A moda vai muito além de desfiles, fotografias e editoriais. No cinema e em séries, diversos ícones da moda já tiveram suas histórias contadas. Pensando nisso, preparamos uma lista de produções imperdíveis sobre essas personalidades, para que os admiradores do mundo fashion possam conhecer mais sobre a vida e a obra de seus ídolos.
GirlBoss
Baseada em um livro com o mesmo nome, a série GirlBoss conta a trajetória de Sophia Amoruso, que saiu de uma vida humilde, aos 22 anos de idade, para fundar a marca Nasty Gal. A marca se tornou reconhecida por seu estilo único e transformou a protagonista em uma empresária com mais de 200 milhões de dólares em menos de uma década.
Apesar dos recentes problemas enfrentados pela marca, os quais nem a série nem o livro relatam, GirlBoss instiga um movimento sem volta. Depois de assistir e ler a obra, você vai entender o motivo pelo qual a hashtag #GirlBoss é uma das mais citadas nas redes sociais.
A série traz lições importantes por meio da história. Ela mostra como Sophia levou sua empresa do ‘zero’ até os pontos mais altos e prestigiados do mundo da moda, utilizando ferramentas vanguardistas, como o marketing de conteúdo, além de dedicar incansavelmente seu tempo e investir em conhecimento.
A série foi cancelada pela Netflix, mas ainda assim vale a pena assisti-la.
Casablancas, o homem que amava as mulheres
Essa produção francesa é um documentário sobre a história de sucesso do chamado “inventor das supermodelos”, John Casablancas, e sua icônica agência Elite Models.
A primeira agência foi fundada no ano de 1972, em Paris. Devido ao seu sucesso estrondoso, logo deu origem a uma filial, em Nova York. Algumas das modelos que foram descobertas ou tiveram suas carreiras alavancadas por Casablancas foram Cindy Crawford e Naomi Campbell, além das brasileiras Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Ana Beatriz Barros.
O próprio diretor do documentário, Hubert Woroniecki, trabalhou com John Casablancas em Nova York, de 2009 a 2012. Ao receber a notícia de que o agente de modelos só teria mais seis meses de vida, Hubert mergulhou na produção do filme, falando sobre como a Elite dominou a moda durante a década de 1990. O longa aborda também a rivalidade da agência com a concorrente Ford e as polêmicas que levaram Casablancas a vender sua parte da empresa.
Jeremy Scott: The People’s Designer
Controverso, Jeremy Scott é inegavelmente um dos ícones da moda mais conhecidos de sua geração. O estilo de suas grifes Moschino e Jeremy Scott é criativo, divertido e chamativo, atraindo grande atenção do público, seja de forma positiva ou negativa.
O documentário foi produzido pela mesma equipe de Valentino: O Último Imperador, outra excelente indicação, e conta a vida de Jeremy desde quando ele era uma criança, no interior dos Estados Unidos, até o momento em que assumiu a marca italiana e assinou sua primeira coleção.
O filme aborda também a maneira como Jeremy Scott se tornou uma referência fashion, por misturar a alta costura com a cultura pop atual. Conta ainda com contribuições de integrantes da família do estilista e de amigas pessoais famosas, também ícones da moda e da cultura pop, como Miley Cyrus, Katy Perry, Rihanna e Rita Ora.
Iris, Uma Vida de Estilo
Presente no mundo da moda e do design de interiores há cerca de 30 anos, a novaiorquina Iris Apfel tem sua história contada no documentário feito pelas talentosas mãos do cineasta Albert Maysles.
O filme aborda a vida de Iris, seu trabalho na decoração da Casa Branca e como criadora de peças e combinações de acessórios audaciosos, que nunca passam despercebidos. Além da retrospectiva de sua trajetória, Iris participa do longa, transportando o espectador diretamente para sua rotina, oferecendo dicas de estilo e até ensinando a fazer compras.
Até os dias de hoje, Iris Apfel, aos 97 anos, continua sendo um dos maiores ícones da moda.
Coco Antes de Chanel
Como o título já indica, o filme mostra a vida de Gabrielle Chanel antes da fama como estilista. A história começa em sua infância complicada, passando pelas tentativas de se tornar uma cantora de cabaré e chegando ao momento em que ela conhece Étienne Balsan, herdeiro de ricos industriais, que fica fascinado por sua personalidade.
Só o elenco — com a participação de Audrey Tautou e Benoît Poelvoorde — já serve como um estímulo para ver o filme. No entanto, a obra fica ainda mais interessante por revelar a evolução da personalidade de uma das estilistas mais revolucionárias já vistas pelo mundo.
Por terminar no momento em que “Coco” se tornou mundialmente conhecida, vestindo roupas masculinas e negando acessórios femininos que estavam em alta na época, muitos espectadores podem se sentir privados de conhecer outros momentos interessantíssimos da vida da estilista. Contudo, essa é uma excelente oportunidade de se conectar a um dos maiores nomes da moda de todos os tempos.
Com essa seleção de filmes inspiradora, que aborda temas diversos e conta histórias fascinantes, fica mais fácil conhecer pelo menos uma parte desse universo tão instigante e glamouroso.