< Voltar

Neuroarquitetura: A ciência de projetar ambientes que proporcionam o bem-estar

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano.

De acordo com a Academia de Neurociência para Arquitetura, estudos sobre o sistema nervoso podes representar a maior contribuição para o campo da construção desde os estudos de física do século XIX, que estabeleceram novos métodos estruturais, acústicos e de iluminação. Entre os principais fatores que devem ser analisados na projeção dos ambientes estão: luminosidade, ventilação, acústica, cores, design, temperatura e texturas.

 

A combinação e o estudo desses elementos podem proporcionar bem-estar e aumentar o índice de produtividade, conforto e felicidade para os que se encontram em determinado ambiente – principalmente quando se trata do meio profissional.

Uma decoração com quadros motivacionais ou a inclusão de natureza, por meio de plantas, também estimulam o relaxamento e o foco durante as atividades cotidianas. Esse é um dos motivos pelos quais neuroarquitetura é muito utilizada em ambientes de trabalho, assim como escolas e hospitais.

 

A neuroarquitetura em ambientes corporativos

 

Aplicar a neuroarquitetura em edifícios empresariais, por exemplo, torna-se uma ferramenta fundamental na transformação comportamental dos funcionários. Para que isso seja feito de modo eficaz, no entanto, os arquitetos devem utilizar técnicas e materiais que contribuam para o bem-estar dos profissionais, mesmo que esses detalhes sejam imperceptíveis para o cérebro.

Atualmente, há muitas empresas que se concentram nessa prática, incluindo a neuroarquitetura em seus projetos. Espaços de coworking, por exemplo, têm crescido no Brasil e ganhado destaque pela inovação, além de estimular a criatividade dos profissionais e criar um ambiente agradável e inspirador, com infraestrutura completa.

Desse modo, os projetos devem considerar a funcionalidade, a estética e os impactos gerados no inconsciente. Além disso, os ambientes de trabalho devem possuir espaços humanizados, que atendam às necessidades físicas e psicológicas de seus usuários. Essa questão influencia diretamente na motivação e na produtividade dos funcionários, melhorando também a qualidade de vida.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…

Comemore o início da primavera com nossas dicas sobre como utilizar arranjos e vasos de flores no design de interiores   Cada casa ou apartamento tem suas particularidades e exige um diferente estilo de decoração, mas há um item decorativo que combina com praticamente todos os gostos: flores. Um vaso…

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família   Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e…

Em tempos de isolamento social, nunca foi tão evidente a necessidade de morar em casas ou apartamentos que ofereçam conforto e bem-estar   Com a pandemia do Covid-19, a recomendação de que todos ficassem em suas casas provocou uma mudança comportamental profunda no mundo inteiro. Afinal, mesmo aqueles que não…

Viva Magenta, metalizado, tons terrosos, madeira…conheça as principais apostas de cores e na decoração para 2023   Com o início de um novo ano, surgem novas tendências de cores e design de interiores que ditarão o estilo e a decoração de muitos ambientes nos próximos meses.    Para 2023, existem…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…

Descubra alguns dos imóveis com as melhores vistas da capital paulista, em bairros como Jardim Europa, Pinheiros e Cidade Jardim   Ter uma vista privilegiada está entre os elementos essenciais para a escolha de um imóvel, especialmente no segmento de alto padrão. Além de contribuir para a valorização de uma…

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…