< Voltar

A tecnologia na arquitetura

Devido ao seu avanço constante, a tecnologia é a principal aliada dos profissionais. A arquitetura é definida pela evolução e por isso, os avanços tecnológicos estão ligados a essa área desde o início das obras até sua finalização, facilitando a criatividade e o processo de execução.

Com as ferramentas avançadas de visualização de design digital, por exemplo, os projetistas podem identificar cada detalhe com precisão, reduzindo a margem de erros, para que a criação seja feita de acordo com a ideia original do cliente.

A arquitetura high tech consiste na utilização de materiais específicos de alta tecnologia para a criação de imóveis ou empreendimentos contemporâneos e funcionais. Esse movimento tem mais força nos Estados Unidos, Inglaterra e França, além de outros países da Europa.

 

High tech: características dessa arquitetura

A ideia de incluir a tecnologia na arquitetura tem como principal objetivo facilitar os processos e os sistemas técnicos: elétricos, hidráulicos, de circulação e climatização. Os materiais mais comuns usados na arquitetura high tech são o ferro, vidro, aço inox e alumínio.

Entre as características desse estilo arquitetônico, destacam-se:

  • Automação de sistemas;
  • Uso de luz solar;
  • Conforto térmico.

 

Arquitetos mais importantes

Há muitos profissionais que marcaram a era da arquitetura high tech. Confira os projetos de sucesso dos arquitetos a seguir:

 

Norman Foster

 

Renzo Piano

 

Richard Rogers

 

No Brasil, o arquiteto que mais se destacou nesse sentido foi João da Gama Figueiras Lima. Seu projeto arquitetônico mais reconhecido é o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek. As principais estratégias utilizadas nesse projeto, que se assemelha aos demais, foram as questões bioclimáticas, bem como a ventilação e a iluminação natural.

 

Essa preocupação com as questões ambientais assume um tema primordial nos projetos high tech, fazendo com que a tendência tecnológica da arquitetura continue cada vez mais em alta.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

Arcos, colunas e integração com elementos da natureza são algumas das características desse fascinante estilo arquitetônico   A arquitetura inspirada no estilo mediterrâneo remete à estética construtiva dos países da região que é banhada pelo Mar Mediterrâneo, como Turquia, Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, onde os invernos costumam ser suaves…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…

Os corretores Jeferson Batah e Bárbara Lopes falam sobre a procura por casas de condomínio na região do Jardim Guedala e Cidade Jardim   No mercado imobiliário pós-pandemia, a busca por casas de condomínio tem se intensificado, já que muitas pessoas estão optando por trocar os condomínios de apartamentos por…

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…