< Voltar

Pesquisa: as prioridades de compradores de imóveis

Dados do Data ZAP nos ajudam a entender os interesses e o perfil dos compradores

Pesquisa realizada recentemente pelo Data ZAP  conta com as entrevistas de 800 pessoas diferentes para extrair dados sobre o perfil do público que pretende comprar um imóvel e o que ele busca nos quesitos tipo de imóvel, metragem, número de dormitórios e área de lazer. Além disso, também há informações acerca de investimentos imobiliários e preferências referentes ao momento pré-compra.

Quem pretende comprar um imóvel?

Dos entrevistados, 57% são mulheres; 60% são casados, moram juntos ou estão em união estável; e 62% têm filhos. Além disso, o público tem uma média de 48 anos de idade – foram consideradas pessoas das gerações Z,Y,X e BB.

O que o público busca?

Um total de 51% do público busca por apartamentos, que ocupam, então, o topo do ranking. Nos 2º, 3º e 4º lugares estão, respectivamente, casas (de rua ou em condomínio), sobrados e studios/kitnets. 

Além disso, 58% dos respondentes pretendem comprar um imóvel usado. Dentro desta categoria, a maioria (60%) optaria por um imóvel usado e sem necessidade de reforma. Já 38% prefere um imóvel usado com necessidade de pequenas reformas e 31% respondeu que busca por um imóvel usado, mas recém reformado. O que as pessoas menos querem é um imóvel usado que precisa de reforma total, apenas 7% dos entrevistados ofereceram essa resposta.

Entrando em questões mais específicas, os resultados mostram que imóveis com variação de tamanho entre 61m² e 120m² são os mais procurados, assim como aqueles com dois a três dormitórios, quantidade preferida por grande parte do público. No quesito suítes e vagas, a preferência é, respectivamente, uma suíte (67%) e uma vaga de garagem (56%).

Também foram publicados dados referentes a preferências de lazer. Churrasqueira e piscina externa são os ítens de lazer mais desejados pelo público, o último sendo indicado por cerca de 1 em cada 3 entrevistados. 

Sobre a localização do imóvel; os respondentes buscam, principalmente, residir em uma área segura e estrategicamente localizada, próxima a comércios, escolas e às demais facilidades. 

Dados sobre investimento imobiliário

Os dados demonstram que 88% dos entrevistados buscam por uma moradia, enquanto 12% está procurando por um investimento. Ou seja, 1 em cada 10 pessoas procura um imóvel como forma de investimento.

Conversamos com o CEO da Esquema ImóveisMarco Túlio Vilela Lima, sobre alguns tipos de investimentos imobiliários para entender melhor o que o mercado atual tem a oferecer:

  • Locação
  • SPE (Sociedade de Propósito Específico)
  • House Flipping

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira a conversa completa.

Para corretores e imobiliárias 

A pesquisa também traz resultados interessantes para corretores e imobiliárias. Para a expectativa de tempo quanto à mudança para o imóvel buscado, cerca de metade dos entrevistados (47%) planejam se mudar imediatamente ou em até 3 meses.

Além disso, o WhatsApp é o meio de contato preferido entre 87% do público, e 65% dos respondentes esperam retorno em pelo menos 24h ao solicitar informações sobre os imóveis. Foram 25% os que esperam uma resposta em menos de 12h.

Dados sobre a percepção de anúncios online mostram que a maior parte do público prefere aqueles que oferecem as seguintes informações: endereço completo, descrição completa do imóvel e uma boa quantidade de fotos internas e externas do imóvel. 

As informações apresentadas propõem um maior entendimento sobre tendências imobiliárias e demonstram a amplitude de opções presentes no setor imobiliário, assim como a diversidade de público e suas diferentes necessidades, que vão ao encontro de seu estilo de vida.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Região de alta concentração de renda, com empreendimentos comerciais e residenciais, o Itaim Bibi tem atraído jovens profissionais e investidores   Inspirados nos Yuppies (abreviação para Young Urban Professional, jovens executivos do mercado financeiro e corporativo norte-americano, em especial da cidade de Nova York), os paulistanos criaram sua própria denominação:…

Urbano Santiago e Felipe Dantas, da Seed Incorp, falam sobre o cenário de incorporações para condomínios de casas de alto padrão   O mercado de casas de condomínio sempre teve muita demanda na cidade de São Paulo, já que esse tipo de imóvel tende a aliar o conforto de uma…

Conheça a ferramenta de marketing que transforma seu imóvel em um verdadeiro cenário de revista   Para quem não atua no mercado imobiliário, talvez o termo home staging não tenha muito significado. Em inglês, a palavra stage diz respeito à cena teatral, o palco onde se apresenta um espetáculo. Como…

Tecnologia de ponta ajuda a precificar imóveis em SP Inteligência artificial, ‘machine learning’ e algoritmos ajudam imobiliárias a localizar, avaliar e valorar imóveis com precisão, dando liquidez aos estoques. Confira a matéria completa.

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

O atendimento online se tornou uma realidade definitiva para quem busca imóveis de alto padrão. O que mais irá mudar?   Com a necessidade do isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, uma nova realidade se apresentou para profissionais dos mais diversos setores. O mercado imobiliário de alto padrão,…

As maiores diferenças entre os dois mercados estão no foco em exclusividades e na valorização dos profissionais   O mercado imobiliário brasileiro, que tem passado por um período de aquecimento neste segundo semestre, traz diversas características semelhantes ao mercado imobiliário (ou real estate) norte-americano. Muitas das práticas de trabalho utilizadas…

Lista com as principais cidades em termos de investimento, desenvolvimento e expansão   O ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence, “Global Cities of the Future 2021/2022”, contou com a participação da cidade de São Paulo, que ocupou o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores…