A maior empresa de aviação executiva da América Latina e representante exclusiva da Honda no Brasil oferece um serviço completo e exclusivo
A Esquema Imóveis foi convidada a acompanhar a 19ª participação da Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, na LABACE 2024 (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), o maior evento de aviação de negócios da América Latina. Neste ano, um público de mais de 17 mil pessoas circularam durante os três dias da conferência (6 a 8 de agosto), que se deu no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Na feira, 144 marcas marcaram presença e 44 aeronaves foram expostas. A Líder Aviação apresentou ao público o jato HondaJet, desenvolvido pela Honda Aircraft Company. A empresa é representante exclusiva da fabricante japonesa no Brasil e, até hoje, já foram entregues globalmente mais de 270 aeronaves do modelo.
Atualmente, a versão comercializada da aeronave é o HondaJet Elite II, que oferece alcance de voo de 1.547 milhas náuticas (cerca de 2,86 mil km), velocidade máxima de 422 nós (782 km/h) e capacidade de transporte para até 8 pessoas, considerando tripulação e passageiros.
“O HondaJet, na versão Elite II, é o mais econômico, mais sustentável e com maior alcance do mercado de jatos leves. Por exemplo, é possível cobrir todas as capitais do Nordeste brasileiro a partir da cidade de São Paulo, sem escala, com o jato”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas da Líder Aviação.
Os executivos da Líder Aviação também apresentaram detalhes do HondaJet Echelon, em fase final de desenvolvimento pela fabricante, no LABACE. O jato é leve, com capacidade para até 11 ocupantes e autonomia para cobrir todo o território nacional sem necessidade de escalas, mesmo com lotação máxima, algo único entre as aeronaves da categoria.
“O fato de ser um jato leve para longas distâncias torna o HondaJet Echelon especialmente atrativo para viagens no Brasil. O usuário poderá voar de Porto Alegre até Manaus, por exemplo, sem parar para abastecer, além de fazer voos internacionais. Isso vem chamando a atenção dos futuros compradores”, explica Anderson Markiewicz, Diretor de Vendas da Líder Aviação.
O novo modelo terá início de comercialização prevista para 2028, mas já apresenta demanda acima da expectativa no Brasil e, de acordo com a Líder Aviação, até o mês de julho, o total de 30 cartas de intenção para aquisição do jato foram enviadas por compradores brasileiros.
A Líder Aviação
A Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 65 anos, suas principais executivas são Junia Hermont, CEO, e Bruna Assumpção, Diretora Superintendente de Aviação Executiva.
A Líder conta com mais de 1.300 colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; serviços aeroportuários; vendas e aquisições de aeronaves; serviços de manutenção; e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás.
Com presença em 21 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros.
Demanda por jatos para longas distâncias
No mercado de aeronaves novas, a tendência é de alta na procura por aeronaves que tenham autonomia para cobertura de todo território nacional, sem escalas, como o HondaJet Echelon.
Mercado de aeronaves seminovas impulsiona serviço de consultoria
A demanda por aeronaves seminovas no Brasil voltou a crescer, refletindo o surgimento de novos entrantes que estão adquirindo uma aeronave executiva pela primeira vez, aumentando ainda mais a demanda por consultoria de compra e venda de aeronaves.
Segundo estudos realizados pelos especialistas da Líder, em 2022 foram registradas 379 transações de compra e venda de aeronaves usadas no Brasil, representando um aumento de 135% em relação às 161 transações de 2019, antes da pandemia. Após queda de 12,5% em 2023, entre janeiro e abril de 2024 foram registradas 129 transações, indicando repetição de 2022.
Na Líder, os leads seguem aquecidos por seminovas e na busca de consultoria para a melhor escolha da aeronave. “A compra de uma aeronave é um investimento significativo e nem sempre o comprador sabe qual é o avião ou helicóptero ideal para suas necessidades, nem onde encontrá-lo”, explica Markiewicz.
A empresa oferece o serviço Líder Acquisitions, em que assessora os clientes a identificarem a aeronave que melhor se adequa às especificidades de suas missões, proporcionando uma análise detalhada do mercado, avaliação precisa dos diferentes modelos e fabricantes de aeronaves e suporte completo em todo o processo de compra e venda.
Mercado aquecido impulsiona a modernização de aeronaves
A Líder Aviação anuncia que firmou acordo para fazer a modernização de um jato Hawker 400A com a instalação do aviônico Garmin G5000®️. Esta será a primeira vez que a instalação deste sistema será realizada por um centro de manutenção no Brasil e será concluída ainda em 2024.
Focada em ampliar as soluções de acesso à internet à bordo e conectividade, a empresa também anuncia, dentre diversas soluções disponíveis, o desenvolvimento de um projeto com o sistema Airtex+ para substituir o Airshow obsoleto nos jatos Learjet, podendo também ser instalado em outros modelos.
Com isso, a aeronave passa a contar com recursos de última geração como moving map HD com posicionamento da aeronave, velocidade e tempo de voo, troca de mensagens de WhatsApp, e-mail e chamadas telefônicas durante o voo, além de possibilitar a conexão com o sistema pré-existente de áudio para reprodução de conteúdo. “O Airtex+ também supre a demanda dos operadores de Learjet 40/45, considerando a falta de suporte do fabricante e peças de reposição para os sistemas originais”, explica Thiago Damasceno, Diretor Comercial de Manutenção Executiva da Líder Aviação.