< Voltar

NeuroArquitetura: a relação do ser humano com a cidade

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento

 

A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui diferentes interfaces com outros campos de conhecimento.

Nesse sentido, há um aumento significativo do campo de pesquisas sobre a relação entre o ser humano e os espaços construídos, isto é, entre o ambiente e o usuário. Aqui, potencializa-se, inclusive, a compreensão de mensagens transmitidas por esses espaços em níveis menos conscientes de percepção.

Neurociência como aporte

Comumente confundido com a Psicologia Ambiental, o conceito diferencia-se pelo grande aporte da neurociência, esta a qual permite um entendimento mais profundo e completo das reações fisiológicas do organismo, bem como do cérebro, quando expostos aos estímulos de determinado ambiente. É por esse motivo que a NeuroArquitetura é colocada em um patamar mais amplo em termos de estudo, uma vez que alcança respostas sobre diferentes sistemas do ser humano, como o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imune.

Sobre esta ideia, reitera-se a sua dimensão se pensarmos nos níveis em que se aplica, desde o molecular e o celular até questões comportamentais, sem deixar de lado, no entanto, seu objetivo principal: a compreensão sobre o impacto dos ambientes físicos nos indivíduos. São alguns exemplos desses efeitos:

  • Liberação de substâncias químicas (hormônios e neurotransmissores, por exemplo);
  • Expressão genética;
  • Plasticidade cerebral;
  • Alteração dos estados mentais, percepção, emoções ou comportamentos.

Relação humano x espaço

Dessa forma, é possível entender que a NeuroArquitetura consiste em uma busca pela criação de ambientes capazes de estimular ou inibir determinados padrões. Profissionais arquitetos que utilizam a neurociência na hora de elaborar um projeto, por exemplo, conseguem alcançar um resultado diferenciado na relação humano/espaço.

Esses aspectos, no entanto, não excluem o fato de que as pessoas são únicas e influenciadas por uma série de fatores, como os genéticos, subjetivos e culturais. Aqui, o conceito deve ser utilizado com o princípio “eficiência com qualidade de vida e bem-estar pessoal”. Ainda com a importância dos espaços e da cidade para a sensação de pertencimento, Jacobs (2011) acrescenta como essa mesma sensação causa nos indivíduos a vontade de cuidar, e que sem esta, muito se pode observar situações de pior estado de conservação dos espaços.

Sensação de pertencimento e retorno ao espaço público

Nesse sentido, para além dos impactos positivos na relação dos moradores com suas respectivas residências e arredores, é de importante destaque a consequência deste efeito nos próprios espaços; ora, se há o senso de pertencimento, há o senso de responsabilidade advindo da conexão positiva entre o humano e a cidade. Aqui, à medida em que o indivíduo se sente cuidado, sentir-se-á, da mesma forma, responsável pela manutenção e preservação daquilo que o cuida.

Conheça a casa de alto padrão com projeto premiado do renomado arquiteto Isay Weinfeld, bela combinação de arquitetura sofisticada, inteligente e repleta de elementos naturais.

Casa de alto padrão com projeto premiado
ARTIGOS
RELACIONADOS

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, as opções de lazer podem fazer a diferença no valor do imóvel e no bem-estar de toda a família   Uma das grandes questões, ao comprar um imóvel, é decidir se você quer um local com opções de lazer próprias ou se…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Descubra algumas das melhores séries disponíveis na internet para quem gosta de arquitetura e decoração   Os serviços de streaming e plataformas de vídeos, hoje em dia, não oferecem apenas conteúdo de entretenimento. Além de relaxar com programas mais descontraídos, é possível aprender muita coisa – principalmente se você aprecia…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…