< Voltar

Neuroarquitetura: A ciência de projetar ambientes que proporcionam o bem-estar

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano.

De acordo com a Academia de Neurociência para Arquitetura, estudos sobre o sistema nervoso podes representar a maior contribuição para o campo da construção desde os estudos de física do século XIX, que estabeleceram novos métodos estruturais, acústicos e de iluminação. Entre os principais fatores que devem ser analisados na projeção dos ambientes estão: luminosidade, ventilação, acústica, cores, design, temperatura e texturas.

 

A combinação e o estudo desses elementos podem proporcionar bem-estar e aumentar o índice de produtividade, conforto e felicidade para os que se encontram em determinado ambiente – principalmente quando se trata do meio profissional.

Uma decoração com quadros motivacionais ou a inclusão de natureza, por meio de plantas, também estimulam o relaxamento e o foco durante as atividades cotidianas. Esse é um dos motivos pelos quais neuroarquitetura é muito utilizada em ambientes de trabalho, assim como escolas e hospitais.

 

A neuroarquitetura em ambientes corporativos

 

Aplicar a neuroarquitetura em edifícios empresariais, por exemplo, torna-se uma ferramenta fundamental na transformação comportamental dos funcionários. Para que isso seja feito de modo eficaz, no entanto, os arquitetos devem utilizar técnicas e materiais que contribuam para o bem-estar dos profissionais, mesmo que esses detalhes sejam imperceptíveis para o cérebro.

Atualmente, há muitas empresas que se concentram nessa prática, incluindo a neuroarquitetura em seus projetos. Espaços de coworking, por exemplo, têm crescido no Brasil e ganhado destaque pela inovação, além de estimular a criatividade dos profissionais e criar um ambiente agradável e inspirador, com infraestrutura completa.

Desse modo, os projetos devem considerar a funcionalidade, a estética e os impactos gerados no inconsciente. Além disso, os ambientes de trabalho devem possuir espaços humanizados, que atendam às necessidades físicas e psicológicas de seus usuários. Essa questão influencia diretamente na motivação e na produtividade dos funcionários, melhorando também a qualidade de vida.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Populares em filmes hollywoodianos, as casas na árvore são boas opções para quem busca proximidade com a natureza   Sonhos de infância de muitas pessoas, as casas na árvore — para hospedagem ou visitação — têm se tornado cada vez mais diversificadas, sempre oferecendo vistas privilegiadas e um contato direto…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Descubra como paredes e detalhes arquitetônicos em pedra podem acrescentar charme e sofisticação à sua casa   As pedras estão entre os materiais de construção mais antigos utilizados pelo ser humano. Geralmente, elas são associadas a ambientes mais rústicos, como imóveis de campo. É muito comum ver pedras aplicadas em…

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…

7 tendências sustentáveis em 2023   A sustentabilidade vem se mostrando cada vez mais uma preocupação genuína das pessoas, como demonstra o dado de que 74% dos brasileiros afirmam se considerarem consumidores ambientalmente conscientes. Na construção civil, os green buildings, edifícios verdes, mostram-se forte tendência principalmente pela diminuição significativa de…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…