< Voltar

Quanto vale uma vista privilegiada?

Imóveis em locais elevados, com vista aberta ou de frente para parques, têm se tornado uma ótima opção de investimento

 

Uma vista aberta, fugindo do concreto dos prédios e cercada por muito verde, é o sonho da maioria das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Mas você sabia que esse fator também pode fazer a diferença na valorização imobiliária?

A vista privilegiada é um dos itens mais buscados por potenciais compradores de imóveis, na cidade de São Paulo. O valor percebido de um produto, especialmente no segmento de alto padrão, tende a aumentar de forma considerável quando a casa ou apartamento oferece uma vista ampla para o skyline, parques ou áreas residenciais.

 

Cobertura à venda em Pinheiros, com vista para o Parque Villa-Lobos

 

Não à toa, incorporadoras e construtoras estão apostando em localizações que possam oferecer esse diferencial. Afinal, todos saem ganhando: uma vista panorâmica aumenta o bem-estar dos moradores, agrega valor e atrai investidores.

Mas não basta o imóvel ser bem localizado. Todo o potencial da vista precisa ser bem explorado no projeto arquitetônico, com o acréscimo de elementos como rooftop, varandas ou sacadas, portas de vidro e janelas do piso ao teto.

 

Lançamento da incorporadora Three no Jardim Guedala, que tem como diferencial a vista aberta

 

A valorização da vista é algo que deve ser considerado desde a concepção do projeto

 

Diferentes tipos de vista

A percepção de valor pode aumentar consideravelmente, conforme o tipo de vista proporcionado por um imóvel, seja casa ou apartamento – e, especialmente, no caso de coberturas.

Uma vista desobstruída, em localização elevada, com vista para o verde (parques, praças) ou para a água (mar, lagos ou rios – o que não é o caso de São Paulo, por exemplo, mas vale para outras cidades), é o que torna um imóvel mais desejado.

 

Casa com vista para área residencial no Jardim Guedala

 

Já uma vista desobstruída em elevação mediana, ou mesmo uma vista apenas parcialmente obstruída, também podem muito ser interessantes em grandes centros urbanos, devido à alta concentração de prédios em alguns bairros.

Outro aspecto que pode impactar no valor do imóvel são os cômodos em que a vista privilegiada pode ser melhor apreciada. Em geral, é importante ter uma boa vista nos quartos e na sala de estar.

Por esse motivo, a área íntima geralmente é posicionada nos andares superiores, em casas, e a parte social tende a ser voltada para uma área externa, com jardim ou piscina. Já em apartamentos, áreas sociais com grandes terraços ou varandas, com portas de vidro, são muito interessantes para potenciais compradores.

 

Nesta casa, a vista é voltada para a área de lazer e para o skyline da cidade

 

Apartamentos em andares altos tendem a ser mais valorizados

 

Em cidades como São Paulo, uma bela vista tem se tornado característica cada vez mais escassa e, por isso, muito atrativa. Além de proporcionar aos moradores momentos agradáveis e ótima qualidade de vida, ela tende a aumentar a liquidez de um imóvel, tornando-o mais cobiçado no mercado imobiliário.

Portanto, imóveis que apresentem esse diferencial (seja lançamentos ou produtos já prontos) são sempre uma excelente opção de investimento. Mas vale também consultar um profissional qualificado de corretagem, tanto para quem deseja comprar quanto vender, para comparar valores e verificar a correta precificação.

 

Cobertura com vista aberta para o Parque Alfredo Volpi

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O Parque Ibirapuera é a orla da praia paulistana   A Avenida da Praia é um novo conceito de bairro em um dos pontos mais importantes de São Paulo, a Avenida República do Líbano. A Lei de Zoneamento, com a mudança do Plano Diretor, em 2014, trouxe novidades sobre as…

Abrir as portas de um imóvel pode torná-lo mais atrativo para o mercado e potencializar sua venda   No mercado imobiliário norte-americano, a prática de open house é uma estratégia muito utilizada. No Brasil, isso não é tão comum, mas pode ser um grande diferencial quando se trata de casas…

O jornal Valor Econômico publicou um suplemento sobre mercado de luxo e mais uma vez a Esquema Imóveis se destacou no segmento imobiliário de alto padrão em São Paulo.    

O ano de 2020 foi desafiador, mas está terminando de maneira positiva, principalmente para o segmento de alto padrão   Não é fácil traçar um panorama do mercado imobiliário em um ano tão atípico como 2020. Afinal, fomos surpreendidos com muitas situações novas, que jamais teríamos previsto. No entanto, podemos…

Conheça os impactos no mercado imobiliário desses mecanismos públicos de gestão e desenvolvimento urbano   As Operações Urbanas são instrumentos de intervenção pública que podem ajudar a modificar a paisagem e a ocupação das cidades, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo. Elas estabelecem regras e incentivos para o adensamento…

O diretor jurídico da Esquema Imóveis, Rafael Antal, fala sobre as principais taxas e impostos envolvidos na compra e venda de imóveis   Considerar as taxas e impostos é um aspecto necessário, no processo de compra ou venda imobiliária, uma vez que eles podem impactar no valor final da negociação….

Horácio Tornic, gerente de parcerias da Helbor Empreendimentos, fala sobre as novas demandas para o mercado de lançamentos imobiliários   O foco do mercado imobiliário de alto padrão, principalmente quando se trata de lançamentos, é oferecer plantas flexíveis e cômodos mais amplos, atendendo ao público familiar. Nesse sentido, a escolha…

Desde a prospecção de áreas e a elaboração do projeto até a conclusão das obras, é possível adquirir um lançamento em qualquer uma de suas etapas   Uma das grandes vantagens de comprar um lançamento imobiliário está na possibilidade de investir nele logo no início, em um momento no qual…