< Voltar

Espaço para brincar

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador

 

Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e condições para se divertirem, socializarem e crescerem com saúde.

No caso de prédios, é importante verificar quais são as amenidades que o condomínio oferece. Playground, piscina e quadra esportiva são excelentes, mas (principalmente para crianças menores) é fundamental que exista um ambiente de brinquedoteca.

 

 

Diversão para toda a família

Nos edifícios residenciais contemporâneos, o espaço da brinquedoteca tem sido pensado como um local a ser aproveitado por toda a família. Afinal, os pais ou irmãos mais velhos que acompanham as crianças também precisam de entretenimento.

Além de móveis e acessórios para estimular o desenvolvimento das crianças, é interessante que a brinquedoteca tenha outros itens, como instrumentos, mesas para jogos de tabuleiro, televisão e livros.

O espaço deve ser agradável para todas as idades. Nesse sentido, uma decoração moderna e divertida já se torna um diferencial. Paredes e móveis coloridos, em tons vibrantes, com padrões geométricos e formas inusitadas, são elementos que prendem a atenção de crianças e adultos.

 

 

 

Estimulando a imaginação

O ambiente onde uma criança passa seu tempo tem muito impacto sobre seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Por isso, a brinquedoteca precisa ser um lugar especial, que os pequenos possam associar à criatividade, imaginação e diversão.

Barras, obstáculos e paredes de escalada ajudam a estimular a atividade física. Escorregadores e rampas, balanços e piscinas de bolinhas também são garantia de crianças entretidas por várias horas.

 

 

Em geral, as crianças adoram se movimentar, pendurar e balançar, explorando as suas capacidades físicas e gastando toda a sua energia em brincadeiras. É claro que elas podem fazer isso na área externa, mas uma brinquedoteca bem estruturada permite que permaneçam ativas também em dias de chuva ou frio.

 

 

 

Já para os momentos de descanso, cabaninhas ou nichos, assim como tapetes e almofadas, acrescentam uma sensação de aconchego e proteção.

Além de um design bonito e atrativo, é importante que os móveis da brinquedoteca sejam confortáveis e possam atender a todos os tamanhos de crianças.

 

 

Organização também é uma prioridade, nesse espaço, por isso devem ser considerados locais para armazenagem dos brinquedos e jogos – todos eles ao alcance dos pequenos.

O design de interiores da brinquedoteca também precisa levar em conta a segurança dos pequenos: ambientes bem iluminados, livres de superfícies pontiagudas e objetos cortantes, com pisos antiderrapantes ou tapetes, ajudam a evitar acidentes e garantir a proteção das crianças.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Populares em filmes hollywoodianos, as casas na árvore são boas opções para quem busca proximidade com a natureza   Sonhos de infância de muitas pessoas, as casas na árvore — para hospedagem ou visitação — têm se tornado cada vez mais diversificadas, sempre oferecendo vistas privilegiadas e um contato direto…

Projetos de restauração como o Cidade Matarazzo ajudam a manter viva a nossa história, cultura e arquitetura   Instalado na região da Avenida Paulista, no início do século passado, o complexo do Hospital Umberto I (mais conhecido como Hospital Matarazzo) poderia ser mais um patrimônio histórico de São Paulo destinado…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

O centro de São Paulo é uma linha tênue entre o encanto e a perplexidade. Encanto pelas belezas arquitetônicas dos prédios históricos e toda a identidade cultural que carrega através das construções. Perplexidade pela falta de preservação e degradação desses patrimônios que são a marca da capital. Com essa problemática…

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.   Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que…

Donos de estilos únicos e talentos imensuráveis, estes profissionais marcam o mercado brasileiro de design de interiores Um ambiente personalizado e exclusivo; estéticamente interessante e funcional; harmonizado e inteligente; e que seja uma inovadora obra de arte. Este é o objetivo de um designer de interiores; dar vida a um…