< Voltar

Arquitetura e design de interiores: inspirações para o inverno

Como preparar a sua casa para os dias frios

 

As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações.

Com a chegada do inverno, por exemplo, em que as temperaturas começam a despencar, nota-se uma forte inclinação para o recolhimento, bem como a alta busca pelo que remete o aconchego e o abrigo. Nesse sentido, vê-se uma tendência de as pessoas optarem por programas mais reclusos e caseiros, aproveitando a estação mais fria do ano em ambientes mais acolhedores, principalmente em seus respectivos lares.

E como os aspectos de uma casa podem contribuir para uma atmosfera mais agradável no inverno? É aí que a arquitetura e o design de interiores revelam as suas importâncias para não somente as questões estéticas, mas sim, também, para a experiência com o ambiente como um todo.

Como transformar os espaços de uma casa?

Em países como o Brasil, em que na maior parte do tempo convivemos com climas quentes, muitas vezes as construções não são preparadas para temperaturas mais baixas. É muito mais comum, por exemplo, estratégias que buscam garantir o resfriamento dos ambientes, devido às nossas características climáticas tropicais, do que o planejamento para as frentes frias.

Quanto a isso, nota-se que a calefação e o isolamento não se mostram sempre presentes nas casas, dificultando o conforto térmico interno. Quando uma construção responde ao clima de onde estão localizadas, as adaptações são mais simples.

No entanto, em lugares com variações mais abruptas, em que as temperaturas contam com oscilações mais intensas de frio acentuado e forte calor, é muito importante um preparo arquitetônico e de design de interiores mais minucioso, como a implantação de paredes isolantes, lareiras, pisos acarpetados, entre outros.

Arquitetura e design de interiores: estratégias para o inverno

Uma possibilidade que pode contribuir com a criação de espaçosos mais harmônicos com a chegada das baixas temperaturas é o equilíbrio entre materiais de revestimento interno. Aqui, alternar revestimentos frios, como cerâmicos, pedras polidas, porcelanatos e cimentados, com revestimentos quentes, como madeiras, vinílicos e laminados, pode ser uma solução.

Revestimentos frios costumam ser utilizados em áreas suscetíveis à umidade, mas costumam estar presentes, também, em ambientes internos, como em áreas de estar, quartos e salas. Isso porque a manutenção e a limpeza são mais simples. No entanto, da mesma forma que, no verão, esses materiais conferem aos espaços um ar de frescor, no inverno agravam a sensação de frio dentro da casa.

Os revestimentos quentes, por sua vez, quando utilizados nas áreas íntimas e nas áreas de estar, transformam a atmosfera dos ambientes, trazendo, durante os meses mais frios do ano, mais aconchego e conforto térmico para os moradores.

Soluções temporárias

Em lugares em que o clima é predominantemente mais quente, os pisos escolhidos costumam contribuir com o resfriamento dos ambientes. É natural, portanto, que no inverno se busque soluções temporárias para amenizar tal aspecto.

Nesse sentido, tapetes peludos, de sisal ou de outros materiais quentes, por exemplo, são excelentes alternativas para evitar o contato direto da pessoa com o chão frio. Colocá-los sob as camas, poltronas, mesas e sofás trará um maior conforto térmico para os ambientes internos.

Além disso, objetos de fácil deslocamento costumam ser alvos dessas soluções temporárias. Mantas, almofadas, cortinas e aquecedores de tomada são outras estratégias para tornar as áreas mais acolhedoras e confortáveis. Da mesma forma, as texturas desses objetos, que contribuem com a harmonização climática dos ambientes, como veludos, feltros e pelúcias.

Outro elemento para uma solução imediata é a iluminação secundária. Optar por luzes amareladas, como em lustres e abajures, confere ao espaço maior conforto e intervém diretamente na sensação climática do indivíduo. Ainda com o visual, pensar em cores mais fortes pode também trazer uma atmosfera mais calorosa aos ambientes. Aqui, investir em elementos em cores mais quentes e terrosas pode ser outra alternativa, como almofadas laranjas, mantas em vermelho queimado ou até mesmo um quadro com tons de caramelo e cobre.

Melhor do que fugir do frio é preparar a sua casa para ele!

Quer conhecer mais sobre espaços incríveis para o inverno? Conheça as vantagens de se ter uma sauna em casa e seus principais cuidados necessários em nossa matéria Sauna em casa: conforto e relaxamento

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico   Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já…

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?   Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…

Devido ao seu avanço constante, a tecnologia é a principal aliada dos profissionais. A arquitetura é definida pela evolução e por isso, os avanços tecnológicos estão ligados a essa área desde o início das obras até sua finalização, facilitando a criatividade e o processo de execução. Com as ferramentas avançadas…

Aprenda a explorar tons mais escuros nos acabamentos e na decoração, para criar ambientes bonitos e sofisticados   Considerado um verdadeiro coringa no design de interiores contemporâneo, o “pretinho básico” tem sido muito bem aproveitado em projetos que se destacam pela ousadia e sofisticação. A vantagem é que os tons…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Conheça as vantagens de ter um ofurô em sua casa ou apartamento e aprenda a cuidar bem desse espaço tão relaxante   A cultura oriental é valorizada por seus conhecimentos milenares no que diz respeito ao cuidado com a saúde e o bem-estar. Vem do japonês a palavra ofurô, um…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…