< Voltar

Inspirações da arquitetura escandinava

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia

 

São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos, incluindo guerras e variações climáticas, os nórdicos tendem a explorar, na arquitetura, elementos que evoquem bem-estar e aconchego.

A Escandinávia é uma sub-região do norte da Europa, que abrange a Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia. Ali habitaram, entre os séculos VIII e XI, os vikings – povos de origem germânica conhecidos por suas navegações pela Europa, que impactaram de forma profunda a cultura e a história do continente.

A arquitetura escandinava se caracteriza por casas extremamente simples em sua composição, mas muito confortáveis e acolhedoras. Não se trata apenas de minimalismo, mas de buscar uma integração da edificação com o meio ambiente, por isso é comum o uso de materiais que se mesclam de forma orgânica à natureza do entorno, principalmente a madeira.

 

A madeira é um material muito utilizado na arquitetura de inspiração escandinava

 

Cada aspecto da arquitetura escandinava tem uma razão de ser. Tudo é pensado para gerar conforto, mas mantendo a harmonia estética. Entre os principais elementos que destacam esse tipo de projeto, estão:

  • Fusão da arquitetura com o ambiente externo. Essa característica está relacionada ao enorme respeito que os povos nórdicos têm pela natureza, motivo pelo qual eles nunca quiseram que suas construções “roubassem a cena”, mas sim que dialogassem com as belezas naturais da paisagem.
  • Simplicidade e integração de materiais da natureza. Desde os tempos mais remotos, esses povos buscavam habitar em ambientes que atendessem às necessidades de abrigo, mas que não exigissem grande complexidade em sua realização. Além disso, era essencial que as casas pudessem ser construídas com os recursos disponíveis – no caso, árvores.
  • Aproveitamento da luz natural. Trata-se de uma arquitetura que busca explorar a iluminação externa, em geral por meio de grandes janelas, aproveitando ao máximo a exposição aos raios solares, já que os países nórdicos costumam ter invernos bastante rigorosos.

 

Projetos de inspiração escandinava buscam explorar a iluminação natural

 

Mesmo em um país de clima tropical como o Brasil, é possível incorporar alguns elementos da arquitetura escandinava, reproduzindo detalhes que remetam a esse estilo, principalmente no design de interiores. A ideia é criar um ambiente tranquilo, organizado e o mais clean possível. Seguindo o conceito minimalista, menos é mais.

 

Quanto mais clean for o ambiente, mais tranquilidade ele transmite

 

Para quem se interessou pela arquitetura escandinava, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a criar o ambiente perfeito em sua casa ou apartamento:

  • Pense em móveis modernos, de formas simples.
  • Detalhes em madeira, com acabamentos em metal, acrescentam charme e conforto aos ambientes.
  • Aposte em linhas retas e cores neutras, como branco, preto, cinza, marrom e bege.
  • Não exagere na quantidade de mobiliário e objetos.
  • Plantas e flores ajudam a complementar a decoração.

 

Cores neutras e formas simples são aspectos da arquitetura escandinava que podem ser incorporados

 

A ideia é criar ambientes modernos, simples e agradáveis

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

Confira nossas dicas e transforme um espaço de casa em estúdio musical, para tocar com sua garage band   Para quem gosta de música, não há nada mais satisfatório do que poder reservar um canto da casa para guardar seus instrumentos musicais, onde você possa também tocar sem incomodar ninguém…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, as opções de lazer podem fazer a diferença no valor do imóvel e no bem-estar de toda a família   Uma das grandes questões, ao comprar um imóvel, é decidir se você quer um local com opções de lazer próprias ou se…

Revestimento prático e muito utilizado em cozinhas e banheiros, o ladrilho hidráulico permanece como uma tendência na arquitetura   Existem detalhes que simplesmente fazem a diferença em um projeto arquitetônico. O ladrilho hidráulico (também conhecido como mosaico hidráulico ou piso hidráulico) é um elemento com essa capacidade de acrescentar charme…

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….