< Voltar

Como cuidar do seu jardim vertical

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço

 

É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza.

Nas cidades, um dos maiores desafios é o espaço. Mesmo que você tenha uma casa ou apartamento com boa metragem, é possível que o imóvel não comporte o jardim de seus sonhos.

Por isso, principalmente em apartamentos e coberturas, os jardins verticais podem ser uma opção bonita e interessante, ajudando a trazer o verde para perto de você, mas sem ocupar um espaço excessivo.

 

Os jardins verticais são uma opção decorativa charmosa, tanto para espaços amplos quanto compactos

 

E isso não vale apenas para a área externa (garden, terraço, varanda, deck, área de lazer ou piscina). Um jardim vertical, por menor que seja, pode dar mais vida a uma parede na área social ou até mesmo nos dormitórios.

O único requisito, se as plantas utilizadas para compor essa “parede verde” forem naturais, é que o local onde elas estejam receba uma boa iluminação, além de ventilação adequada.

 

Em espaços internos, o único requisito é que o local receba iluminação e ventilação

 

A escolha da vegetação do jardim também é importante, já que as espécies selecionadas precisam ser, ao mesmo tempo, bonitas e resistentes. Folhagens são ótimas para qualquer espaço, já que suportam algumas variações de clima e luminosidade.

 

 

Folhagens são plantas que resistem melhor às variações climáticas

 

Flores já são mais delicadas, precisando de cuidados extras. Outra opção, para jardins muito reduzidos e localizados perto da cozinha ou da área gourmet, são especiarias e temperos.

 

Vantagens e cuidados

Uma das vantagens de um jardim suspenso, com relação aos jardins cultivados no chão, está no fato de ser menos vulnerável a pestes e também a possíveis danos causados por animais de estimação.

O jardim vertical também ajuda a conservar a temperatura, absorvendo calor (assim como ruídos). Além disso, as “paredes verdes” podem ser usadas para aumentar a privacidade de um ambiente, bloqueando determinadas áreas da casa ou do apartamento, mas sem prejudicar sua estética.

A principal vantagem, no entanto, é a atuação das plantas no alívio do estresse. Estudos indicam que o contato com a natureza ajuda a promover sensações de felicidade e de bem-estar.

 

O contato com plantas ajuda a promover sensações de felicidade e bem-estar

 

Quanto aos cuidados com seu jardim vertical, o principal deles é realizar a manutenção constante das plantas: regar, adubar, podar e remover partes danificadas. A melhor solução, para garantir que as plantas recebam sempre a quantidade correta de água e nutrientes, é instalar um sistema hidropônico, com irrigação automática.

O acompanhamento de um jardineiro ou paisagista é importante, quando possível, tanto na criação quanto na manutenção do jardim. Além de garantir a melhor apresentação e distribuição visual das plantas, o acompanhamento de um profissional ajudará a garantir que as espécies se mantenham saudáveis e viçosas.

A limpeza do local onde se encontra o jardim vertical também deve ser considerada, principalmente em espaços internos. Nesse sentido, optar por plantas que não percam facilmente suas folhas é uma boa alternativa. O cultivo hidropônico também é preferível, nesses casos, para não sujar o ambiente com terra.

Os jardins verticais certamente já são uma tendência em projetos arquitetônicos contemporâneos que valorizam a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Se bem estruturados e bem cuidados, podem também fazer a diferença em espaços subutilizados ou paredes vazias, dentro da sua casa ou apartamento.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

Conheça as trends do design de interiores que definirão os imóveis residenciais nos próximos anos   Tendências são movimentos que mudam muito, principalmente quando se trata do design de interiores em imóveis residenciais. Mas existem algumas que vão além das modas ou trends que ganham tração nas redes graças a…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Veja como tornar esse ambiente de encontros e comemorações ainda mais especial   O local de reunião familiar, em muitos lares ao redor do mundo, é a mesa de jantar. Principalmente no final de ano, em que as festas aproximam as pessoas para refeições especiais, a importância desse ponto da…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Atualmente, a atemporalidade, a sustentabilidade e o foco no bem-estar e na exclusividade estão em alta Tendências vêm e vão, mas o momento atual do luxo no mundo da arquitetura e do design de interiores destaca a importância da atemporalidade na sustentabilidade, no conforto, no bem-estar e na individualidade. Quando…

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…