< Voltar

Quotidiano – Dia 21

Querido diário…

Hoje é feriado, mas no home office temos a impressão de que todos os dias são meio parecidos, não é? De todo modo, estamos passando só para postar a live de ontem, com a autora e estudiosa de yoga e meditação Márcia de Luca, e deixar registrada nossa dica do dia, pra não perder o costume. 🙂

 

 

Esta semana, nós recomendamos alguns sites e aplicativos para o público infantil, que podem ajudar os pais a manterem as crianças entretidas, enquanto eles tentam trabalhar. Mas, nos dias que seriam de “folga”, o que fazer com os pequenos? Deixá-los simplesmente jogando e vendo conteúdos em frente às telas?

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias de atividades para fazer com as crianças (filhos, irmãos, sobrinhos, enteados, etc.), que podem tornar o isolamento social um pouco mais lúdico e divertido:

 

Jogos de tabuleiro

Com três ou mais pessoas, é possível brincar dos mais variados jogos (Banco Imobiliário, Detetive, Imagem & Ação, até mesmo bingo) sem precisar sair de casa. Caso não tenha nenhum desses jogos, um baralho ou mesmo papel e caneta (já jogou Stop?) podem garantir a diversão de toda a família.

 

Preparar uma receita juntos

Não apenas cozinhando, mas também realizando outras tarefas domésticas (como organizar um armário ou limpar a sala), as crianças podem aprender a colaborar pelo bem-estar de todos, de forma leve e gostosa. Não há nada melhor do que preparar um bolo juntos e depois poder saborear o resultado da receita! Ah, e tudo se torna ainda mais prazeroso se colocarem uma música legal pra tocar, enquanto executam a tarefa.

 

Videochamadas com pessoas queridas

Já que não podemos nos encontrar pessoalmente, por que não promover encontros por meio de videoconferência com as pessoas que amamos? Se o seu filho sente falta dos amiguinhos da escola, tente organizar uma chamada com alguns deles, para que conversem e matem um pouco a saudade. Ligar para os avós, tios e tias, também é uma forma maravilhosa de manter as pessoas conectadas e estreitar os laços. Já que temos tantas tecnologias à nossa disposição, temos mais é que usá-las!

 

Fazer algum tipo de artesanato

Os trabalhos manuais são excelentes opções para passar o tempo em períodos estressantes, principalmente porque são uma forma de materializar ideias. Se você sabe costurar, pode ensinar seus filhos a fazerem pequenos objetos, como almofadinhas ou roupas de bonecas. Você também pode reaproveitar pedaços de tecidos para encapar cadernos ou criar porta-retratos divertidos. Para quem quer ir mais a fundo, a marcenaria e a pintura também podem ser excelentes maneiras de usar a criatividade e “brincar” com objetos que se tem em casa. E, caso você não tenha muito talento para atividades artesanais, há inúmeros vídeos de DIY (do it yourself) na internet, com tutoriais ensinando a fazer todo tipo de coisa. Só não vale ter preguiça!

 

 

Decorar a casa para a Páscoa

Este ano, para muitas famílias a Páscoa talvez não tenha a comemoração que se esperava. Mas, para quem tem crianças, pode ser um momento especial de lembrar das alegrias que se encontram nas pequenas coisas. Criar decorações para a casa, feitas com papel e outros materiais reciclados, pode ser uma forma de envolver os pequenos no espírito da festa. Inventar pequenas caças aos doces nos locais mais inusitados, com pistas para encontrar o “tesouro”, é outra ideia que pode dar muito certo. A criatividade é o limite!

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Olá, diário! Sábado sempre foi dia de ver aquele cineminha, sair com os amigos, jantar fora… Atualmente, dessas opções de entretenimento, podemos ficar apenas com o cinema. Para alegria dos apreciadores da sétima arte, são inúmeras as opções nos serviços de streaming e canais de TV. Por isso, nossa dica…

Oi, diário. E aqui vamos nós para mais um dia em quarentena, tentando manter os ânimos lá em cima e a esperança de que coisas muito boas resultarão do momento que estamos vivendo agora. Afinal, como disse o revolucionário sul-africano Nelson Mandela: “A maior glória de viver não está em…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

Querido diário… Mais uma semana chega ao fim e fazemos um balanço do que ficou para trás, nos preparando para a próxima. A palavra que fica, para nós da Esquema, é GRATIDÃO. Mesmo reclusos em nossas casas, continuamos trabalhando duro e tendo novas ideias diariamente. Não nos deixamos cair na…

“Conhece-te a ti mesmo” – Sócrates Ontem, em nossa live com o designer estratégico e criativo Antonio Carlos Toze, ele citou o filósofo grego para falar sobre algo que fomos “obrigados” a fazer, isolados em quarentena: olhar para dentro. Nas últimas semanas, passamos a nos observar melhor: nosso humor, nossos medos…

Querido diário, A dica do dia, hoje, vem da nossa redatora Katia Kreutz: “No final de semana passado, meus enteados estavam em casa. Para distraí-los, resolvemos fazer uma pequena horta, com pimenta, cebolinha, salsinha e coentro. Compramos as sementes e a terra no mercado, mas também dá pra comprar facilmente…

“Todas as suas ideias podem ser sólidas e até mesmo muito boas, mas você precisa colocá-las em prática para que elas importem.” – Gary Vaynerchuk, escritor e empreendedor Ao longo desses 70 dias, colocamos em prática nossa ideia de escrever o diário da Esquema. O Quotidiano se tornou uma espécie…

Querido diário, Esses dias de quarentena parecem se arrastar, não é mesmo? Ainda mais para aqueles que aguardam ansiosamente o relaxamento das medidas de isolamento social. Mas há também os que têm aproveitado esse “respiro” na rotina de compromissos incessantes e horas perdidas no trânsito para pensar, criar, inovar, aprender,…