< Voltar

Salão do Móvel de Milão: as 3 principais tendências

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações

 

O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano entre os dias 18 e 23 de abril e trouxe destaques incríveis em suas diversas criações.

Com uma nova abordagem para o design interno dos pavilhões, o Salone del Mobile conseguiu preservar o seu prestígio e tradição sem deixar de oferecer aos expositores e aos visitantes uma experiência com mais acessibilidade. A exposição foi organizada em um único nível com o objetivo de facilitar o fluxo de pessoas, permitindo, também, uma vivência mais dinâmica com instalações interativas ao longo do percurso.

Considerado o maior evento de design de mobiliário e produto do mundo, o Salão do Móvel, em Milão, concentrou 1.962 expositores e contou com mais visitantes do que a edição anterior do evento. Ao unir produções fantásticas, tanto do passado quanto do contemporâneo, chega-se à conclusão inevitável de que as três principais tendências das criações permeiam a sustentabilidade, cores e acabamentos metalizados. 

  1. Sustentabilidade

Sem abandonar o compromisso, iniciado em 2022, em manter a sustentabilidade como sua prioridade, o Salão recebeu, recentemente, a certificação ISO 20121 de organização sustentável de eventos, reiterando a importância do tema tanto em sua estrutura como na utilização de materiais oriundos da reciclagem em diversas peças expostas.

AAVA02_sustentabilidadeAava 02: criação de destaque em sustentabilidade

A criação oferece um modelo responsável e um minimalismo clássico com novos materiais sustentáveis. Feito a partir do plástico polipropileno pós-consumo durável misturado com material virgem, a nova edição, assinada por Antti Kotilainen, em 2013, destaca-se por suas variáveis espessuras que demarcam seu perfil sinuoso. Além de contar com 30% de sua matéria-prima de origem reciclada, foi introduzida uma nova versão totalmente estofada sem o uso de cola, uma almofada de assento removível e uma capa removível. A coleção é certificada pelo FSC.

 

  1. CORES

Quanto às cores, percebe-se forte imponência e maior atratividade dos visitantes nas cores vibrantes das mesas, armários, estofados e buffet, embora os tons neutros ainda componham a experiência.

Linea_rack_coresLinea: criação de destaque em cores

A nova linha, assinada por Alessandro Mendini, designer reconhecido pelo uso das cores, foi um dos principais lançamentos do Salão do Móvel de Milão. As peças são arrojadas e de design radical e trazem a importância da decoração na vida cotidiana, afastando-se de um minimalismo tout-court. A coleção conta com três desenhos, sendo dois aparadores e uma escrivaninha, e limita-se em uma série numerada.

 

  1. Acabamentos metalizados

O acabamento metalizado configura-se como uma espécie de resposta à tecnologia e à modernidade dos tempos atuais, aparecendo em grande parte das criações e dando a elas toques de glamour e sofisticação.

Acabamentos metalizadosOltralpe: criação de destaque em acabamentos metalizados

Nas mãos de Inga Sempé, a modernidade ganhou força no buffet Oltralpe, da Glas Italia, que conta com um acabamento metálico e uma estrutura em vidro laminado totalmente espelhada. As portas da peça são em vidro espelhado de dupla face curvo e temperado com um fecho macio e são abertas com cabos cilíndricos também de vidro. Suas particularidades, como as reflexões distorcidas e indefinidas, dão ao material um caráter elusivo e opticamente fluido.

 

 

 

 

Não há dúvidas de que o Salão do Móvel de Milão é o evento âncora da Semana de Design da cidade. Neste ano, estima-se uma movimentação rumo ao evento de cerca de 350 mil pessoas do mundo inteiro, sendo 5 mil brasileiros. É também de destaque o número excepcional de participantes, além do assunto que veio para ficar e mostra-se cada vez mais primordial a toda a sociedade: a sustentabilidade.

Gostou de saber sobre a incrível feira italiana? Saiba mais sobre o assunto em nossa matéria Tendências de cores e design para 2023.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…

Confira nossas dicas e transforme um espaço de casa em estúdio musical, para tocar com sua garage band   Para quem gosta de música, não há nada mais satisfatório do que poder reservar um canto da casa para guardar seus instrumentos musicais, onde você possa também tocar sem incomodar ninguém…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

Na arquitetura, a busca por otimização e fruição dos espaços tem levado, cada vez mais, ao aproveitamento dos telhados ou rooftops   A arquitetura está sempre buscando novas formas de utilizar e reinventar os espaços. Principalmente nas grandes cidades, essa busca pelo melhor aproveitamento dos ambientes se reflete em soluções…