< Voltar

Como cuidar do seu jardim vertical

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço

 

É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza.

Nas cidades, um dos maiores desafios é o espaço. Mesmo que você tenha uma casa ou apartamento com boa metragem, é possível que o imóvel não comporte o jardim de seus sonhos.

Por isso, principalmente em apartamentos e coberturas, os jardins verticais podem ser uma opção bonita e interessante, ajudando a trazer o verde para perto de você, mas sem ocupar um espaço excessivo.

 

Os jardins verticais são uma opção decorativa charmosa, tanto para espaços amplos quanto compactos

 

E isso não vale apenas para a área externa (garden, terraço, varanda, deck, área de lazer ou piscina). Um jardim vertical, por menor que seja, pode dar mais vida a uma parede na área social ou até mesmo nos dormitórios.

O único requisito, se as plantas utilizadas para compor essa “parede verde” forem naturais, é que o local onde elas estejam receba uma boa iluminação, além de ventilação adequada.

 

Em espaços internos, o único requisito é que o local receba iluminação e ventilação

 

A escolha da vegetação do jardim também é importante, já que as espécies selecionadas precisam ser, ao mesmo tempo, bonitas e resistentes. Folhagens são ótimas para qualquer espaço, já que suportam algumas variações de clima e luminosidade.

 

 

Folhagens são plantas que resistem melhor às variações climáticas

 

Flores já são mais delicadas, precisando de cuidados extras. Outra opção, para jardins muito reduzidos e localizados perto da cozinha ou da área gourmet, são especiarias e temperos.

 

Vantagens e cuidados

Uma das vantagens de um jardim suspenso, com relação aos jardins cultivados no chão, está no fato de ser menos vulnerável a pestes e também a possíveis danos causados por animais de estimação.

O jardim vertical também ajuda a conservar a temperatura, absorvendo calor (assim como ruídos). Além disso, as “paredes verdes” podem ser usadas para aumentar a privacidade de um ambiente, bloqueando determinadas áreas da casa ou do apartamento, mas sem prejudicar sua estética.

A principal vantagem, no entanto, é a atuação das plantas no alívio do estresse. Estudos indicam que o contato com a natureza ajuda a promover sensações de felicidade e de bem-estar.

 

O contato com plantas ajuda a promover sensações de felicidade e bem-estar

 

Quanto aos cuidados com seu jardim vertical, o principal deles é realizar a manutenção constante das plantas: regar, adubar, podar e remover partes danificadas. A melhor solução, para garantir que as plantas recebam sempre a quantidade correta de água e nutrientes, é instalar um sistema hidropônico, com irrigação automática.

O acompanhamento de um jardineiro ou paisagista é importante, quando possível, tanto na criação quanto na manutenção do jardim. Além de garantir a melhor apresentação e distribuição visual das plantas, o acompanhamento de um profissional ajudará a garantir que as espécies se mantenham saudáveis e viçosas.

A limpeza do local onde se encontra o jardim vertical também deve ser considerada, principalmente em espaços internos. Nesse sentido, optar por plantas que não percam facilmente suas folhas é uma boa alternativa. O cultivo hidropônico também é preferível, nesses casos, para não sujar o ambiente com terra.

Os jardins verticais certamente já são uma tendência em projetos arquitetônicos contemporâneos que valorizam a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Se bem estruturados e bem cuidados, podem também fazer a diferença em espaços subutilizados ou paredes vazias, dentro da sua casa ou apartamento.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos   Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos,…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

Conheça as vantagens de ter um ofurô em sua casa ou apartamento e aprenda a cuidar bem desse espaço tão relaxante   A cultura oriental é valorizada por seus conhecimentos milenares no que diz respeito ao cuidado com a saúde e o bem-estar. Vem do japonês a palavra ofurô, um…

Confira nossas dicas e transforme um espaço de casa em estúdio musical, para tocar com sua garage band   Para quem gosta de música, não há nada mais satisfatório do que poder reservar um canto da casa para guardar seus instrumentos musicais, onde você possa também tocar sem incomodar ninguém…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…