Arquiteto com um novo pensamento para a cidade
Bernardes é um sobrenome que marca a arquitetura brasileira desde a década de 1950 até a atualidade. Neto de Sergio e filho de Claudio, também arquitetos, Thiago faz parte da terceira geração da família que, com histórias, traços e vivências diferentes, divide uma mesma arte: a arquitetura como forma de definir o estilo de morar no Brasil.
Cada um dos três membros dos Bernardes vivenciou uma época específica com uma arquitetura diferente. Para Thiago, seu avô e seu pai, cada qual com suas experiências e particularidades, concederam-lhe uma ligação forte com as relações humanas e com a natureza. No entanto, ainda que com essa mesma veia arquitetônica permeando a família, Thiago correu atrás de uma arquitetura que fosse dele, imprimindo seu próprio estilo e definindo o seu lugar no mercado.
O arquiteto é um dos maiores nomes – e sobrenomes – associados ao que se concebe como arquitetura de sucesso. Com características únicas que buscam integrar seus projetos com as respectivas paisagens e elementos naturais presentes nos espaços, Thiago assina obras que vão além da arquitetura. Como ele mesmo diz, referindo-se à Casa Delta, no Guarujá, e à Capela Joá, no Rio de Janeiro, “Vai além da arquitetura, está inserido num contexto de um novo pensamento para a cidade”.
A arquitetura de Thiago Bernardes
Com a concepção de que a história da arquitetura está completamente atrelada às descobertas, pesquisas e às mudanças profissionais e empresariais, o escritório Bernardes Arquitetura busca não se fechar em um único tipo de arquitetura. Quanto a isso, Thiago ressalta como tem estudado sobre aspectos diversos, como fachada, estrutura metálica, madeira, terra e arquitetura com barro.
Para ele, outro importante elo entre os Bernardes está na forma de se enxergar a arquitetura: distante do olhar escultórico. Diferentemente de Oscar Niemeyer, por exemplo, que é muito escultural para depois entender o interno, os projetos das três gerações têm em comum o caminho inverso. Um dos milhares dos efeitos da Pandemia reforça esta particularidade: a busca pelo conforto.
3 projetos renomados
Thiago acumula milhares de projetos arquitetônicos. Conheceremos, a seguir, três obras marcantes do arquiteto carioca.
Casa Delta
O projeto tem como destaque a cobertura da residência, firmada em estrutura metálica fina e inspirada no formato de uma asa-delta que sustenta as esquadrias de vidro e concede ao terraço a qualidade de mirante com vista para o mar. Em área com acentuado declive, a casa foi pensada para aproveitar seu entorno e com espaços que se adaptam ao terreno.
De acordo com o arquiteto, “A intervenção realizada partiu da observação da topografia e da floresta, de modo que a casa ficasse integrada à paisagem natural. Os níveis se harmonizam com um percurso interno que tem como ponto de partida a praça de acesso e como destino o terraço”.
Com um conceito forte de integração, Bernardes busca garantir a neutralidade dos espaços a partir da fluidificação dos limites entre o interno e o externo. Esses aspectos se mostram, por exemplo, no paisagismo que adentra o hall de entrada no andar térreo, bem como nos vidros no terraço que permitem a integração com o lado de fora. Para o arquiteto, o projeto utiliza-se de estratégias que protegem a área ao mesmo tempo que possibilitam uma vivência integrada à natureza.
Capela Joá
A concepção do projeto foi norteada por uma busca conceitual pela simplicidade. Com uma construção sistematizada em duas vigas metálicas que sustentam o deque elevado, a implantação da Capela foi definida em função do terreno com topografia irregular.
Com o objetivo de garantir um local reservado e sem fluxo de pessoas, o arquiteto buscou em três elementos da natureza, a floresta, o céu e o mar, promover uma experiência sensorial mais silenciosa e reflexiva.
Casa Alemanha
Fundado em 2011, o escritório Bernardes Arquitetura hoje é formado por quatro sócios e equipes instaladas no Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo. Dentre os concursos e prêmios recebidos pelo arquiteto, nota-se boa parte deles concedida a seus projetos de casas elegantes com materiais naturais e com um apuro formal.
A Casa Alemanha é mais um de seus projetos de destaque, este concebido em torno de um jardim central e com um projeto arquitetônico singular. Localizado em uma das melhores regiões de São Paulo, próximo a museus e instituições culturais, bem como a renomados restaurantes e importantes centros comerciais, o imóvel possui mais de 1.500 m² de área de construção, espaços amplos e integrados, área externa com piscina e paisagismo assinado por Flavia Tiraboschi.
Com materiais de extrema qualidade, o projeto foi pensado além da estética, cuidando minuciosamente do conforto, da segurança e da privacidade, reforçando ainda mais a sua preocupação com a vivência completa do morador.
Quer saber mais sobre o arquiteto e seus projetos? Conheça a Casa Alemanha!