< Voltar

Tendências de arquitetura para 2024: novos estilos, novas possibilidades

Estar atualizado com as tendências de arquitetura e decoração é essencial para quem deseja manter espaços modernos, funcionais e visualmente atrativos. Acompanhar novidades também permite que soluções e tecnologias sejam incorporadas, para tornar ambientes mais eficazes e sustentáveis. Fora que todas essas iniciativas não só valorizam o imóvel, como elevam o seu valor para uso próprio, futuras negociações ou locações.

Além disso, com as evoluções no mercado de arquitetura e decoração, temos mais criatividade, inspirações e ideias que podem ser adaptadas às necessidades e preferências de cada indivíduo. Logo, instituir elementos e estilos contemporâneos não significa abdicar da personalidade e da identidade dos residentes, mas reinventar espaços com singularidade e autenticidade. Posto que renovações também contribuem para estimular o senso estético e experiências sensoriais e emocionais.

Tendência de arquitetura
Casa com padrão contemporâneo

 

Do mesmo modo, ficar a par das oportunidades permite explorar novas perspectivas, materiais e paletas. Bem como permanecer sintonizado com a diversidade e com as mudanças culturais e sociais de nosso tempo. 

Por isso, confira, agora, cinco tendências que devem pautar 2024:

 

1) Sustentabilidade:

A preocupação com o meio ambiente e a busca por sistemas construtivos mais sustentáveis devem influenciar, fortemente, a arquitetura deste ano. Espera-se, inclusive, um aumento no uso de materiais eco-friendly, soluções inteligentes que reduzem o consumo de energia e água, e integram espaços verdes.

Prédio da Fundação Ford, em Nova Iorque, que capta a água da chuva para irrigação e resfriamento

 

2) Tecnologia:

A incorporação de tecnologias em diferentes propriedades será outra demanda. Ou seja, mais sistemas de automação residencial, sistemas de refrigeração passiva, móveis feitos por impressora 3D e eletrodomésticos conectados à internet. 

Apartamento com automação

 

3) Flexibilidade:

Com a mudança do estilo de vida, os espaços deverão ser mais flexíveis e adaptáveis. O que significa que teremos mais arquitetura modular e edifícios pré-fabricados. Também ambientes fluidos, com ênfase em cômodos abertos, integração de pessoas e versatilidade.

Projeto modular

 

4) Design biófilo:

Isso porque ele une elementos como luz natural, água, plantas e materiais orgânicos. Logo, numa conjuntura na qual a conexão com a natureza tem sido cada vez mais valorizada, os novos espaços tendem a recorrer ao bem-estar e à saúde dos ocupantes.

Integração de plantas no escritório

 

5) Arquitetura minimalista:

Por fim, o design simplificado, com foco na funcionalidade, na estética limpa e despojada, tem ganhado bastante aderência. E, com ele, têm-se utilizado tons suaves e acabamentos em travertino e porcelanato branco e bege. Posto que eles são atemporais e estão em alta para quem busca conforto e suavidade.

Casa com conceito minimalista
ARTIGOS
RELACIONADOS

Em projetos contemporâneos, o design de interiores tem apostado no uso de texturas orgânicas, com materiais naturais e formas curvas   Os materiais orgânicos sempre foram os “queridinhos” de designers e arquitetos, mas essa tendência tem ganhado cada vez mais adeptos. Em projetos contemporâneos de arquitetura e decoração, a capacidade…

Conversamos com Luiz Alexandre Souza Ventura, do Blog Vencer Limites, sobre a importância de uma arquitetura acessível   A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais recorrentes. Por isso, refletir sobre a acessibilidade na arquitetura e no urbanismo não é apenas uma exigência das legislações, para…

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área…

João Armentano é um dos nomes mais reconhecidos da arquitetura brasileira contemporânea. Paulistano, formou-se arquiteto na Faculdade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, no final da década de 1980. Ao longo de mais de 30 anos de atividade, atuou tanto no campo da arquitetura como do design de interiores e…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

A evolução do mercado imobiliário oferece uma nova perspectiva para a apresentação das propriedades de alto padrão em São Paulo. Com a evolução da era digital, os clientes desenvolveram novos hábitos ao buscar imóveis e, para atender este público, a Esquema Imóveis investe em uma equipe focada em captação de…

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa   A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores. No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…