< Voltar

A influência francesa nos Jardins

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo

 

A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a paisagem da região, que foi planejada e implantada seguindo os conceitos de bairros-jardins, privilegiando casas e canteiros ajardinados, com grandes terrenos livres.

No que diz respeito às características urbanas, o destaque dos Jardins é o traçado não retilíneo das ruas, sem esquinas que obstruam a vista, proporcionando uma sensação de segurança. Essa forma mais orgânica foi, em parte, inspirada na obra do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

 

 

Já no que diz respeito à arquitetura, algumas das casas mais icônicas do bairro foram projetadas pelo arquiteto francês (radicado no Brasil) Jacques Pilon, entre as décadas de 1930 e 1960. Embora ele tenha sido um dos propagadores do modernismo no país, suas influências iniciais foram o ecletismo e a art déco, ou seja, uma arquitetura de padrões mais clássicos, mas evitando excessiva ornamentação em suas fachadas.

“Pilon fez muitas casas nos Jardins, nesse estilo francês original, que era inspirado nos châteaus da França. O estilo estava muito na moda naquela época, por volta das décadas de 1950 e 1960”, conta Guilherme Carvalho, corretor da Esquema Imóveis.

 

Exemplo clássico de château francês

 

Um exemplo de imóvel com inspiração francesa é uma casa projetada pelo arquiteto Jean Seine, localizada no Jardim Europa. “A família foi até Paris, contratou o arquiteto e também adquiriu lá muitos dos materiais da construção – por exemplo, lareiras foram compradas de châteaus na França, toda a boiserie (molduras das paredes) também foi trazida de lá, assim como os móveis e o mármore”, explica Elisete Koller, corretora da Esquema Imóveis. “Então, tudo realmente é em estilo francês original.”

 

 

 

 

 

De acordo com Guilherme, até os dias de hoje há profissionais que se inspiram nesse estilo clássico da arquitetura francesa, muitas vezes se propondo a replicá-lo. “Marcos Tomanik, por exemplo, tem algumas casas em estilo francês”, observa.

Essas versões brasileiras de châteaus franceses, embora sejam uma adaptação do estilo arquitetônico para a realidade paulistana, tendem a apresentar alguns elementos característicos, como linhas retas, mas com fachadas assimétrica, compostas por planos de avanço e de retrocesso, além de pilares, amplas venezianas e janelas muitas vezes decoradas com frontões – que têm sua origem na arquitetura clássica greco-romana e que também são muito utilizados em construções neoclássicas.

 

 

 

A influência francesa, principalmente em bairros privilegiados de São Paulo, deve-se principalmente ao fato de as famílias da alta sociedade paulistana enviarem seus filhos para estudar na Europa – uma prática que teve seu auge com os barões do café, no século XIX (a chamada Belle Époque), período em que Paris era considerada a capital cultural do mundo. Tanto que o francês era um idioma obrigatório nas escolas tradicionais da cidade. E as inspirações arquitetônicas não se limitaram aos Jardins – outros bairros, como Higienópolis e Campos Elíseos, também tiveram casarões construídos com influência europeia.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

 Projetadas para trazer charme e funcionalidade, as escadas podem se tornar verdadeiros destaques em uma casa ou apartamento   Quando paramos para observar a arquitetura de um imóvel, é raro prestarmos muita atenção em escadas. No entanto, esse é um elemento da construção que pode fazer uma enorme diferença –…

Veja como tornar esse ambiente de encontros e comemorações ainda mais especial   O local de reunião familiar, em muitos lares ao redor do mundo, é a mesa de jantar. Principalmente no final de ano, em que as festas aproximam as pessoas para refeições especiais, a importância desse ponto da…

As estações do ano influenciam diretamente a forma como pensamos os ambientes e, em regiões tropicais, essa relação se torna ainda mais evidente. Na arquitetura, soluções para melhorar o conforto térmico e a eficiência energética ganham destaque. Mas como essa lógica se estende à decoração e ao design de interiores?…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….

Conheça as vantagens de ter um ofurô em sua casa ou apartamento e aprenda a cuidar bem desse espaço tão relaxante   A cultura oriental é valorizada por seus conhecimentos milenares no que diz respeito ao cuidado com a saúde e o bem-estar. Vem do japonês a palavra ofurô, um…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Piscinas que equilibram beleza, sofisticação e funcionalidade são tendência no alto padrão   O design das piscinas com borda infinita faz com que a linha da água pareça não ter fim, transbordando e se estendendo além dos limites da piscina. Trata-se de uma solução moderna e sofisticada, ideal para terrenos…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…