< Voltar

A ciência do morar: como os espaços influenciam nossas emoções

Estudos indicam que luz, proporção, cores e organização dos ambientes têm impacto direto sobre o nosso bem-estar.

 

Nos últimos anos, a neuroarquitetura, campo que une arquitetura e neurociência, tem revelado como ambientes bem projetados e organizados afetam positivamente o comportamento humano. Luz natural, pé-direito alto, integração entre espaços e presença de elementos naturais estimulam a liberação de neurotransmissores ligados à sensação de conforto, como a serotonina. 

A importância da luz, das cores e dos materiais

Tons claros e terrosos transmitem calma e sofisticação. Texturas como madeira, linho e pedra reforçam a conexão com a natureza e despertam sensações de aconchego. 

Código: ESQ37937
Código: ESQ37937

Ambientes escuros e mal iluminados, por outro lado, podem provocar cansaço ou até desconforto.

Layout e fluidez

Ambientes integrados, quando bem planejados, favorecem a convivência e reduzem barreiras visuais, criando uma sensação de amplitude e leveza. Já áreas de refúgio, como varandas e áreas externas verdes ou suítes com banheiros tipo spa, promovem introspecção e relaxamento.

Código: ESQ38030
Código: ESQ38030

Verde, silêncio e contemplação

Estudos mostram que elementos como vista para áreas verdes, jardins internos ou paredes vivas reduzem níveis de estresse e ansiedade. O mesmo vale para isolamento acústico: o silêncio é um dos maiores luxos em uma cidade como São Paulo.

Código: ESQ33694
Código: ESQ33694

Viver em um ambiente que não nos representa pode gerar desconforto e desmotivação. Quando a arquitetura não está alinhada com a forma como pensamos e vivemos, algo se perde na experiência cotidiana. Daí a importância de observar os detalhes, refletir sobre as funções de cada espaço e pensar no que pode ser ajustado para que o lar realmente acolha, estimule e revele quem somos.

O lar pode ser um espaço de renovação e equilíbrio. A arquitetura, quando pensada nos detalhes, transforma não apenas ambientes, mas também sensações. Por isso, escolher um imóvel vai muito além de metragem e localização: trata-se de encontrar um espaço que inspire bem-estar em todos os sentidos. 

Código: ESQ31107
Código: ESQ31107

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

No evento de Kick off da Esquema Imóveis, o nadador César Cielo explicou como os bons hábitos e a disciplina podem influenciar o coletivo   Somos um produto dos nossos hábitos e, por meio deles, acabamos impactando todos à nossa volta. Por isso, o tema escolhido pela Esquema Imóveis para…

O que muda nas relações profissionais pós-pandemia? Como manter a equipe próxima, mesmo com as medidas de distanciamento?   Depois de mais de dois meses em quarentena, já seria de se esperar que o retorno às atividades presenciais nas empresas trouxesse adaptações. Algo que deve mudar de forma permanente são…

Falamos com a cientista comportamental Flávia Lippi sobre os desafios da quarentena, as consequências do isolamento social e a importância do autocuidado   Entre as transformações no mundo todo, provocadas pela pandemia do Covid-19, as mudanças no comportamento humano talvez tenham sido as mais evidentes. Hábitos de higiene precisaram ser…

A confiança para interagir com clientes é uma ferramenta que pode ser aprimorada para criar bons relacionamentos   O caminho que leva a uma venda passa por vários processos, mas ele não pode acontecer sem que dois aspectos essenciais sejam estabelecidos: confiança na comunicação e conexão com o cliente. No…

6 dicas para manter a criatividade em um mundo que prioriza produtividade e resultados   A criatividade é algo que todo ser humano possui, mas que precisamos desenvolver e aprender a manter, principalmente naqueles dias menos inspiradores. Ela não se limita às carreiras consideradas artísticas; afinal, qualquer profissão pode se…

Tanto no campo pessoal quanto profissional, a busca por um propósito é o que dá sentido à vida   Mesmo quando tudo parece estar em ordem na nossa vida – carreira, família e vida social – pode ser que tenhamos a sensação de que alguma coisa ainda está faltando. Em…

Em meio ao terror da Segunda Guerra Mundial, a jovem Anne Frank colocou no papel seus medos e esperanças. O que podemos aprender com isso?   O ano era 1942. Na Holanda ocupada pelos nazistas, a jovem judia Annelies Marie Frank (Anne Frank) começou a documentar seu dia a dia…

Este ano, o Pessach (também conhecido como a Páscoa judaica ou Festa da Libertação) acontece de 8 a 16 de abril, marcando o início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. Trata-se de uma celebração em homenagem à libertação dos judeus da…