< Voltar

O paisagismo tropical de Gil Fialho

Um grande estudioso da flora brasileira, o paisagista se destaca pelo uso de plantas tropicais em seus projetos

 

Para o paulista Gil Fialho, que conta com uma carreira de mais de 30 anos, o paisagismo não somente resgata a identidade do local onde está inserido, integrando a arquitetura com o meio ambiente, como ainda traz um benefício ecológico. Observador e estudioso da flora nacional, ele é conhecido por desenvolver projetos que utilizam plantas brasileiras em sua composição.

Trabalhar com espécies vegetais que remetam a um ambiente tropical pode ser desafiador, já que se trata de uma flora que tende a se desenvolver de maneira irrestrita, na natureza. No entanto, Fialho é capaz de reproduzir a beleza desse ecossistema de forma organizada e ao mesmo tempo orgânica, como se as plantas não houvessem sido colocadas ali por um paisagismo e, sim, já fizessem parte da paisagem nativa.

 

 

Em sua bagagem, o paisagista traz projetos residenciais, comerciais e corporativos, espaços públicos e eventos, além de edifícios e condomínios (inclusive de campo, como os condomínios Quinta da Baroneza, Fazenda Boa Vista e Terras de Itu).

Entre os principais projetos criados pelo escritório de Gil Fialho estão o desenvolvimento de um cinturão verde envolvendo três empreendimentos junto a um parque botânico, uma torre corporativa com certificação LEED (Leadership in Energy and Environment Design) na Avenida Faria Lima, o paisagismo da primeira residência com certificação Grenn Building Council do Brasil e o projeto piloto para o maior empreendimento imobiliário horizontal da Bahia. Já entre projetos corporativos, estão o F.L. 4300, os Edifícios Brookfield, o Condomínio Talatona (Angola), o Warapuru e o West Whales.

 

 

No paisagismo residencial, Fialho projeta jardins que aproximam os moradores da área externa, valorizando a matéria-prima e as técnicas brasileiras. Para criar seus cenários tropicais, o paisagista usa espelhos d’água, pedras e pedriscos, palmeiras, helicônias, zingers, alpínias, arbustos (para atrair beija-flores e borboletas), bananeiras ornamentais e outras árvores frutíferas. Em seus trabalhos, ele demonstra todo o conhecimento adquirido em estudos e implantações de projetos para a recuperação de áreas da Mata Atlântica e projetos de macro paisagismo para bairros e condomínios.

Além de integrar a arquitetura com o entorno, Fialho valoriza o conforto térmico e as sensações provocadas pelo paisagismo, por meio da aproximação das pessoas com a natureza. Seu estilo ajuda a transformar e a ressignificar a paisagem, tornando-a dinâmica e estimulante.

 

 

Gil Fialho também já teve seu trabalho destacado em publicações, como o livro New Brazilian Gardens: The Legacy of Burle Marx, e recebeu os prêmios Leaf Award, Wallpaper Design Award, Prêmio Casa Claudia (como preferido do público), Prêmio Master Imobiliário e International Properties Award.

A paixão pela botânica é visível no trabalho desse paisagista autodidata, que iniciou sua carreira em um sítio em Cambury, inspirado por um amigo alemão, com quem fazia expedições pelas matas nativas. O interesse por plantas ornamentais acabou se tornando, com grande sucesso, em uma profissão.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Donos de estilos únicos e talentos imensuráveis, estes profissionais marcam o mercado brasileiro de design de interiores Um ambiente personalizado e exclusivo; estéticamente interessante e funcional; harmonizado e inteligente; e que seja uma inovadora obra de arte. Este é o objetivo de um designer de interiores; dar vida a um…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Descubra como os espaços de coworking e salas de reuniões em edifícios residenciais já se tornaram tendência na gestão imobiliária   Na última década, os espaços de coworking se tornaram uma grande tendência no mercado de imóveis comerciais – principalmente após a pandemia, com o fechamento de muitos escritórios e…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família   Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e…

Com a chegada do frio, confira nossas dicas de lareiras para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo   Quem descobre o prazer de ter uma lareira em casa geralmente não quer abrir mão disso nunca mais. Com as temperaturas caindo e o inverno se aproximando, este é o momento…