< Voltar

Espaço para brincar

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador

 

Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e condições para se divertirem, socializarem e crescerem com saúde.

No caso de prédios, é importante verificar quais são as amenidades que o condomínio oferece. Playground, piscina e quadra esportiva são excelentes, mas (principalmente para crianças menores) é fundamental que exista um ambiente de brinquedoteca.

 

 

Diversão para toda a família

Nos edifícios residenciais contemporâneos, o espaço da brinquedoteca tem sido pensado como um local a ser aproveitado por toda a família. Afinal, os pais ou irmãos mais velhos que acompanham as crianças também precisam de entretenimento.

Além de móveis e acessórios para estimular o desenvolvimento das crianças, é interessante que a brinquedoteca tenha outros itens, como instrumentos, mesas para jogos de tabuleiro, televisão e livros.

O espaço deve ser agradável para todas as idades. Nesse sentido, uma decoração moderna e divertida já se torna um diferencial. Paredes e móveis coloridos, em tons vibrantes, com padrões geométricos e formas inusitadas, são elementos que prendem a atenção de crianças e adultos.

 

 

 

Estimulando a imaginação

O ambiente onde uma criança passa seu tempo tem muito impacto sobre seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Por isso, a brinquedoteca precisa ser um lugar especial, que os pequenos possam associar à criatividade, imaginação e diversão.

Barras, obstáculos e paredes de escalada ajudam a estimular a atividade física. Escorregadores e rampas, balanços e piscinas de bolinhas também são garantia de crianças entretidas por várias horas.

 

 

Em geral, as crianças adoram se movimentar, pendurar e balançar, explorando as suas capacidades físicas e gastando toda a sua energia em brincadeiras. É claro que elas podem fazer isso na área externa, mas uma brinquedoteca bem estruturada permite que permaneçam ativas também em dias de chuva ou frio.

 

 

 

Já para os momentos de descanso, cabaninhas ou nichos, assim como tapetes e almofadas, acrescentam uma sensação de aconchego e proteção.

Além de um design bonito e atrativo, é importante que os móveis da brinquedoteca sejam confortáveis e possam atender a todos os tamanhos de crianças.

 

 

Organização também é uma prioridade, nesse espaço, por isso devem ser considerados locais para armazenagem dos brinquedos e jogos – todos eles ao alcance dos pequenos.

O design de interiores da brinquedoteca também precisa levar em conta a segurança dos pequenos: ambientes bem iluminados, livres de superfícies pontiagudas e objetos cortantes, com pisos antiderrapantes ou tapetes, ajudam a evitar acidentes e garantir a proteção das crianças.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família   Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e…

As corretoras Renata Castro, Roseane Sanches e Katia Frazza falam sobre edifícios clássicos do bairro, que marcaram a história do modernismo   Higienópolis é um dos bairros paulistanos com maior tradição em arquitetura, abrigando edifícios icônicos do modernismo brasileiro. Sem perder suas características ao longo das décadas, a região possui…

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…

 Projetadas para trazer charme e funcionalidade, as escadas podem se tornar verdadeiros destaques em uma casa ou apartamento   Quando paramos para observar a arquitetura de um imóvel, é raro prestarmos muita atenção em escadas. No entanto, esse é um elemento da construção que pode fazer uma enorme diferença –…

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…

Um estilo típico do litoral, essa arquitetura se destaca pelos materiais orgânicos e integração com a natureza   O termo “caiçara” tem sua origem no tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas em torno das aldeias indígenas. Ele normalmente é utilizado para se referir aos habitantes tradicionais do litoral Sudeste…

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…