< Voltar

Episódio 3 de Propriedades que Inspiram traz casa modernista

Estilo vanguardista que inovou a arquitetura nos 1960, o modernismo permanece vivo em residências paulistanas

 

No terceiro episódio de nossa websérie, visitamos a casa de Pedro Ramos, um exemplar recém-reformado de arquitetura modernista da década de 1960, ao lado do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A reforma manteve o aspecto original da construção, que permite uma visão linear de todo o terreno, em que se destaca um imponente mandacaru. Saiba  mais sobre o imóvel.

Liberdade foi a palavra-chave do modernismo, estilo que surgiu na década de 1920, mas que ganhou destaque na arquitetura brasileira nos anos 1960. A ideia era unir racionalismo e funcionalismo em projetos utilizando linhas geométricas, sem muitos ornamentos, abusando de pilotis e terraços, plataformas horizontais e volumes sobrepostos, com plantas e fachadas livres – sempre valorizando a amplitude dos espaços.

O modernismo, como movimento artístico e cultural, teve seu início na Europa e se difundiu no Brasil por meio de manifestos de vanguarda e da Semana da Arte Moderna (1922). Na arquitetura, foi marcado como um período de rejeição aos estilos tradicionais. Além disso, privilegiava tudo o que era simples, característica que se manifestava na escolha de formas básicas e materiais como concreto aparente, aço e vidro. Conforme afirmou o arquiteto alemão Mies van der Rohe: “menos é mais”.

Outro aspecto importante para os arquitetos modernistas eram as funções sociais das construções, ou seja, a maneira como suas criações seriam utilizadas, na prática. Exemplo disso é o vão livre do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MASP), projetado por Lina Bo Bardi, que buscava a integração do prédio com a vida urbana – tornando o espaço quase uma praça pública.

O vão livre do MASP foi pensado por Lina Bo Bardi para favorecer a circulação do público

 

Origens do modernismo

Um dos maiores nomes do modernismo mundial foi o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que conta com obras em diversos países, sendo que mais da metade de seu trabalho é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Influenciado por conceitos matemáticos, foi um mestre do concreto armado e também o responsável pelos princípios que se tornaram conhecidos como Os Cinco Pontos da Arquitetura Moderna:

  • Fachada livre, sem vedações ou divisórias em suas estruturas;
  • Janelas em fita, percorrendo as edificações;
  • Pilotis, criando espaços abertos e vãos livres para a circulação;
  • Terraço-jardim, utilizando coberturas e telhados para o lazer dos usuários;
  • Planta livre, em que os ambientes interagem e se integram.

Outra fonte de inspiração para os modernistas foi a Escola Bauhaus (1919-1933), na Alemanha, que influencia a arquitetura, as artes e o design até os dias de hoje. Os preceitos da Bauhaus valorizavam a simplicidade das formas, tendo como questão central dos projetos a funcionalidade. A frase “a forma segue a função” resume a motivação principal da escola.

A escola alemã Bauhaus foi uma das inspirações para o modernismo

 

O modernismo no Brasil

Uma das características da arquitetura modernista brasileira foi buscar a expressão de uma identidade nacional, independente dos ideais europeus. Esse aspecto ajudou a moldar um novo estilo de pensar a modernização urbana, adaptado à cultura, às formas e tecnologias que despontaram depois da Segunda Guerra Mundial.

Um dos maiores modernistas do Brasil foi Oscar Niemeyer (1907-2012), que definiu sua obra da seguinte maneira: “De Pampulha a Brasília, eu segui o mesmo caminho, preocupado com a forma nova, com a invenção arquitetural. Fazer um projeto que não representasse nada de novo, uma repetição do que já existia, não me interessa”.

Outros exemplos de grandes modernistas que impactaram a arquitetura brasileira são Gregori Warchavchick, Lúcio Costa, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Affonso Eduardo Reidy. O destaque, nos projetos desses arquitetos, está na relação de continuidade entre o interior e o exterior das edificações. Era como se eles buscassem morar ao ar livre, com soluções estruturais para integrar a arquitetura de maneira orgânica ao meio ambiente.

 

Casas modernistas brasileiras

Conheça alguns exemplos de casas nesse estilo atemporal, projetadas por alguns dos maiores nomes da arquitetura no país:

Casa das Canoas, por Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro/RJ

 

Casa de Vidro, por Lina Bo Bardi, em São Paulo/SP

 

Casa Modernista da Rua Santa Cruz, um dos primeiros exemplares dessa arquitetura no Brasil, por Gregori Warchavchik, em São Paulo/SP

 

Antiga residência do arquiteto Vilanova Artigas, atualmente Instituto Casa Vilanova Artigas (ICVA), em São Paulo/SP

 

Casa no Butantã, por Paulo Mendes da Rocha e João de Gennaro, em São Paulo/SP

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

As rochas naturais possuem uma presença sofisticada e elegante na arquitetura e no design de interiores Muito usado no design de interiores, o mármore é uma rocha natural que traz harmonia e sofisticação atemporal aos ambientes. Eterno em seu conceito e uso, o material oferece exclusividade por originar-se na natureza,…

Viva Magenta, metalizado, tons terrosos, madeira…conheça as principais apostas de cores e na decoração para 2023   Com o início de um novo ano, surgem novas tendências de cores e design de interiores que ditarão o estilo e a decoração de muitos ambientes nos próximos meses.    Para 2023, existem…

Em busca de uma vida mais saudável? Confira nossas dicas para montar sua própria academia e se exercitar em casa   Criar uma academia de ginástica dentro de sua própria casa pode ser uma forma de melhorar a saúde de toda a família. Além da conveniência e da praticidade de…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…

A Esquema Imóveis busca constantemente inspirações e tendências para seus clientes. Por esse motivo, selecionamos as principais tendências na decoração e design de interiores para o próximo ano, falando sobre como essas opções podem ser adequadamente incorporadas, independentemente do projeto decorativo das casas ou apartamentos.   1. As cores interiores…

Entenda o impacto de cada cor no seu bem-estar e amplie a presença em sua vida daquelas que trazem sensações positivas   As cores estão por todos os lados. Assim como a forma e a textura, elas nos ajudam a interpretar as coisas que vemos e, muitas vezes sem que…

Conversamos com o arquiteto Sergio Athié sobre as tendências e as novas funções dos espaços nos escritórios, com o retorno gradual das atividades presenciais   A flexibilização da quarentena e o início da retomada das atividades presenciais por alguns setores trouxeram uma questão que merece cuidado: a adequação dos ambientes…