< Voltar

ZOOM | Exclusividade: a verdadeira consultoria de vendas

O corretor de imóveis Jeferson Batah explica os benefícios de contar com os serviços exclusivos de uma imobiliária de alto padrão

 

Números do mercado imobiliário brasileiro indicam que, em média, um cliente costuma ser atendido ao mesmo tempo por até cinco corretores ou imobiliárias. Tudo indica que esse comportamento ocorre porque o cliente imagina estar potencializando a comercialização desse imóvel. No entanto, o que ele não percebe é que está mostrando ao mercado sua ansiedade na concretização do negócio.

Nos Estados Unidos, o mercado imobiliário atua de forma completamente diferente, já que existem regulamentações severas e os corretores trabalham como se fossem “médicos de família”, especialistas de confiança sobre um determinado assunto. Todos tendem a ganhar com isso, gerando mais segurança e credibilidade para o mercado, tanto nas informações como nas transações.

Em nosso ponto de vista, um imóvel com exclusividade significa um imóvel bem trabalhado. As vantagens vão desde o atendimento personalizado, com profundo conhecimento da região, até relatórios mensais do marketing ao proprietário, com destaque no site da empresa, newsletters e campanhas constantes nas mídias sociais. Ao contrário do que algumas pessoas tendem a pensar, imaginando que a exclusividade torna o proprietário “refém” de um corretor ou imobiliária, é preciso compreender que o mercado – principalmente de alto padrão – mudou muito.

Nossa proposta de exclusividade é potencializar a venda de um imóvel em até três vezes. Nos últimos dois anos, o ciclo médio de venda das casas, nas regiões onde atuamos, tem sido de dois anos e meio a três anos e meio. Para apartamentos, esse ciclo é de um a dois anos. Obviamente, se os imóveis estiverem bem precificados, sem problemas de documentação e adequados para comercialização. Nesse segmento, anunciar um imóvel em diversas imobiliárias trará confusão ao mercado, já que muitas vezes os valores, dados e características da propriedade aparecem de maneiras diferentes em diversos portais. Além disso, as fotos não são padronizadas e frequentemente não refletem a realidade.

Nesse contexto, a exclusividade permite que a imobiliária dedique seus esforços para oferecer um olhar mais focado ao imóvel, com a oferta do produto ao público adequado, relatórios mensais de atividades para o proprietário, filtro de clientes, segurança nas informações e, principalmente, blindagem do cliente. Assim, corretor e proprietário permanecem alinhados e em constante comunicação.

 

Gerando resultados

Sabemos que, quando um cliente opta por deixar seu imóvel exclusivo conosco, isso naturalmente gera alguma ansiedade e expectativa por parte dele, mas o corretor precisa saber lidar com essa responsabilidade. Nosso desafio é obter resultados para os proprietários que nos confiaram esses imóveis. Há um trabalho enorme da empresa e de seus profissionais, incluindo o investimento de recursos e toda uma estrutura de apoio para que a venda seja realizada.

O atendimento ao cliente exclusivo é focado e diferenciado. No caso da Esquema, há diversas campanhas nas mídias sociais, destaque com banner fixo no site e prioridade em nossos projetos especiais – como filmagem em 360 graus para realidade virtual, websérie e home staging. São ferramentas de venda que oferecemos para desmistificar o cenário da exclusividade. O proprietário não está “preso” à imobiliária; trata-se de uma parceria.

É importante tirar esse rótulo, porque o mercado mudou muito: está mais veloz, mais dinâmico. E fazemos questão de mostrar nossos resultados, porque o imóvel é realmente trabalhado de uma forma diferente. Não se trata apenas de levar compradores para visitar e não dar continuidade ao atendimento ou retorno ao proprietário. É uma verdadeira consultoria de vendas, que inclui a análise dos leads e a orientação do vendedor no que diz respeito ao mercado – inclusive compartilhando nossa expertise e sugerindo adequação do valor, de acordo com o ticket médio da região, quando necessário.

Felizmente, essa concepção fechada do segmento está caindo por terra, porque uma nova geração de corretores compreendeu que os clientes de alto padrão valorizam a confiança e a segurança. Os proprietários não querem lidar com diferentes imobiliárias e profissionais; eles querem saber o nome de quem entra em sua casa e negocia seu patrimônio. A exclusividade estabelece esse relacionamento próximo e abrangente, com um leque de serviços. Nosso trabalho é facilitar a venda, divulgar, entrar em contato com parceiros, até mesmo selecionar o perfil dos clientes e realizar um filtro para que os proprietários não percam seu tempo; tudo isso com ética e segurança. Trata-se de um atendimento personalizado, diferenciado e constante – um trabalho que eu chamaria de artesanal.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A gerente comercial Telma Gavenas fala sobre a história das casas de vila em São Paulo e a busca por moradias em ruas fechadas para escapar do ambiente de metrópole   Em uma das cidades mais cosmopolitas do Brasil, a busca por segurança, lifestyle e tranquilidade é um dos fatores…

A corretora de imóveis Ana Helena Ratto Avallone explica o que motiva a escolha de um segundo imóvel, geralmente em condomínios mais afastados da cidade e em contato direto com a natureza   A busca por uma segunda moradia é muito comum no mercado de alto padrão. O primeiro ponto…

As corretoras Ieda Potomati e Wania Zanirato atuam no mercado imobiliário há mais de 30 anos e falam sobre as transformações que marcaram a profissão ao longo das últimas décadas   Na época em que começamos a trabalhar com a corretagem, o mercado de alto padrão era muito diferente. Temos…

O gerente de desenvolvimento imobiliário Vinicius Nageishi explica os processos envolvidos na incorporação de imóveis   A última década tem apontado um crescimento vertiginoso do mercado imobiliário nacional, devido a diversos fatores, entre eles a maior oferta de crédito para o setor e o aumento do poder aquisitivo das famílias…

O corretor de imóveis Alex Scartezini de Rezende explica como funciona o processo de avaliação de um imóvel   Como determinar o custo de um imóvel? Essa é uma pergunta feita por muitos proprietários e corretores. Em geral, o valor de um imóvel é baseado no real valor da venda…

O comportamento do mercado durante o ano de 2018 e o primeiro trimestre de 2019, por Túlio Vilela Lima    Reiteradamente, digo para minha equipe que no ano de 2018 não faltaram emoções. Tanto no campo macroeconômico, quanto na política nacional, 2018 foi marcado por uma série de eventos que…

O diretor jurídico da Esquema Imóveis, Rafael Antal, fala sobre o papel do advogado no processo de compra e venda de imóveis   Não há dúvidas quanto ao crescimento do mercado imobiliário nos primeiros meses de 2019. Como bem apontado por meu amigo Túlio, em seu último artigo na nossa…

A gerente de locações Gloria Mota fala sobre o boom do mercado e os cuidados que se deve ter ao locar um imóvel   No início deste ano, notamos um aumento no volume de locações. Isso ocorre com frequência, são processos cíclicos. Quando o mercado começa a se movimentar, seja…