< Voltar

Como engajar equipe e clientes em tempos de crise

Criatividade e inovação foram as soluções da Esquema para manter os colaboradores e o público próximos durante a quarentena

 

Quando o coronavírus chegou ao Brasil e foram tomadas medidas para conter a pandemia, a principal questão para a maioria das empresas provavelmente foi: como manter a produtividade e os negócios em andamento, com as pessoas em isolamento social? De que forma é possível criar essa proximidade com clientes, parceiros e colaboradores, mesmo à distância?

Motivar a equipe em home office e engajar o público em tempos de crise é certamente um grande desafio, mas a palavra-chave na Esquema, durante este período atípico de nossa história, foi compartilhamento. Afinal, a tecnologia e a conectividade podem ser aproveitadas para nos ajudar, especialmente em momentos como este. Com muita criatividade e inovação, o foco da empresa foi sobretudo manter os canais de comunicação abertos.

“A questão do home office é que, em algumas áreas, ele pode até ser benéfico em termos de eficácia do trabalho, de foco e objetividade. Mas minha percepção é de que esse modelo prejudica um pouco o engajamento da equipe, a manutenção do espírito e da cultura da empresa”, explica Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis.

Para solucionar esse problema, o departamento de marketing da Esquema sugeriu a criação de uma coluna diária, com depoimentos da equipe, curiosidades e notícias relevantes – ideia essa que foi logo “abraçada” pelos diretores da empresa. “Imaginei que isso poderia nos ajudar a ficarmos mais próximos, a relembrar quais são nossos valores. Apesar do distanciamento físico, de certa forma isso nos aproxima”, conta Túlio.

Chamada de Quotidiano, a coluna é escrita em forma de diário e sai todos os dias no blog e nas redes sociais da empresa. Traz diversas sessões, com relatos do dia a dia dos corretores, dicas de produtividade, novidades sobre o combate ao coronavírus e também os imóveis recém-adicionados no site. Ou seja, além de ser um sucesso internamente, entre os colaboradores, tornou-se uma nova fonte de geração de leads.

O CEO da Esquema acredita que o maior diferencial do Quotidiano seja justamente a participação coletiva. “A coluna trouxe engajamento, porque só conseguimos fazer o diário com a colaboração da equipe, quando eles mandam informações. Apesar da distância, essa troca está sendo muito positiva.”

Marco Túlio explica que estava em seu planejamento para gestão de crise manter o relacionamento institucional com clientes, o que também tem acontecido com transmissões live pelo Instagram (que depois serão replicadas nas outras redes), sobre assuntos diversos que permeiam o mercado imobiliário. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras às 19h, o CEO convida pessoas de diversas áreas para um bate-papo.

Nossa primeira live foi no dia 30 de março, com Daniel Caldeira, CEO da Mogno Capital, sobre “Comportamento e expectativas para os fundos de investimentos imobiliários”. A segunda, com Renata Taveiros de Saboia, neuroeconomista especializada em economia comportamental e tomada de decisão, no dia 1 de abril, tendo como tema “O que acontece com o seu cérebro em tempos de incertezas e como isso afeta suas decisões econômicas”. A terceira live será com o advogado Rafael Antal, no dia 3 de abril, sobre “Negócios imobiliários no momento atual – aspectos jurídicos e práticos”.

Afinal, queremos mostrar que é possível manter a empresa funcionando e o público engajado, mesmo em um período no qual o mercado se mantém relativamente estagnado. “Acredito que todas as crises geram lições e aprendizados”, afirma Túlio.

 

Não deixe de conferir todas as edições de nossa coluna Quotidiano:

 

Dia 1: 

 

Dia 2:


Dia 3:

  

Dia 4:

 

Dia 5:

  

Dia 6:

 

Dia 7:

 

Dia 8:

 

Dia 9:

 

Dia 10:


Dia 11:

 

Dia 12:

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

“Mudança é o estado natural dos negócios; então, esteja preparado.”   Essa foi a primeira frase do dia! Uma inspiração vinda da @Forbesbr, frase de Brian Roberts, CFO da Lyft. Para este momento, em que tudo deveria provocar medo e insegurança, ela nos traz uma sensação de muita positividade, pois…

Querido diário… Hoje é feriado, mas no home office temos a impressão de que todos os dias são meio parecidos, não é? De todo modo, estamos passando só para postar a live de ontem, com a autora e estudiosa de yoga e meditação Márcia de Luca, e deixar registrada nossa…

Hoje é sábado, diário! Pra muita gente, é também dia de faxina ou de dar aquela organizada em casa. Nossa primeira recomendação é começar pelo guarda-roupa. Se você tem uma peça que não usa há mais de um ano, é hora de se desfazer dela. Uma dica da designer de…

Olha, diário, está começando a cair a ficha. E não está tão legal assim. Aquela fase da empolgação pelo novo já passou, porque o novo chegou e agora já estamos querendo um outro novo momento. Mas, como ficar doente não é uma opção, seguiremos trabalhando, com saúde física e mental,…

Feliz Páscoa, diário!!! Hoje, publicamos uma matéria super interessante sobre as origens e o sentido da Páscoa cristã (assim como já havíamos publicado outro texto no início do Pessach judaico). Afinal, acreditamos que a espiritualidade – independentemente da religião – pode ser uma forma de lidar melhor com as dificuldades…

Mais um sábado em isolamento e aqui estamos nós, diário, para deixar aquela dica super bacana que vai garantir o entretenimento do final de semana. Esta é especial para os cinéfilos de plantão… No Quotidiano 46, falamos sobre o Festival Varilux em Casa, que já está acontecendo totalmente online, com…

Oi, diário. A terça-feira começou agitada, com mais uma das nossas reuniões semanais de vendas. Com a equipe toda reunida no Zoom, pudemos matar um pouco a saudade dos colegas e colocar algumas conversas em dia, antes de começarem os assuntos de trabalho… Primeiro, os avisos sobre as próximas lives…

Oi, diário. Hoje, vamos falar um pouco sobre planos. Vivemos em um momento confuso e delicado, em que tudo o que planejamos para 2020 foi meio que “por água abaixo”… Cada dia traz uma nova surpresa e nos pede readaptações. Estamos planejando nossa retomada às atividades presenciais, que foi adiada…