< Voltar

Pesquisa: as prioridades de compradores de imóveis

Dados do Data ZAP nos ajudam a entender os interesses e o perfil dos compradores

Pesquisa realizada recentemente pelo Data ZAP  conta com as entrevistas de 800 pessoas diferentes para extrair dados sobre o perfil do público que pretende comprar um imóvel e o que ele busca nos quesitos tipo de imóvel, metragem, número de dormitórios e área de lazer. Além disso, também há informações acerca de investimentos imobiliários e preferências referentes ao momento pré-compra.

Quem pretende comprar um imóvel?

Dos entrevistados, 57% são mulheres; 60% são casados, moram juntos ou estão em união estável; e 62% têm filhos. Além disso, o público tem uma média de 48 anos de idade – foram consideradas pessoas das gerações Z,Y,X e BB.

O que o público busca?

Um total de 51% do público busca por apartamentos, que ocupam, então, o topo do ranking. Nos 2º, 3º e 4º lugares estão, respectivamente, casas (de rua ou em condomínio), sobrados e studios/kitnets. 

Além disso, 58% dos respondentes pretendem comprar um imóvel usado. Dentro desta categoria, a maioria (60%) optaria por um imóvel usado e sem necessidade de reforma. Já 38% prefere um imóvel usado com necessidade de pequenas reformas e 31% respondeu que busca por um imóvel usado, mas recém reformado. O que as pessoas menos querem é um imóvel usado que precisa de reforma total, apenas 7% dos entrevistados ofereceram essa resposta.

Entrando em questões mais específicas, os resultados mostram que imóveis com variação de tamanho entre 61m² e 120m² são os mais procurados, assim como aqueles com dois a três dormitórios, quantidade preferida por grande parte do público. No quesito suítes e vagas, a preferência é, respectivamente, uma suíte (67%) e uma vaga de garagem (56%).

Também foram publicados dados referentes a preferências de lazer. Churrasqueira e piscina externa são os ítens de lazer mais desejados pelo público, o último sendo indicado por cerca de 1 em cada 3 entrevistados. 

Sobre a localização do imóvel; os respondentes buscam, principalmente, residir em uma área segura e estrategicamente localizada, próxima a comércios, escolas e às demais facilidades. 

Dados sobre investimento imobiliário

Os dados demonstram que 88% dos entrevistados buscam por uma moradia, enquanto 12% está procurando por um investimento. Ou seja, 1 em cada 10 pessoas procura um imóvel como forma de investimento.

Conversamos com o CEO da Esquema ImóveisMarco Túlio Vilela Lima, sobre alguns tipos de investimentos imobiliários para entender melhor o que o mercado atual tem a oferecer:

  • Locação
  • SPE (Sociedade de Propósito Específico)
  • House Flipping

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira a conversa completa.

Para corretores e imobiliárias 

A pesquisa também traz resultados interessantes para corretores e imobiliárias. Para a expectativa de tempo quanto à mudança para o imóvel buscado, cerca de metade dos entrevistados (47%) planejam se mudar imediatamente ou em até 3 meses.

Além disso, o WhatsApp é o meio de contato preferido entre 87% do público, e 65% dos respondentes esperam retorno em pelo menos 24h ao solicitar informações sobre os imóveis. Foram 25% os que esperam uma resposta em menos de 12h.

Dados sobre a percepção de anúncios online mostram que a maior parte do público prefere aqueles que oferecem as seguintes informações: endereço completo, descrição completa do imóvel e uma boa quantidade de fotos internas e externas do imóvel. 

As informações apresentadas propõem um maior entendimento sobre tendências imobiliárias e demonstram a amplitude de opções presentes no setor imobiliário, assim como a diversidade de público e suas diferentes necessidades, que vão ao encontro de seu estilo de vida.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Como evitar problemas na hora de fechar uma negociação, tomando todos os cuidados quanto aos documentos de seu imóvel   A situação é mais comum do que deveria ser: tudo está praticamente certo para fechar um negócio imobiliário, quando de repente aparece algum entrave relacionado à documentação – seja do…

No mercado imobiliário, o valor de um projeto está relacionado à escassez, à utilidade e ao padrão construtivo   Quando se trata de empreendimentos imobiliários, o mercado se habituou à famosa pergunta: quanto custa o metro quadrado? Dependendo da resposta, o imóvel é classificado como caro ou barato. Muitas vezes,…

Em apresentação exclusiva para a Esquema Imóveis, a Fraiha Incorporadora apresentou seus mais recentes projetos do mercado de alto padrão no bairro do Alto de Pinheiros   A incorporadora Fraiha, referência no mercado imobiliário de alto padrão em São Paulo, possui mais de 49 anos de experiência e é reconhecida…

Com o aquecimento do mercado de casas em condomínios, a região do Morumbi, Jardim Guedala e Cidade Jardim ganha cada vez mais atrativos para esse tipo de empreendimento   Com o aumento da procura por casas de condomínio, especialmente desde o início da pandemia, a macrorregião do Morumbi (que abrange…

Conheça os impactos no mercado imobiliário desses mecanismos públicos de gestão e desenvolvimento urbano   As Operações Urbanas são instrumentos de intervenção pública que podem ajudar a modificar a paisagem e a ocupação das cidades, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo. Elas estabelecem regras e incentivos para o adensamento…

Urbano Santiago e Felipe Dantas, da Seed Incorp, falam sobre o cenário de incorporações para condomínios de casas de alto padrão   O mercado de casas de condomínio sempre teve muita demanda na cidade de São Paulo, já que esse tipo de imóvel tende a aliar o conforto de uma…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

A futurista Sabina Deweik e o diretor de inovação e expansão da Esquema Imóveis, Marcelo Alcântara, falam sobre o que torna uma empresa e seus profissionais inovadores   Vivemos em um contexto imprevisível, hiperconectado e dominado pela ansiedade, no qual percebemos, cada vez mais, uma aceleração da vida e dos…