< Voltar

O protagonismo feminino no mercado imobiliário

Como corretoras ou investidoras, as mulheres ocupam posições importantes no setor imobiliário

 

As mulheres desde sempre foram consideradas influenciadoras importantes na decisão de compra de imóveis. Atualmente, cada vez mais mulheres vem assumindo o papel de tomadoras de decisão na compra de imóveis, contribuindo financeiramente para a aquisição. Com isso há uma mudança na dinâmica do setor e através contribuições valiosas para o sucesso das empresas do ramo.

Além das profissões nas áreas de construção e design, destaca-se o corretor de imóveis como figura tradicional do setor. Em 2010, a participação feminina era de 44%, uma década depois passou a ser de 49%, ou seja, temos 51% dos corretores de imóveis sendo homens.

Até o ano de 1958, a profissão de corretor de imóveis era restrita apenas aos homens por lei. Entretanto, houve uma mudança nesse cenário a partir de uma decisão do Tribunal de Justiça que permitiu, a partir dessa data, que mulheres também pudessem ingressar nessa carreira. Apesar disso, somente na década de 90 é que houve um aumento significativo da participação feminina nesse setor.

Embora a porcentagem de mulheres nesse mercado seja menor do que a presença masculina, as corretoras, com sua sensibilidade de entender as necessidades do cliente e habilidades de negociação, têm se mostrado extremamente importantes nessa área e mesmo ainda existindo a constante busca de equidade, elas já estão conseguindo o seu protagonismo.

Na Esquema Imóveis, mais de 57% do quadro da empresa é composto por mulheres, sendo que os cargos de liderança também são ocupados por elas, com 50% de representatividade.

 

Como as mulheres estão moldando o mercado financeiro e imobiliário

 

Nos últimos anos, as mulheres têm se mostrado cada vez mais interessadas em investir no mercado financeiro e imobiliário.

O número de mulheres investindo na Bolsa continua a crescer em termos absolutos. Segundo dados da B3 sobre pessoas físicas, em 2016, pouco mais de 130 mil mulheres investem em um total de 564 mil investidores. A partir de 2019, esse número quase dobrou anualmente.

Em 2021, de um total de 5,9 milhões de investidores, 1,1 milhão eram mulheres, representando um aumento de 36%. Em 2022, o número aumentou para 1,34 milhão, um acréscimo mais modesto de 16%. Atualmente, as mulheres representam 1,38 milhão de investidores na Bolsa, um aumento parcial de 3,3% em relação ao ano passado.

Esses dados refletem diretamente no mercado imobiliário, pois muitas têm optado por adquirir imóveis, reflexo da sua independência financeira conquistada nos últimos anos, e também buscando novas formas de investimento.

De acordo com um estudo do Instituto Mulheres do Imobiliário, as mulheres são responsáveis por 55% da busca por imóveis e durante essa busca existe uma preferência de ser atendidas por outras mulheres. O comportamento estudado mostra que as mulheres são mais cuidadosas e estratégicas em suas decisões de compra, considerando dados como localização, segurança e valorização do imóvel.

 

 

Para saber mais…

 

Na série da Netflix, Rainhas da Bolsa, duas mulheres entram no cruel mercado de ações do Kuwait nos anos 1980, abalando as estruturas de um clube do Bolinha cheio de corrupção. 

 

A série foi Inspirada em fatos reais e mostra como as mulheres ainda enfrentam muitos desafios para conquistar o seu espaço no mercado imobiliário e financeiro,

 

Quer saber sobre as notícias mais relevantes do mercado imobiliário?

Acompanhe o nosso blog.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A empresária Juliana Calderon explica como os aromas, ervas e incensos impactam a energia dos ambientes   A sensação de bem-estar, quando entramos em um local, tem muito a ver com os aromas que permeiam aquele ambiente. Em nossa casa, a tendência é buscarmos criar sensações de paz, tranquilidade, inspiração,…

O professor e filósofo Emílio Terron fala sobre como podemos encarar os encontros como oportunidades de transformação   Nos dias de hoje, parar um pouco e pensar sobre a vida pode ser algo que poucas pessoas conseguem fazer. No entanto, é a partir das reflexões e dos questionamentos levantados pela…

Home office e modelos híbridos de trabalho têm sido adotados para lidar com as demandas da atualidade   A chegada do Dia do Trabalhador traz questionamentos sobre a maneira como o trabalho tem mudado, ao longo das últimas décadas. Especialmente no ano passado, devido às medidas de isolamento social, novos…

Tanto no campo pessoal quanto profissional, a busca por um propósito é o que dá sentido à vida   Mesmo quando tudo parece estar em ordem na nossa vida – carreira, família e vida social – pode ser que tenhamos a sensação de que alguma coisa ainda está faltando. Em…

A Esquema Imóveis acaba de lançar uma nova websérie e por isso investigamos o fenômeno dos programas que mostram transformações na vida real   Quem não gosta de ver séries em que grandes transformações acontecem, especialmente se forem na vida real? Desde que começou a se popularizar no Brasil e…

Este ano, o Pessach (também conhecido como a Páscoa judaica ou Festa da Libertação) acontece de 8 a 16 de abril, marcando o início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. Trata-se de uma celebração em homenagem à libertação dos judeus da…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…