< Voltar

Sustentabilidade: realidade que veio para ficar

7 tendências sustentáveis em 2023

 

A sustentabilidade vem se mostrando cada vez mais uma preocupação genuína das pessoas, como demonstra o dado de que 74% dos brasileiros afirmam se considerarem consumidores ambientalmente conscientes.

Na construção civil, os green buildings, edifícios verdes, mostram-se forte tendência principalmente pela diminuição significativa de impactos ambientais a pela melhora na qualidade de vida dos usuários.

É notável, nos últimos anos, uma nova postura das pessoas em relação à sustentabilidade: não se trata mais somente de um cumprimento de regulamentos, mas sim de uma nova visão da importância da preservação do meio-ambiente e como, da mesma forma, a natureza nos responde com benefícios em relação à nossa qualidade de vida e bem-estar.

Eficiência energética

Priorizar um projeto passivo com a maximização do uso da luz e ventilação naturais é um dos marcos no design sustentável. Tais técnicas são fundamentais para soluções econômicas e ecológicas que atribuem, inclusive, fortes diferenciais e valor ao empreendimento.

Tecnologia inteligente

Aliado à eficiência energética, a tecnologia inteligente integra recursos que conferem maior efetividade às crescentes necessidades dos moradores. Sistemas automatizados de iluminação, de aquecimento e de resfriamento, por exemplo, são ferramentas cada vez mais priorizadas em projetos de edifícios.

Economia em materiais e infraestrutura verde

A economia circular é uma tendência que busca a minimização do desperdício a partir da reutilização de materiais e do design de desmontagem. A incorporação de elementos que remetam à natureza, como pavimentos permeáveis, jardins de chuva e telhados verdes, cria ambientes contrastantes ao urbano, o que confere aos espaços diferentes benefícios, desde o conforto estético até o conforto térmico, por exemplo.

Upcycling e reutilização adaptável

Upcycling e reutilização adaptável são tendências que buscam a redução do desperdício e demanda por novos recursos por meio da reutilização de edifícios e materiais existentes.

Materiais saudáveis

Quando pensamos no bem-estar, não podemos deixar de fora a composição dos materiais utilizados. Em 2023, uma das maiores apostas é na seleção de materiais com baixo impacto ambiental e que emitam menos compostos orgânicos voláteis (VOCs), priorizando, portanto, a qualidade do ar interno e um design harmonizado com a preocupação com a saúde dos ocupantes.

Edifícios com ZNE

Os edifícios de energia líquida zero (ZNE) são estruturas que, por meio de fontes renováveis, geram energia da mesma forma que a consomem. Esse balanço energético líquido zero é uma das mais importantes inovações sustentáveis e vem se mostrando, cada vez mais, um dos grandes atrativos àqueles que buscam soluções de ponta.

Construção modular e redução da pegada de carbono

Para além da minimização do desperdício, os métodos de construção modulares mostram forte capacidade de redução do tempo de construção e melhoria na sustentabilidade geral, garantindo eficiência construtiva e gestão ambiental.

A conscientização sobre o impacto do ambiente construído nas mudanças climáticas traz uma preocupação com a redução das pegadas de carbono, bem como a avaliação do ciclo de vida.

Design biofílico

O design biofílico, desde a pandemia, vem se mostrando cada vez mais presente nos projetos a partir da incorporação de elementos naturais, desde plantas a recursos hídricos e luz natural. Aqui, investe-se na criação de espaços que promovam forte conexão entre as pessoas e a natureza dentro do ambiente construído, aumentando o bem-estar e a produtividade.

Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio-ambiente, é importante que o seu morar também seja sustentável.

Conheça o Bioma Itaim, um exemplo de sustentabilidade!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira nossas dicas e transforme um espaço de casa em estúdio musical, para tocar com sua garage band   Para quem gosta de música, não há nada mais satisfatório do que poder reservar um canto da casa para guardar seus instrumentos musicais, onde você possa também tocar sem incomodar ninguém…

Devido ao seu avanço constante, a tecnologia é a principal aliada dos profissionais. A arquitetura é definida pela evolução e por isso, os avanços tecnológicos estão ligados a essa área desde o início das obras até sua finalização, facilitando a criatividade e o processo de execução. Com as ferramentas avançadas…

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos   Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos,…

A arquitetura pode contar muita história. Por isso, selecionamos quatro propriedades cheias de personalidade, que chamam a atenção por terem sido construídas com referências a períodos históricos, localidades e grifes famosas. Todas elas possuem muito estilo e detalhes exclusivos. Embora algumas dessas casas já apresentem referências ultrapassadas, até hoje elas…

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?   Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já…

Conheça as vantagens de ter um ofurô em sua casa ou apartamento e aprenda a cuidar bem desse espaço tão relaxante   A cultura oriental é valorizada por seus conhecimentos milenares no que diz respeito ao cuidado com a saúde e o bem-estar. Vem do japonês a palavra ofurô, um…

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…