< Voltar

Quotidiano – Dia 57

Mais um sábado em isolamento e aqui estamos nós, diário, para deixar aquela dica super bacana que vai garantir o entretenimento do final de semana. Esta é especial para os cinéfilos de plantão…

No Quotidiano 46, falamos sobre o Festival Varilux em Casa, que já está acontecendo totalmente online, com uma série de curtas e longas franceses lançados recentemente. A dica fez sucesso entre nossos leitores e percebemos que temos entre nós muitos fãs do cinema francês.

Outra dica é o My French Film Festival, agora em sua edição STAY HOME, que disponibiliza online uma seleção de curtas e longas-metragens que fizeram parte do festival nos últimos dez anos.

Para completar a alegria dos amantes do cinema francês, hoje trazemos um especial com alguns longas simplesmente imperdíveis da filmografia desse país, pra você alugar ou ver nos serviços de streaming, enquanto ainda permanecemos isolados na quarentena. #fiqueemcasa

 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain / Le fabuleux destin d’Amélie Poulain (2001)

A deliciosa comédia romântica de Jean-Pierre Jeunet já é praticamente um clássico do cinema francês. Amélie é uma jovem sonhadora que trabalha em um café de Paris. Um dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar pelo dono, mudando a vida de várias pessoas e, nesse processo, também a sua.

 

 

Intocáveis / Intouchables (2011)

O longa de Éric Toledano e Olivier Nakache se tornou o filme francês mais visto no exterior, superando 23 milhões de espectadores. Conta a emocionante e também (surpreendentemente) divertida história de um aristocrata que, após sofrer um acidente que o deixou quadriplégico, contrata um jovem de origens humildes para ser seu cuidador.

 

 

Piaf – Um Hino ao Amor / La Môme (2007)

O comovente filme de Olivier Dahan, que rendeu a Marion Cotillard o Oscar de melhor atriz, conta a história real da cantora Edith Piaf. Depois de uma infância passada na pobresa, ela foi descoberta cantando em uma esquina aos 19 anos, entrou para o mundo da música e se tornou uma artista de renome internacional. Mas, apesar do sucesso, Piaf teve uma vida conturbada, marcada por uma série de problemas pessoais.

 

 

O Artista / The Artist (2011)

Vencedor de 5 Oscars (inclusive de melhor filme, melhor direção e melhor ator), o longa de Michel Hazanavicius pode intimidar alguns expectadores, à primeira vista: afinal, é um musical, em preto e branco, que conta a história da época do cinema mudo. Mas vale a pena ser visto! No longa, um astro dos filmes mudos sofre para se adaptar à era sonora, na glamourosa Hollywood dos anos 1920, ao mesmo tempo em que se envolve em um relacionamento com uma jovem dançarina.

 

 

Acossado / À Bout de Souffle (1960)

Para quem quer conhecer um pouco de um dos movimentos mais icônicos do cinema francês, a nouvelle vague, o longa de Jean-Luc Godard é um excelente ponto de partida. Vanguarista até os dias de hoje, o filme tem um estilo bem diferente do modo hollywoodiano de fazer cinema: ousado, inesperado, com uma montagem abrupta e não linear. Conta a história de um ladrão que, ao roubar um carro, acaba cometendo um assassinato. Procurado pela polícia, o homem tenta convencer uma estudante de jornalismo a fugir com ele para a Itália.

 

 

Minha Vida de Abobrinha / Ma Vie de Courgette (2016)

E quem disse que não tem filme francês para as crianças? O belíssimo longa de animação conta a história de um menino que, depois de perder sua mãe, é mandado para um orfanato. Convivendo com outras crianças de sua idade, ele começa a aprender o verdadeiro significado da confiança e do amor. O filme aborda de maneira delicada questões como solidão, companheirismo e família.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Feliz aniversário pra gente!!! Foram 50 anos de muitas histórias e realizações, diário. Nós da Esquema temos orgulho de comemorar este dia tão importante, mesmo à distância. Ou melhor, vamos apenas iniciar as comemorações digitalmente, porque elas irão se estender por todo o ano de 2020, com direito a muitos…

Hoje é sábado, diário! Pra muita gente, é também dia de faxina ou de dar aquela organizada em casa. Nossa primeira recomendação é começar pelo guarda-roupa. Se você tem uma peça que não usa há mais de um ano, é hora de se desfazer dela. Uma dica da designer de…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

Querido diário, A palavra “medo” tem sido uma das que mais aparecem nas redes sociais de todo o mundo, desde o início da pandemia do coronavírus. Ao lado de “tristeza” e “esperança”, essa palavra indica o quanto vivemos em uma “cultura do medo”. De acordo com o sociólogo Frank Furedi,…

Oi, diário! Continuamos em isolamento e, para muitos de nós, a companhia dos pets tem sido fundamental para manter os ânimos lá em cima. Afinal, o carinho de um gato, cachorro, hamster, tartaruga, peixe, passarinho… qualquer animalzinho é capaz de tornar nossos dias um pouco melhores, não é mesmo? Por…

Oi, diário. E aqui vamos nós para mais um dia em quarentena, tentando manter os ânimos lá em cima e a esperança de que coisas muito boas resultarão do momento que estamos vivendo agora. Afinal, como disse o revolucionário sul-africano Nelson Mandela: “A maior glória de viver não está em…

Querido diário, Esses dias de quarentena parecem se arrastar, não é mesmo? Ainda mais para aqueles que aguardam ansiosamente o relaxamento das medidas de isolamento social. Mas há também os que têm aproveitado esse “respiro” na rotina de compromissos incessantes e horas perdidas no trânsito para pensar, criar, inovar, aprender,…

Olha, diário, está começando a cair a ficha. E não está tão legal assim. Aquela fase da empolgação pelo novo já passou, porque o novo chegou e agora já estamos querendo um outro novo momento. Mas, como ficar doente não é uma opção, seguiremos trabalhando, com saúde física e mental,…