra-se cada vez mais primordial a toda a sociedade: a sustentabilidade.

Gostou de saber sobre a incrível feira italiana? Saiba mais sobre o assunto em nossa matéria Tendências de cores e design para 2023.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O centro de São Paulo é uma linha tênue entre o encanto e a perplexidade. Encanto pelas belezas arquitetônicas dos prédios históricos e toda a identidade cultural que carrega através das construções. Perplexidade pela falta de preservação e degradação desses patrimônios que são a marca da capital. Com essa problemática…

 Projetadas para trazer charme e funcionalidade, as escadas podem se tornar verdadeiros destaques em uma casa ou apartamento   Quando paramos para observar a arquitetura de um imóvel, é raro prestarmos muita atenção em escadas. No entanto, esse é um elemento da construção que pode fazer uma enorme diferença –…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….