Afastado do ritmo metropolitano, o Boaçava prioriza a segurança dos moradores e possui ruas bem arborizadas.
O City Boaçava é um bairro da zona oeste de São Paulo que faz parte do Alto de Pinheiros e fica próximo ao City Lapa. Mais afastado do ritmo metropolitano, oferece aos moradores um estilo de vida tranquilo, com ruas muito arborizadas, segurança, áreas de lazer conservadas e proximidade ao Parque Villa-Lobos.
A comunidade do Boaçava começou a se formar lentamente por volta dos anos 40, quando a Companhia City iniciou o loteamento da região. Após diversos desenrolares, o bairro começou a se consolidar com o surgimento da Sociedade de Amigos do Bairro City Boaçava (SAB) entre as décadas de 70 e 90.
Junto aos órgãos públicos e moradores, a SAB resolveu os problemas relacionados à água, iluminação das ruas e praças, asfalto, limpeza de entulhos, dedetização, desratização, conservação e urbanização das praças e jardins da área, dando forma ao atual City Boaçava.
Ruas seguras e tranquilas
De acordo com André Serroni, corretor da Esquema Imóveis, o bairro se destaca por sua tranquilidade e segurança. “O bairro sempre se preocupou muito com essa questão. Teve câmeras desde o início e carros da companhia de segurança circulando pelas ruas. Além disso, conta com um posto de polícia na Praça Central e entradas estreitas e limitadas”, aponta.
Esta estrutura se tornou um diferencial do City Boaçava e Serroni comenta sobre uma preocupação que era comum entre quem buscava imóveis na região: a predominância de casas. “Muitas pessoas tinham medo de morar em casa, preferindo apartamentos, o que na região não é majoritário, visto que ela é horizontal”.
Assim, o corretor conta que os imóveis do bairro eram a alternativa ideal, tornando-se um grande atrativo àqueles que desejavam as conveniências da área, mas tinham como necessidade principal a segurança. “Eu sempre dizia: ‘você conhece o City Boaçava? Vamos olhar algumas casas’. E as pessoas se sentiam seguras lá”.
Os arredores do City Boaçava
Por mais residencial que o bairro seja, seus arredores são ricos em lazer, serviços e conveniências. Confira:
- Parque Villa-Lobos
A SAB, Sociedade de Amigos do Bairro City Boaçava, participou da criação do Parque e, atualmente, também participa de sua implantação e conservação. O espaço foi inaugurado no final de 1994, com projeto do arquiteto Décio Tozzi.
O Villa-Lobos é um destino para quem pratica esportes ou busca áreas verdes e lazer com família, amigos e pets.
- Instituto Tomie Ohtake
Fundado em 2001, o Instituto se dedica a exposições que evidenciem o diálogo entre as artes visuais e a educação, a arquitetura e o design. A entrada é gratuita e as visitas são guiadas.
- Mercado Municipal de Pinheiros
Inaugurado em 1910, o mercado possui uma variedade de empórios, mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda, açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura. Também há empório de cervejas especiais, pizzaria napolitana, cevicheria e até uma loja vitrine de Alex Atala. O estacionamento é gratuito e possui capacidade para 60 veículos.
- Praça Pôr do Sol
Com arquitetura original assinada por Miranda Martinelli Magnoli e pela paisagista Rosa Kliass, possui pistas para caminhadas, playground e muretas de cimento que servem para apreciar a paisagem. Os grandes destaques, porém, decaem sobre a visão do pôr do sol, a presença de árvores remanescentes da Mata Atlântica e as grandes áreas gramadas.
Além disso, suas proximidades dispõem de colégios renomados como o Colégio Santa Cruz, Escola Vera Cruz e a Beacon School; inúmeros restaurantes; espaços de convivência; praças; centros culturais variados; shoppings; e pontos turísticos.