< Voltar

Iluminação interna como decoração

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores

 

Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas e bem posicionadas são capazes de dar uma nova dimensão ao espaço, acrescentando vida e personalidade.

Uma boa iluminação ajuda a criar profundidade e pode transmitir uma sensação de maior amplitude, além de tornar os ambientes mais aconchegantes e direcionar o olhar para determinadas áreas – enfatizando obras de arte, por exemplo, ou destacando itens de uma estante ou prateleira. Tudo depende do equilíbrio entre luz e sombras, já que a disposição das luzes pode tanto tornar o espaço mais acolhedor quanto mais dramático.

 

 

A solução para cada ambiente precisa ser pensada de acordo com o uso daquele espaço e a atmosfera desejada. Para criar a iluminação, podem ser usadas luzes embutidas, abajures ou luminárias, lustres, fitas de LED, spotlights, ou mesmo lâmpadas integradas à arquitetura.

 

 

A estratégia do design está em combinar da melhor forma os pontos de luz e os móveis/objetos. O projeto de iluminação também deve levar em conta a entrada de luz natural nos ambientes, preenchendo com lâmpadas artificiais os espaços que não sejam contemplados por essa luz e criando um ambiente agradável em qualquer horário do dia.

 

 

As luzes artificiais são capazes de criar estímulos visuais, já que o olho humano é atraído para o ponto mais brilhante em um ambiente, então sua função principal é acentuar características específicas daquele espaço. Em uma cozinha, o aspecto em evidência pode ser uma ilha ou mesa central. Mas também é necessário iluminar os cantos do cômodo, para ampliar a perspectiva, adicionando pontos sutis de luz em armários, ou superfícies que reflitam a claridade (como metais ou espelhos). Em geral, lâmpadas mais difusas e amareladas criam uma atmosfera de aconchego.

 

 

Quando se trata de chamar a atenção para determinados elementos da decoração, é preciso observar o contexto como um todo. Ao direcionar um facho de luz para uma mesa com flores, por exemplo, deve-se considerar também como será feita a iluminação geral do ambiente – embutida no teto, em um grande lustre, distribuída em pequenos spots, etc. Uma lâmpada ideal para leitura é diferente de outra que será utilizada para cozinhar, assim como a iluminação da mesa de jantar precisa ser mais elaborada que a do banheiro.

 

 

Um projeto de iluminação eficiente e funcional geralmente é um mix entre luzes decorativas e luzes ambientes. A ideia é sempre observar o espaço disponível e criar camadas de luz para obter um equilíbrio, mas com uma pitada de ousadia. O charme fica por conta dos pequenos detalhes: uma fita de LED sobre a pia, na cozinha, ou embaixo das banquetas de uma mesa, por exemplo, pode fazer uma enorme diferença.

Algumas possibilidades a considerar, na hora de escolher o estilo da iluminação interna de sua casa ou apartamento:

  • Iluminação clássica e art déco – estilos que permeiam as décadas de 1920 a 1970, com designs únicos e elaborados;
  • Iluminação industrial e retrô – estilos muito atrativos e utilizados em imóveis retrofitados, em geral são acompanhados por estruturas metálicas, tubulações aparentes e cores vivas;
  • Iluminação contemporânea – estilo mais clean, com luzes suaves, linhas geométricas e cores neutras, que preza pelo minimalismo e modernidade.
  • Iluminação em LED – esse tipo de luz é mais sustentável e ecológico, já que gasta 50% a 80% menos energia do que lâmpadas tradicionais, além de possibilitar o ajuste de diversos espectros de cor.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Descubra como paredes e detalhes arquitetônicos em pedra podem acrescentar charme e sofisticação à sua casa   As pedras estão entre os materiais de construção mais antigos utilizados pelo ser humano. Geralmente, elas são associadas a ambientes mais rústicos, como imóveis de campo. É muito comum ver pedras aplicadas em…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor   Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local…

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

Descubra como os espaços de coworking e salas de reuniões em edifícios residenciais já se tornaram tendência na gestão imobiliária   Na última década, os espaços de coworking se tornaram uma grande tendência no mercado de imóveis comerciais – principalmente após a pandemia, com o fechamento de muitos escritórios e…

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças   Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um…