< Voltar

O estilo Lindenberg

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo

 

Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se tornasse uma verdadeira “grife” do mercado imobiliário paulistano. Com mais de 65 anos de trajetória e mais de 700 empreendimentos, a Lindenberg certamente teve um papel importante do processo de verticalização da cidade.

Fundada pelo engenheiro e arquiteto Adolpho Lindenberg, inicialmente em uma pequena sala no centro de São Paulo, a construtora já foi responsável pela construção de cerca de 14 milhões de metro quadrados na capital. Uma das propostas da empresa, que na década de 1950 executou centenas de casas de inspiração colonial, era reintroduzir essa arquitetura no país – um estilo que Lindenberg considerava ideal para a cultura e o clima brasileiros.

Em pouco tempo, a construtora se tornou uma das mais conceituadas do Brasil. Nos anos de 1960, 1970 e 1980, foram inúmeros os edifícios Lindenberg erguidos em São Paulo. A cidade estava em plena ebulição, transformando-se em uma metrópole essencialmente verticalizada. Nesse período, os estilos neoclássico e mediterrâneo conquistaram enorme aceitação no mercado imobiliário – tanto que, em certo momento, 60% dos prédios de luxo da cidade eram de inspiração clássica.

 

O estilo Lindenberg resgatou as linhas clássicas na arquitetura paulistana

 

Os imóveis da grife Lindenberg tinham, no mínimo, 400 m², com pé-direito de mais de 3 m, grandes janelas, mármores importados e uma ótima distribuição de ambientes. Em uma cidade sem espaço para empreendimentos horizontais em seus eixos mais desejados, a proposta do engenheiro, com seus edifícios, era construir “casas sobrepostas”, ou seja, levar para os apartamentos o mesmo espaço, padrão e sofisticação das mansões.

Nas décadas seguintes, a história de sucesso da empresa se manteve. A Lindenberg já havia se tornado sinônimo de qualidade, boas soluções arquitetônicas e excelência no processo construtivo. “Sempre foi uma de nossas características tratar cada condômino como se fosse único, com direito ao contato pessoal com os engenheiros, alterar as plantas, indicar os acabamentos de suas unidades. É o que denominamos ‘acabamento personalizado’, marca registrada da CAL”, afirmou Adolpho Lindenberg.

 

Arquitetura atemporal

Um dos aspectos que garantiu a longevidade da construtora, sem dúvida, foi sua preocupação em atender às necessidades de cada época. Embora o estilo dos imóveis com a marca Lindenberg seja atemporal, a construtora busca incorporar, continuamente, características e inovações para tornar a vida dos moradores mais fácil e confortável.

Um dos mais recentes exemplos dessa abertura à contemporaneidade é o projeto Praça Lindenberg, no Itaim Bibi. Com dois edifícios, localizados lado a lado (Torre Clodomiro e Torre Macurapé), o empreendimento se destaca por sua praça central, um espaço de fruição aberto ao público.

 

 

Com projeto de paisagismo de Benedito Abbud, projeto arquitetônico realizado por PSA Arquitetura e interiores por João Armentano, o empreendimento aposta em estratégias sustentáveis de gestão do consumo de água e gás, com aproveitamento de água pluvial, aquecimento solar, coleta seletiva de lixo, sensores de presença na iluminação, pontos de energia para carros elétricos e bicicletário.

A tecnologia é outro ponto forte do empreendimento Praça Lindenberg. Com infraestrutura para automação, aquecimento e refrigeração, além de um sistema de segurança extremamente moderno, a atenção aos detalhes vai desde o tratamento das piscinas até a atenuação acústica dos edifícios. As unidades e as áreas comuns foram projetadas para fornecerem o maior conforto e o menor desperdício, utilizando as técnicas e materiais mais inovadores do mercado construtivo.

 

 

Conheça os apartamentos tipo (de 135 m² e 156 m² na Torre Macurapé e 191 m² na Torre Clodomiro), garden (348 m²) e cobertura (314,4 m²) disponíveis no empreendimento Praça Lindenberg.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Conversamos com o manager da Steinway na América do Sul sobre o valor do piano na composição de um ambiente e os cuidados que ele requer   Mais do que um instrumento musical, o piano pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Com suas origens na Itália renascentista, ele…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações   O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano…

Em tempos de isolamento social, nunca foi tão evidente a necessidade de morar em casas ou apartamentos que ofereçam conforto e bem-estar   Com a pandemia do Covid-19, a recomendação de que todos ficassem em suas casas provocou uma mudança comportamental profunda no mundo inteiro. Afinal, mesmo aqueles que não…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…