Dados do Data ZAP nos ajudam a entender os interesses e o perfil dos compradores
Pesquisa realizada recentemente pelo Data ZAP conta com as entrevistas de 800 pessoas diferentes para extrair dados sobre o perfil do público que pretende comprar um imóvel e o que ele busca nos quesitos tipo de imóvel, metragem, número de dormitórios e área de lazer. Além disso, também há informações acerca de investimentos imobiliários e preferências referentes ao momento pré-compra.
Quem pretende comprar um imóvel?
Dos entrevistados, 57% são mulheres; 60% são casados, moram juntos ou estão em união estável; e 62% têm filhos. Além disso, o público tem uma média de 48 anos de idade – foram consideradas pessoas das gerações Z,Y,X e BB.
O que o público busca?
Um total de 51% do público busca por apartamentos, que ocupam, então, o topo do ranking. Nos 2º, 3º e 4º lugares estão, respectivamente, casas (de rua ou em condomínio), sobrados e studios/kitnets.
Além disso, 58% dos respondentes pretendem comprar um imóvel usado. Dentro desta categoria, a maioria (60%) optaria por um imóvel usado e sem necessidade de reforma. Já 38% prefere um imóvel usado com necessidade de pequenas reformas e 31% respondeu que busca por um imóvel usado, mas recém reformado. O que as pessoas menos querem é um imóvel usado que precisa de reforma total, apenas 7% dos entrevistados ofereceram essa resposta.
Entrando em questões mais específicas, os resultados mostram que imóveis com variação de tamanho entre 61m² e 120m² são os mais procurados, assim como aqueles com dois a três dormitórios, quantidade preferida por grande parte do público. No quesito suítes e vagas, a preferência é, respectivamente, uma suíte (67%) e uma vaga de garagem (56%).
Também foram publicados dados referentes a preferências de lazer. Churrasqueira e piscina externa são os ítens de lazer mais desejados pelo público, o último sendo indicado por cerca de 1 em cada 3 entrevistados.
Sobre a localização do imóvel; os respondentes buscam, principalmente, residir em uma área segura e estrategicamente localizada, próxima a comércios, escolas e às demais facilidades.
Dados sobre investimento imobiliário
Os dados demonstram que 88% dos entrevistados buscam por uma moradia, enquanto 12% está procurando por um investimento. Ou seja, 1 em cada 10 pessoas procura um imóvel como forma de investimento.
Conversamos com o CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, sobre alguns tipos de investimentos imobiliários para entender melhor o que o mercado atual tem a oferecer:
- Locação
- SPE (Sociedade de Propósito Específico)
- House Flipping
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira a conversa completa.
Para corretores e imobiliárias
A pesquisa também traz resultados interessantes para corretores e imobiliárias. Para a expectativa de tempo quanto à mudança para o imóvel buscado, cerca de metade dos entrevistados (47%) planejam se mudar imediatamente ou em até 3 meses.
Além disso, o WhatsApp é o meio de contato preferido entre 87% do público, e 65% dos respondentes esperam retorno em pelo menos 24h ao solicitar informações sobre os imóveis. Foram 25% os que esperam uma resposta em menos de 12h.
Dados sobre a percepção de anúncios online mostram que a maior parte do público prefere aqueles que oferecem as seguintes informações: endereço completo, descrição completa do imóvel e uma boa quantidade de fotos internas e externas do imóvel.
As informações apresentadas propõem um maior entendimento sobre tendências imobiliárias e demonstram a amplitude de opções presentes no setor imobiliário, assim como a diversidade de público e suas diferentes necessidades, que vão ao encontro de seu estilo de vida.