É, diário… Oficialmente, já faz mais de um mês que estamos em quarentena. E pra começar a semana com o pé direito, nesta segunda-feira pré-feriado, tivemos uma live inspiradora com a arquiteta Sabrina Salles, do escritório Spaço Interior, sobre a importância de morar bem.
E a agenda dos próximos dias promete ser mais do que especial! Não dá pra perder as outras duas lives que temos agendadas:
Como já dá pra perceber, diário, vai ser uma semana de grandes lições e aprendizados. Por isso, deixamos uma reflexão para o dia de hoje: como estamos utilizando o nosso tempo ocioso?
Em entrevista recente ao jornal O Estado de S. Paulo, o escritor Domenico De Masi (autor de O Ócio Criativo) declarou: “Cada um pode aproveitar do ócio para crescer culturalmente: lendo, ouvindo música, escolhendo programas inteligentes na TV, dialogando pelo telefone ou pelo Skype com pessoas mais inteligentes e mais cultas.”
Segundo De Masi, estávamos acostumados a ter muito espaço à nossa disposição e pouco tempo para usufruir dele, com dias repletos de compromissos, muitos deles sem sentido. “Agora, ao contrário, fechados em casa para nos defender do coronavírus, temos muito tempo, mas somos obrigados a permanecer em um espaço mínimo […] A única coisa que pode nos ajudar é a cultura.”
O autor afirmou ainda que “o coronavírus está nos ensinando a dispensar o supérfluo, a reconhecer e a privilegiar o essencial”. Para transformar o ócio depressivo em ócio criativo, fica o questionamento: o que esta nova semana em isolamento irá nos ensinar?
Dica do dia
Olhe para o céu. Conforme matéria publicada recentemente pela Veja SP, o céu na capital paulista (especialmente na hora do pôr do sol) tem apresentado cores extraordinárias nos últimos tempos. Com a diminuição da poluição atmosférica por conta da quarentena, tem sido mais fácil acompanhar esses fenômenos naturais. Por isso, nossa dica de hoje é: não deixe de ir até a janela ou varanda de sua casa, no final da tarde dos dias mais ensolarados. Simplesmente observar o horizonte é uma forma de fazer parte, ainda que como espectadores, desse verdadeiro espetáculo da natureza.
Dica Coronavírus
A Revista Galileu publicou hoje algumas dicas da astronauta britânica Helen Sharman, que podem nos ajudar a viver bem durante o isolamento social:
- Ter respeito e tolerância, compreendendo as frustrações alheias, é uma boa maneira de conviver com os outros em um espaço confinado.
- Compartilhar experiências e trabalhar em equipe são formas de se conectar com as outras pessoas, em uma situação de isolamento.
- Criar metas e estabelecer objetivos a serem conquistados dá a sensação de que ainda temos algum controle.
- Ter um planejamento, um “backup”, faz com que não nos sintamos assustados ou ansiosos em situações de emergência.
- Aproveitar o tempo para apreciar e refletir sobre o verdadeiro valor da vida ajuda a lidar com este momento, já que agora não estamos mais tão ocupados e podemos fazer o que sempre desejamos.
Outra dica é listar tudo o que você gostaria de fazer, quando acabar a quarentena (sem pressão, apenas como uma forma de pensar sobre suas prioridades). Afinal, este período de reflexão e introspecção nos permite avaliar quais serão as mudanças necessárias para lidar com a nova realidade. Mas sem cobranças: seja gentil consigo mesmo. 😉
Propriedades que Inspiram
Como hoje tivemos a live com a arquiteta Sabrina Salles (e, na sexta-feira passada, o bate-papo foi com sua sócia Ana Rozenblit), trazemos e episódio da nossa websérie Propriedades que Inspiram em que elas apresentam uma casa maravilhosa no Alto da Lapa: