< Voltar

“E fez-se a luz…”

Conheça algumas ideias de iluminação externa que podem ajudar a valorizar seu jardim ou área de lazer

 

Não há momento mais tranquilo para curtir a área externa de sua casa do que ao anoitecer. Quando a tarde encontra a noite, um bom projeto de iluminação pode transformar e valorizar cada elemento do seu espaço de lazer e descanso. As luzes artificiais, se bem escolhidas e posicionadas, são capazes de levar o olhar das pessoas para detalhes antes despercebidos, dando uma aura de mistério e serenidade ao ambiente.

A iluminação externa deve ser pensada para trazer dinamismo e ao mesmo tempo aconchego ao seu jardim ou área de lazer. Se a orientação do sol é importante na disposição dos elementos que compõem a área externa – já que o passar das horas cria sombras em determinados pontos, enquanto ilumina outros –, esse equilíbrio entre claro e escuro também precisa ser levado em consideração no posicionamento das lâmpadas. É preciso que as luzes artificiais impactem de forma positiva a percepção do espaço, já que ajudam a criar profundidade, além de valorizar texturas e cores.

 

Um bom projeto de iluminação ajuda a revelar os detalhes da área externa

 

Assim como o projeto de paisagismo, o projeto de iluminação externa é importante para fazer com que os elementos mais belos e interessantes do jardim “saltem aos olhos” do observador, quando as luzes se acendem. Deve haver um cuidado com relação às sombras de árvores e fontes, por exemplo, o que determinará a escolha de uma luz frontal, lateral, colocada acima ou ao fundo. Tanto o ângulo da lâmpada quanto sua voltagem e também a temperatura de cor (mais amarelada ou azulada) determinarão os diferentes efeitos no contexto geral da área iluminada.

 

A angulação e a intensidade das luzes são determinantes para um bom resultado

 

As escolhas da iluminação externa devem ser guiadas por dois aspectos principais: funcionalidade e ambientação. Em primeiro lugar, as luzes precisam garantir que os usuários possam se movimentar com facilidade e conforto pelo jardim, ou seja, que se sintam seguros ao caminhar ou mesmo preparar uma refeição na parte externa da casa. Isso não quer dizer que as lâmpadas devem ser necessariamente intensas; o ideal é que se misturem de forma orgânica à paisagem. Uma luz que incide indiretamente é muito mais sutil e bonita, além de iluminar com a mesma eficiência de um feixe direto. Isso leva à necessidade de criar, também, uma ambiência que seja agradável esteticamente. A iluminação precisa evocar uma resposta emocional das pessoas e “dar vida” ao espaço – valorizando determinados aspectos e atraindo a atenção para diferentes pontos do jardim, de modo que seja possível explorar e descobrir, constantemente, novas perspectivas daquele ambiente.

 

Neste projeto, a iluminação ajuda a destacar a casa e o paisagismo

 

O tipo ideal de luz vai depender da prioridade do proprietário – ou seja, se ele quer um resultado mais discreto ou mais dramático. Mas algumas recomendações valem para qualquer proposta de iluminação externa:

  • Evite posicionar lâmpadas muito “duras” e intensas onde as pessoas costumam se sentar; prefira as mais suaves.
  • As luzes devem ser utilizadas para “recortar” a silhueta da casa, enfatizando o desenho do paisagismo e dos elementos decorativos.
  • Feixes de luz posicionados na base de árvores e plantas, ou mesmo em piscinas e espelhos d’água, sempre funcionam muito bem.
  • As sombras também são importantes. Fuja do excesso de luzes. Um ambiente discreto é sempre mais agradável.
  • Lareiras, lamparinas e outros pontos de luz criados pelo fogo acrescentam aconchego ao espaço.
  • Escolha um projeto que reflita sua personalidade, mas que não seja de difícil manutenção.

 

A iluminação externa deve levar em conta funcionalidade e ambientação

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Novos materiais, cores, móveis e soluções que refletem os desejos atuais para morar bem e viver com mais autenticidade.   A CASACOR é considerada a principal mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Na edição deste ano, em São Paulo, o evento traz o tema “Semear Sonhos”,…

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças   Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a…