< Voltar

Jardim Europa: bairro nobre e tradicional que atrai novas famílias

Conversamos com dois de nossos consultores especializados na região sobre sua tradição, renome e tendências imobiliárias

O nobre Jardim Europa foi criado pela Companhia City em 1922. Pensado sob a proposta de “bairro-jardim”, foi construído com a elite paulistana em mente. Áreas residenciais tranquilas e ruas arborizadas, com espécies como ipês, flamboyants e jacarandás, fazem do Jardim Europa um dos bairros mais buscados de São Paulo.

Seu zoneamento exclusivamente residencial garante qualidade de vida em meio à constante urbanização, valorizando as propriedades e a região. A localização extremamente privilegiada, próxima à Avenida Faria Lima, à Alameda Gabriel Monteiro da Silva e à Avenida Europa, oferece um comércio luxuoso, bons restaurantes, polos empresariais, bancos e shoppings, como o Iguatemi.

Além disso, o bairro e seus arredores contam com praças, clubes – Pinheiros, Harmonia, Hebraica -, polos culturais – Museu da Casa Brasileira, MIS, Mube e Fundação Ema Klabin – e escolas renomadas.

Assim, é comum que os moradores do Jardim Europa andem a pé, de bicicleta ou até de patinete elétrico para realizarem tarefas do dia a dia ou se exercitarem, sem terem que se afastar muito de suas casas.   

Casa com projeto Bernardes Arquitetura 

A singularidade do bairro explica o motivo pelo qual ele é tão buscado por compradores de imóveis de alto padrão. Conversamos com dois de nossos consultores da região, Tatiana Abdalla e Fernando Oliveira, da Esquema Imóveis, explicam tendências imobiliárias que observam no bairro: 

Atualmente, qual o perfil de quem busca um imóvel no Jardim Europa? 

Sempre muito tradicional, é comum encontrar famílias que moram no bairro há diversas gerações, mas, segundo Abdalla, um novo público vem ganhando espaço no Jardim Europa. “Aumentou a incidência de casais com filhos pequenos que buscam imóveis na região, e novas famílias estão compondo a vizinhança.” 

Casa nova e moderna em localização privilegiada no Jardim Europa

O que os compradores estão buscando no bairro? 

Há duas vertentes. Novos moradores acabam por comprar imóveis mais antigos e contam com o trabalho de arquitetos renomados para desenvolver projetos mais modernos. 

“Em contrapartida, também é possível observar muitas famílias procurando casas com ‘cara de casa’”, explica Fernando. Ou seja, imóveis que inspirem mais aconchego e conforto.  

Alto padrão: o m² do Jardim Europa 

Segundo pesquisa da plataforma Loft, de janeiro a dezembro de 2023, o Jardim Europa de destacou como o bairro mais caro da cidade, com o m² mais valorizado em 10 dos 12 meses do ano.  

De acordo com o estudo, que teve como base dados de cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens (ITBI), o preço médio do metro quadrado no Jardim Europa foi de R$ 23.061 em 2023. 

Casa em condomínio próximo ao Clube Pinheiros

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O arquiteto Márcio Mazza explica como o trabalho de retrofit revitaliza imóveis em localizações privilegiadas, mantendo a sustentabilidade   Projetos sustentáveis, com energia solar e mais econômica, além de caixas de retenção de água pluvial, que podem ser usadas no jardim – esse é o padrão das casas construídas pelo…

No mercado imobiliário, o valor de um projeto está relacionado à escassez, à utilidade e ao padrão construtivo   Quando se trata de empreendimentos imobiliários, o mercado se habituou à famosa pergunta: quanto custa o metro quadrado? Dependendo da resposta, o imóvel é classificado como caro ou barato. Muitas vezes,…

Imóveis em locais elevados, com vista aberta ou de frente para parques, têm se tornado uma ótima opção de investimento   Uma vista aberta, fugindo do concreto dos prédios e cercada por muito verde, é o sonho da maioria das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Mas você sabia…

O segmento imobiliário de alto padrão termina o primeiro trimestre de 2021 com um desempenho surpreendente   Nesta mesma época, no ano passado, o mercado imobiliário e a economia como um todo passavam por um período de grande incerteza. No entanto, o segmento de alto padrão reagiu bem à crise,…

As maiores diferenças entre os dois mercados estão no foco em exclusividades e na valorização dos profissionais   O mercado imobiliário brasileiro, que tem passado por um período de aquecimento neste segundo semestre, traz diversas características semelhantes ao mercado imobiliário (ou real estate) norte-americano. Muitas das práticas de trabalho utilizadas…

Nesta fase positiva do mercado, o desenvolvimento imobiliário tem ganhado espaço, com boas oportunidades para vendedores e investidores   Já faz algum tempo que o desenvolvimento imobiliário tem, literalmente, conquistado terreno no mercado, em especial no que diz respeito ao alto padrão. “Essa área já vinha em ascensão antes da…

O CEO da Esquema Imóveis, Marco Túlio Vilela Lima, fala sobre os desafios e oportunidades deste novo ano para o mercado imobiliário   Quem não se surpreendeu com alguma coisa em 2022? Certamente foi um ano que trouxe alguns desafios para os mais variados segmentos, assim como oportunidades interessantes de…

O ano de 2020 foi desafiador, mas está terminando de maneira positiva, principalmente para o segmento de alto padrão   Não é fácil traçar um panorama do mercado imobiliário em um ano tão atípico como 2020. Afinal, fomos surpreendidos com muitas situações novas, que jamais teríamos previsto. No entanto, podemos…