Conversamos com dois de nossos consultores especializados na região sobre sua tradição, renome e tendências imobiliárias
O nobre Jardim Europa foi criado pela Companhia City em 1922. Pensado sob a proposta de “bairro-jardim”, foi construído com a elite paulistana em mente. Áreas residenciais tranquilas e ruas arborizadas, com espécies como ipês, flamboyants e jacarandás, fazem do Jardim Europa um dos bairros mais buscados de São Paulo.
Seu zoneamento exclusivamente residencial garante qualidade de vida em meio à constante urbanização, valorizando as propriedades e a região. A localização extremamente privilegiada, próxima à Avenida Faria Lima, à Alameda Gabriel Monteiro da Silva e à Avenida Europa, oferece um comércio luxuoso, bons restaurantes, polos empresariais, bancos e shoppings, como o Iguatemi.
Além disso, o bairro e seus arredores contam com praças, clubes – Pinheiros, Harmonia, Hebraica -, polos culturais – Museu da Casa Brasileira, MIS, Mube e Fundação Ema Klabin – e escolas renomadas.
Assim, é comum que os moradores do Jardim Europa andem a pé, de bicicleta ou até de patinete elétrico para realizarem tarefas do dia a dia ou se exercitarem, sem terem que se afastar muito de suas casas.
Casa com projeto Bernardes Arquitetura
A singularidade do bairro explica o motivo pelo qual ele é tão buscado por compradores de imóveis de alto padrão. Conversamos com dois de nossos consultores da região, Tatiana Abdalla e Fernando Oliveira, da Esquema Imóveis, explicam tendências imobiliárias que observam no bairro:
Atualmente, qual o perfil de quem busca um imóvel no Jardim Europa?
Sempre muito tradicional, é comum encontrar famílias que moram no bairro há diversas gerações, mas, segundo Abdalla, um novo público vem ganhando espaço no Jardim Europa. “Aumentou a incidência de casais com filhos pequenos que buscam imóveis na região, e novas famílias estão compondo a vizinhança.”
Casa nova e moderna em localização privilegiada no Jardim Europa
O que os compradores estão buscando no bairro?
Há duas vertentes. Novos moradores acabam por comprar imóveis mais antigos e contam com o trabalho de arquitetos renomados para desenvolver projetos mais modernos.
“Em contrapartida, também é possível observar muitas famílias procurando casas com ‘cara de casa’”, explica Fernando. Ou seja, imóveis que inspirem mais aconchego e conforto.
Alto padrão: o m² do Jardim Europa
Segundo pesquisa da plataforma Loft, de janeiro a dezembro de 2023, o Jardim Europa de destacou como o bairro mais caro da cidade, com o m² mais valorizado em 10 dos 12 meses do ano.
De acordo com o estudo, que teve como base dados de cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens (ITBI), o preço médio do metro quadrado no Jardim Europa foi de R$ 23.061 em 2023.