< Voltar

Espaço para brincar

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador

 

Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e condições para se divertirem, socializarem e crescerem com saúde.

No caso de prédios, é importante verificar quais são as amenidades que o condomínio oferece. Playground, piscina e quadra esportiva são excelentes, mas (principalmente para crianças menores) é fundamental que exista um ambiente de brinquedoteca.

 

 

Diversão para toda a família

Nos edifícios residenciais contemporâneos, o espaço da brinquedoteca tem sido pensado como um local a ser aproveitado por toda a família. Afinal, os pais ou irmãos mais velhos que acompanham as crianças também precisam de entretenimento.

Além de móveis e acessórios para estimular o desenvolvimento das crianças, é interessante que a brinquedoteca tenha outros itens, como instrumentos, mesas para jogos de tabuleiro, televisão e livros.

O espaço deve ser agradável para todas as idades. Nesse sentido, uma decoração moderna e divertida já se torna um diferencial. Paredes e móveis coloridos, em tons vibrantes, com padrões geométricos e formas inusitadas, são elementos que prendem a atenção de crianças e adultos.

 

 

 

Estimulando a imaginação

O ambiente onde uma criança passa seu tempo tem muito impacto sobre seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Por isso, a brinquedoteca precisa ser um lugar especial, que os pequenos possam associar à criatividade, imaginação e diversão.

Barras, obstáculos e paredes de escalada ajudam a estimular a atividade física. Escorregadores e rampas, balanços e piscinas de bolinhas também são garantia de crianças entretidas por várias horas.

 

 

Em geral, as crianças adoram se movimentar, pendurar e balançar, explorando as suas capacidades físicas e gastando toda a sua energia em brincadeiras. É claro que elas podem fazer isso na área externa, mas uma brinquedoteca bem estruturada permite que permaneçam ativas também em dias de chuva ou frio.

 

 

 

Já para os momentos de descanso, cabaninhas ou nichos, assim como tapetes e almofadas, acrescentam uma sensação de aconchego e proteção.

Além de um design bonito e atrativo, é importante que os móveis da brinquedoteca sejam confortáveis e possam atender a todos os tamanhos de crianças.

 

 

Organização também é uma prioridade, nesse espaço, por isso devem ser considerados locais para armazenagem dos brinquedos e jogos – todos eles ao alcance dos pequenos.

O design de interiores da brinquedoteca também precisa levar em conta a segurança dos pequenos: ambientes bem iluminados, livres de superfícies pontiagudas e objetos cortantes, com pisos antiderrapantes ou tapetes, ajudam a evitar acidentes e garantir a proteção das crianças.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

Descubra alguns dos imóveis com as melhores vistas da capital paulista, em bairros como Jardim Europa, Pinheiros e Cidade Jardim   Ter uma vista privilegiada está entre os elementos essenciais para a escolha de um imóvel, especialmente no segmento de alto padrão. Além de contribuir para a valorização de uma…

Descubra algumas das melhores séries disponíveis na internet para quem gosta de arquitetura e decoração   Os serviços de streaming e plataformas de vídeos, hoje em dia, não oferecem apenas conteúdo de entretenimento. Além de relaxar com programas mais descontraídos, é possível aprender muita coisa – principalmente se você aprecia…

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

Em tempos de isolamento social, nunca foi tão evidente a necessidade de morar em casas ou apartamentos que ofereçam conforto e bem-estar   Com a pandemia do Covid-19, a recomendação de que todos ficassem em suas casas provocou uma mudança comportamental profunda no mundo inteiro. Afinal, mesmo aqueles que não…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…