< Voltar

Quotidiano – Dia 21

Querido diário…

Hoje é feriado, mas no home office temos a impressão de que todos os dias são meio parecidos, não é? De todo modo, estamos passando só para postar a live de ontem, com a autora e estudiosa de yoga e meditação Márcia de Luca, e deixar registrada nossa dica do dia, pra não perder o costume. 🙂

 

 

Esta semana, nós recomendamos alguns sites e aplicativos para o público infantil, que podem ajudar os pais a manterem as crianças entretidas, enquanto eles tentam trabalhar. Mas, nos dias que seriam de “folga”, o que fazer com os pequenos? Deixá-los simplesmente jogando e vendo conteúdos em frente às telas?

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias de atividades para fazer com as crianças (filhos, irmãos, sobrinhos, enteados, etc.), que podem tornar o isolamento social um pouco mais lúdico e divertido:

 

Jogos de tabuleiro

Com três ou mais pessoas, é possível brincar dos mais variados jogos (Banco Imobiliário, Detetive, Imagem & Ação, até mesmo bingo) sem precisar sair de casa. Caso não tenha nenhum desses jogos, um baralho ou mesmo papel e caneta (já jogou Stop?) podem garantir a diversão de toda a família.

 

Preparar uma receita juntos

Não apenas cozinhando, mas também realizando outras tarefas domésticas (como organizar um armário ou limpar a sala), as crianças podem aprender a colaborar pelo bem-estar de todos, de forma leve e gostosa. Não há nada melhor do que preparar um bolo juntos e depois poder saborear o resultado da receita! Ah, e tudo se torna ainda mais prazeroso se colocarem uma música legal pra tocar, enquanto executam a tarefa.

 

Videochamadas com pessoas queridas

Já que não podemos nos encontrar pessoalmente, por que não promover encontros por meio de videoconferência com as pessoas que amamos? Se o seu filho sente falta dos amiguinhos da escola, tente organizar uma chamada com alguns deles, para que conversem e matem um pouco a saudade. Ligar para os avós, tios e tias, também é uma forma maravilhosa de manter as pessoas conectadas e estreitar os laços. Já que temos tantas tecnologias à nossa disposição, temos mais é que usá-las!

 

Fazer algum tipo de artesanato

Os trabalhos manuais são excelentes opções para passar o tempo em períodos estressantes, principalmente porque são uma forma de materializar ideias. Se você sabe costurar, pode ensinar seus filhos a fazerem pequenos objetos, como almofadinhas ou roupas de bonecas. Você também pode reaproveitar pedaços de tecidos para encapar cadernos ou criar porta-retratos divertidos. Para quem quer ir mais a fundo, a marcenaria e a pintura também podem ser excelentes maneiras de usar a criatividade e “brincar” com objetos que se tem em casa. E, caso você não tenha muito talento para atividades artesanais, há inúmeros vídeos de DIY (do it yourself) na internet, com tutoriais ensinando a fazer todo tipo de coisa. Só não vale ter preguiça!

 

 

Decorar a casa para a Páscoa

Este ano, para muitas famílias a Páscoa talvez não tenha a comemoração que se esperava. Mas, para quem tem crianças, pode ser um momento especial de lembrar das alegrias que se encontram nas pequenas coisas. Criar decorações para a casa, feitas com papel e outros materiais reciclados, pode ser uma forma de envolver os pequenos no espírito da festa. Inventar pequenas caças aos doces nos locais mais inusitados, com pistas para encontrar o “tesouro”, é outra ideia que pode dar muito certo. A criatividade é o limite!

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Mais uma semana começa, diário. E como estamos nos sentindo? Não tem resposta certa para essa pergunta. Só o que podemos fazer é observar nossos sentimentos, aceitando quando não dá pra evitar os pensamentos negativos e abraçando os positivos (sempre!), para que possamos nos manter conectados a eles. Há poucos…

O Centro de São Paulo abriga alguns dos edifícios mais antigos e emblemáticos da cidade. Com o avanço da modernização urbana, muitos desses prédios históricos começaram a passar por um processo de atualização conhecido como retrofit, uma forma de renovar sem apagar a história. O retrofit consiste em ressignificar construções…

Querido diário, A palavra “medo” tem sido uma das que mais aparecem nas redes sociais de todo o mundo, desde o início da pandemia do coronavírus. Ao lado de “tristeza” e “esperança”, essa palavra indica o quanto vivemos em uma “cultura do medo”. De acordo com o sociólogo Frank Furedi,…

Feliz aniversário pra gente!!! Foram 50 anos de muitas histórias e realizações, diário. Nós da Esquema temos orgulho de comemorar este dia tão importante, mesmo à distância. Ou melhor, vamos apenas iniciar as comemorações digitalmente, porque elas irão se estender por todo o ano de 2020, com direito a muitos…

#Sextou, diário. Outro final de semana está chegando e, com ele, mais uma chance de usar nosso tempo de maneira consciente: buscando ver o lado bom das coisas. Essa foi uma das mensagens da live de ontem no nosso Instagram, em que o sócio-diretor da Esquema, Marcelo Alcântara, conversou com…

Agosto é um mês simbólico para o mercado imobiliário. No dia 27, celebra-se o Dia do Corretor de Imóveis, data que homenageia os profissionais responsáveis por conectar pessoas a lugares e desejos a escolhas concretas. Mais do que intermediar uma negociação, um bom corretor compreende projetos de vida e atua…

Olá, diário. “A vida não fica mais fácil ou compreensiva; nós é que ficamos mais fortes e mais resistentes.” A frase do autor norte-americano Steve Maraboli é perfeita para ilustrar como a nossa mudança parte de dentro. Mais uma semana chega ao fim. Caminhamos em frente, tropeçamos algumas vezes e…

Nossa, diário… com essa história de home office, às vezes parece que perdemos um pouco a noção do tempo. Já faz uma semana que estamos aqui, contando nosso quotidiano, mas temos a impressão de que faz muito mais do que isso! Os dias em isolamento têm sido produtivos, com certeza,…