< Voltar

Pesquisa: as prioridades de compradores de imóveis

Dados do Data ZAP nos ajudam a entender os interesses e o perfil dos compradores

Pesquisa realizada recentemente pelo Data ZAP  conta com as entrevistas de 800 pessoas diferentes para extrair dados sobre o perfil do público que pretende comprar um imóvel e o que ele busca nos quesitos tipo de imóvel, metragem, número de dormitórios e área de lazer. Além disso, também há informações acerca de investimentos imobiliários e preferências referentes ao momento pré-compra.

Quem pretende comprar um imóvel?

Dos entrevistados, 57% são mulheres; 60% são casados, moram juntos ou estão em união estável; e 62% têm filhos. Além disso, o público tem uma média de 48 anos de idade – foram consideradas pessoas das gerações Z,Y,X e BB.

O que o público busca?

Um total de 51% do público busca por apartamentos, que ocupam, então, o topo do ranking. Nos 2º, 3º e 4º lugares estão, respectivamente, casas (de rua ou em condomínio), sobrados e studios/kitnets. 

Além disso, 58% dos respondentes pretendem comprar um imóvel usado. Dentro desta categoria, a maioria (60%) optaria por um imóvel usado e sem necessidade de reforma. Já 38% prefere um imóvel usado com necessidade de pequenas reformas e 31% respondeu que busca por um imóvel usado, mas recém reformado. O que as pessoas menos querem é um imóvel usado que precisa de reforma total, apenas 7% dos entrevistados ofereceram essa resposta.

Entrando em questões mais específicas, os resultados mostram que imóveis com variação de tamanho entre 61m² e 120m² são os mais procurados, assim como aqueles com dois a três dormitórios, quantidade preferida por grande parte do público. No quesito suítes e vagas, a preferência é, respectivamente, uma suíte (67%) e uma vaga de garagem (56%).

Também foram publicados dados referentes a preferências de lazer. Churrasqueira e piscina externa são os ítens de lazer mais desejados pelo público, o último sendo indicado por cerca de 1 em cada 3 entrevistados. 

Sobre a localização do imóvel; os respondentes buscam, principalmente, residir em uma área segura e estrategicamente localizada, próxima a comércios, escolas e às demais facilidades. 

Dados sobre investimento imobiliário

Os dados demonstram que 88% dos entrevistados buscam por uma moradia, enquanto 12% está procurando por um investimento. Ou seja, 1 em cada 10 pessoas procura um imóvel como forma de investimento.

Conversamos com o CEO da Esquema ImóveisMarco Túlio Vilela Lima, sobre alguns tipos de investimentos imobiliários para entender melhor o que o mercado atual tem a oferecer:

  • Locação
  • SPE (Sociedade de Propósito Específico)
  • House Flipping

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira a conversa completa.

Para corretores e imobiliárias 

A pesquisa também traz resultados interessantes para corretores e imobiliárias. Para a expectativa de tempo quanto à mudança para o imóvel buscado, cerca de metade dos entrevistados (47%) planejam se mudar imediatamente ou em até 3 meses.

Além disso, o WhatsApp é o meio de contato preferido entre 87% do público, e 65% dos respondentes esperam retorno em pelo menos 24h ao solicitar informações sobre os imóveis. Foram 25% os que esperam uma resposta em menos de 12h.

Dados sobre a percepção de anúncios online mostram que a maior parte do público prefere aqueles que oferecem as seguintes informações: endereço completo, descrição completa do imóvel e uma boa quantidade de fotos internas e externas do imóvel. 

As informações apresentadas propõem um maior entendimento sobre tendências imobiliárias e demonstram a amplitude de opções presentes no setor imobiliário, assim como a diversidade de público e suas diferentes necessidades, que vão ao encontro de seu estilo de vida.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Aline Araújo, gerente de parcerias da Paes & Gregori, fala sobre as regiões de São Paulo mais buscadas para novos empreendimentos   Entre os aspectos considerados na hora de escolher um imóvel na cidade de São Paulo, seja para investir ou para morar, a localização certamente é o que faz…

Em apresentação exclusiva para a Esquema Imóveis, a Fraiha Incorporadora apresentou seus mais recentes projetos do mercado de alto padrão no bairro do Alto de Pinheiros   A incorporadora Fraiha, referência no mercado imobiliário de alto padrão em São Paulo, possui mais de 49 anos de experiência e é reconhecida…

  Descubra as características e benefícios desses apartamentos que oferecem um espaço externo privativo e acolhedor para quem quer se sentir morando em uma casa   Os apartamentos garden estão se tornando cada vez mais populares no mercado imobiliário, por oferecerem espaços mais amplos, já que a área externa pode…

Um dos principais destinos da América Latina sendo reconhecido no mundo inteiro devido à sua gastronomia, arquitetura e pontos turísticos. Localizada a 138 km da capital uruguaia – Montevideo, a cidade recebe ao ano aproximadamente um milhão de turistas e tem um crescimento populacional de 2% ao ano. Com maior…

Abrir as portas de um imóvel pode torná-lo mais atrativo para o mercado e potencializar sua venda   No mercado imobiliário norte-americano, a prática de open house é uma estratégia muito utilizada. No Brasil, isso não é tão comum, mas pode ser um grande diferencial quando se trata de casas…

O arquiteto Márcio Mazza explica como o trabalho de retrofit revitaliza imóveis em localizações privilegiadas, mantendo a sustentabilidade   Projetos sustentáveis, com energia solar e mais econômica, além de caixas de retenção de água pluvial, que podem ser usadas no jardim – esse é o padrão das casas construídas pelo…

Em uma realidade em constante transformação, construtoras e incorporadores estão mudando suas estratégias e se digitalizando cada vez mais   “Esse movimento de mudanças, especificamente nas construtoras de alto padrão, já vinha acontecendo”, explica Vinícius Nageishi, da área de desenvolvimento imobiliário da Esquema Imóveis. “Essas empresas já têm uma comunicação…

O empresário português Rafael Ascenso compartilha suas perspectivas sobre a retomada da economia e o futuro do mercado imobiliário no país   Diversos países da Europa, inclusive Portugal, já aplicam medidas para flexibilização do isolamento social e reabertura da economia, devido à redução de números de infectados pelo coronavírus. Para…